« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de investigação para Mestre Full-time

de Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Porto em Porto (Publicado em 27-03-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de investigação para Mestre
Referência: POCI-01-0145-FEDER-032485

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:


Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Mestre, no âmbito do Projeto de investigação MAGIC ? Controlo e Estimação Multi-Agente para a Conciliação de Objectivos Multi-Horizonte - POCI-01-0145-FEDER-032485 - financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC)

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Mestre, no âmbito do Projeto de investigação MAGIC ? Controlo e Estimação Multi-Agente para a Conciliação de Objectivos Multi-Horizonte - POCI-01-0145-FEDER-032485 - financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área Científica: Matemática Aplicada, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Ciências de Computação, Engenharia Informática, ou em áreas afins




Requisitos de admissão:
Podem candidatar-se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os seguintes requisitos:


  • Ser estudante inscrito num doutoramento na área de Matemática Aplicada, Matemática, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Ciências de Computação, Engenharia Informática, ou em áreas afins, requisito a ser devidamente comprovado no ato de contratação;
  • Ser detentor do grau de Mestre em Matemática Aplicada, Engenharia Matemática, Matemática, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Ciências de Computação, Engenharia Informática, ou em áreas afins; e
  • Ter experiência de programação em Fortran ou C ou Matlab, bem como um bom nível de inglês (lido, escrito e oral).



Requisitos de contratação
: : Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.



São elegíveis os candidatos que cumpram o disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, e ainda os n.os 1 e 2 do artigo 6.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.




Plano de trabalhos:

O bolseiro será integrado na atividade de Investigação da equipa do projeto MAGIC, no âmbito das tarefas das atividades abaixo indicadas:



Atividade 2: Basic Mathematical Framework



Atividade 3: Case Studies Specification



Atividade 4: Analysis and Design



Atividade 5: Multi Agent Estimation



Atividade 6: Integration



Atividade 7: Extensions to Time Multi-scale abd to Impulsive Systems



Atividade 8: Case Studies Validation

apoiando principalmente as tarefas relacionadas com a Atividade 7. Este projeto endereça a conceção e o desenvolvimento de uma nova arquitetura - baseada em otimização - de controlo e estimação de sistema multiagentes restritos a um ambiente comum permitindo conciliar a evolução desejável do sistema global a longo prazo com os objetivos individuais de curto prazo geralmente em conflito com a primeira. A arquitetura de controlo abstrata proposta será especificada, implementada e validada em dois cenários de demonstração significativos para a Região Norte de Portugal:

a) Gestão sustentável das explorações leiteiras intensivas na planície noroeste de Portugal, e



b) Gestão de terras agrícolas do Parque Nacional Peneda-Gerês visando a Conservação da Biodiversidade.

Para além de cientificamente desafiantes, ambos os domínios de demonstração são muito significativos nos âmbitos económico, social e ambiental. A investigação proposta assenta nos sucessos do consórcio nos domínios da demonstração e do controlo.




Legislação e regulamentação aplicável:
Lei nº 40/2004, atualizada pelo Decreto-Lei nº. 123/2019, de 28 de agosto (Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento nº 950/2019 de 29 de novembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia); Decreto-Lei nº 66/2018 de 16 de agosto (Regime Jurídico de Reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior atribuídos por Instituições de Ensino Superior Estrangeiras) e Regulamento de Bolsas da UP (https://sigarra.up.pt/up/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=6016)




Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no Centro de Matemática da Universidade do Porto da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Doutor Sílvio Gama.




Duração da bolsa:
A bolsa terá a duração de 6 meses, com início em Maio de 2021, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.




Valor do subsídio de manutenção mensal e Seguros:

1. O montante da bolsa corresponde a 1104,64 ? conforme tabela de valores das bolsas em vigor (tabela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores)).



2.
Seguro Social Voluntário: desde que a bolsa seja de duração igual ou superior a 6 meses, e em cumprimento do disposto no artigo 10.º da Lei n.º 40/2004, o bolseiro terá direito à assunção, por parte da FCUP, dos encargos resultantes das contribuições que incidem sobre o primeiro dos escalões referidos no artigo 36º do Decreto-Lei nº 40/89, de 1 de fevereiro, correndo por conta própria o acréscimo de encargos decorrente da opção por uma base de incidência superior.



3.
Seguro Acidentes Pessoais: Além destes subsídios, o/a bolseiro/a será abrangido por um seguro de acidentes pessoais.



Os pagamentos serão efetuados por transferência bancária.




Métodos de seleção:

A avaliação tem em conta o mérito do candidato ponderado pela adequação e a pertinência do seu perfil às áreas e atividades a desenvolver no contexto da estratégia de I&D do CMUP. A seleção do bolseiro basear-se-á numa avaliação curricular que incidirá sobre o mérito do candidato e será realizada entrevista aos 5 candidatos melhores classificados, e cuja classificação na avaliação curricular seja igual ou superior a 4 pontos para a referida componente do processo de avaliação.

Os critérios de avaliação da componente curricular são:



A. Perfil académico do candidato: Mestrado em Matemática Aplicada, Engenharia Matemática, Matemática, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Ciências de Computação ou Engenharia Informática (5 pontos); Mestrado em áreas afins (2 pontos);

B.
Participação em projetos de I&D em área relevante para o projeto de investigação (5 pontos); Participação em projetos de I&D em áreas afins para o projeto de investigação (2 pontos);

C.
Publicações relevantes (1 a 5 pontos);

D.
Carta de motivação que permitirá avaliar a proficiência em inglês e a motivação do candidato (1 a 5 pontos).



Após análise da documentação submetida, a Comissão de Seleção entrevistará os 5 melhores classificados, onde será verificado:

EC1. Conhecimentos e motivação para o exercício da função:



Excelentes conhecimentos e motivação ? 4 a 5 pontos



Bons conhecimentos e boa motivação ? 2 a 3 pontos



Ausência de conhecimentos ou de motivação ? 0 a 1 pontos



EC2.
Atitude (avalia o comportamento do candidato em termos de capacidade de trabalho em equipa, capacidade de gestão de conflitos, capacidade de persuasão, apresentação e confiança)

Atitude excelente ? 4 a 5 pontos



Atitude adequada ? 2 a 3 pontos



Atitude desadequada ? 0 a 1 pontos



EC3.
Capacidade de expressão e fluência verbal em português e/ou inglês (coerência e clareza discursiva, riqueza vocabular, capacidade de compreensão e interpretação das questões colocadas).



Muito boa capacidade de expressão, comunicação ou interpretação ? 4 a 5 pontos



Boa capacidade de expressão, comunicação ou interpretação ? 2 a 3 pontos



Dificuldade de expressão, comunicação ou interpretação ? 0 a 1 pontos



A classificação final dos candidatos entrevistados será calculada com base nos seguintes critérios e fatores de ponderação:



E.
Pontuação da avaliação curricular ? fator de ponderação 60%

F.
Pontuação da entrevista (1 a 5 pontos) ? fator de ponderação 40%


Não são elegíveis para concessão de bolsa os candidatos cuja candidatura seja avaliada com uma classificação final inferior a 4 (quatro) pontos.




Composição do júri de selecção:

  • Presidente: Sílvio Marques de Almeida Gama
  • 1.º vogal efetivo: Alexandre Artur Pinho Rodrigues
  • 2.º vogal efetivo: Ana Paula Rocha
  • 1.º vogal suplente: Semyon Borisovich Yakubovich
  • 2.º vogal suplente: Samuel António de Sousa Dias Lopes



Forma de publicitação/notificação dos resultados
: os resultados finais da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email. Mais se informa, que ao abrigo do disposto nos artigos 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo, dispõe do prazo legal de 10 dias úteis a contar do dia imediato ao da notificação, para se pronunciar, caso assim o entenda.



Desta decisão pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou, em alternativa, interposto recurso no prazo de 30 dias úteis, endereçadas à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, nos termos do artigo 191º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo.



A entidade de acolhimento poderá recorrer à lista de ordenação final para substituição do bolseiro selecionado no caso deste desistir do lugar, até um ano.




Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias úteis a partir da data da publicação do edital. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para [email protected], com conhecimento para [email protected] e [email protected], indicando a referência do projeto no assunto (FCUP-BI-MAGIC), acompanhadas dos seguintes documentos: carta de motivação, cópia de certificado de habilitações (referindo a média de curso ? de cada ciclo ou ciclo integrado ? e classificações nas unidades curriculares), Curriculum Vitae detalhado (incluindo morada, email, nº telefone e lista de publicações), e outros documentos considerados relevantes pelo candidato.

De forma a garantir a leitura de todos os documentos, o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (.pdf).




O concurso encontra-se aberto de 13/04/2021 a 26/04/2021.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Porto

Instituição de acolhimento: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto


Data limite de candidatura: 26 April 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Endereço:
Rua do Campo Alegre, s/n

Porto - 4169-007

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Faculdade de Ciências da Universidade do Porto


Visto: 1907 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss