« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de investigação para Mestre Full-time

de Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Porto em Porto (Publicado em 18-03-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de investigação para Mestre
Referência: BIODIV_08032021

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:


Resumo do anúncio:
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre para o Projeto BIODIV_08032021, financiado por verbas próprias da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre para o Projeto BIODIV_08032021, financiado por verbas próprias da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências Biológicas



Requisitos de admissão:
os candidatos deverão:


  • ser estudantes inscritos no Programa de Doutoramento em Biodiversidade Genética e Evolução (BIODIV)
  • Os candidatos deverão fazer prova de conclusão, à data de candidatura, do grau académico de Mestre necessário ao ingresso em ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor.
  • O grau académico deve ser em ciências biológicas ou equivalente, com comprovada formação na área de genética e evolução.


Requisitos de contratação:
Os graus académicos obtidos no estrangeiro só serão aceites mediante reconhecimento da Direção-Geral do Ensino Superior ou de uma Instituição de Ensino Superior pública portuguesa, no cumprimento do previsto na legislação aplicável em matéria de reconhecimento de qualificações estrangeiras, nomeadamente no disposto do Decreto-Lei nº 66/2018, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à contratação.



Plano de trabalhos:

1. Análise de dados de sequenciação por metabarcoding a partir de dejectos para identificar predadores e presas consumidas, e análise de dados de genotipagem de microssatélites para identificação individual de chitas.



2. Rever a bibliografia sobre ecologia alimentar da chita em África e Ásia, compilar informações sobre a disponibilidade e selecção de presas em cada área, e propor medidas de gestão para as populações asiáticas com base nos resultados do ponto 1.



3. Digitalização e georreferenciação de factores de impacto associados às actividades humanas, incluindo estradas, povoações, indústrias ou minas, a partir de imagens de satélite.



4. Desenvolver modelos de conectividade na paisagem, identificando possíveis corredores e barreiras à dispersão, comparação por análise matricial entre conectividade na paisagem e fluxo génico com base em marcadores moleculares (microssatélites).



5. Revisão de publicações científicas, teses académicas e literatura cinzenta (em inglês e farsi) sobre a situação actual da chita asiática para identificar as actuais ameaças à sobrevivência da espécie.



6. Elaborar um plano de acção para a conservação da chita asiática, para as presas associadas e para os habitats prioritários com base nos resultados dos pontos 1-5 em inglês e farsi (para disseminação junto das autoridades de conservação).




Legislação e regulamentação aplicável:
Lei nº40/2004, actualizada pelo Decreto-Lei nº. 123/2019, de 28 de agosto (Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento nº 950/2019 de 29 de novembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia); Decreto-Lei nº 66/2018 de 16 de agosto (Regime Jurídico de Reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior atribuídos por Instituições de Ensino Superior Estrangeiras) e Regulamento de Bolsas da UP (https://sigarra.up.pt/up/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=6016)




Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no CIBIO/UP ? Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos/Universidade do Porto, Campus Agrário de Vairão - R. Padre Armando Quintas, nº 7, Crasto, 4485-661 Vairão, sob a orientação científica do Doutor José Melo-Ferreira.



Duração da bolsa:
A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em maio de 2021, eventualmente renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal e Seguros:

1. O montante da bolsa corresponde a ?1104,64 conforme tabela de valores das bolsas em vigor. (tabela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores)



2.
Seguro Acidentes Pessoais: Além destes subsídios, o/a bolseiro/a será abrangido por um seguro de acidentes pessoais.




Métodos de seleção:
Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: Adequação do curriculum científico ao plano de trabalhos (50%), sendo preferencial experiência em: 1) técnicas de análise metagenómica associadas à determinação da dieta em felídeos, preferencialmente em chita; 2) análises de genética populacional, em particular para a detecção de fluxo génico entre populações; 3) análises de conectividade espacial e conhecimentos sobre a biogeografia e paisagens da Ásia Ocidental; 4) derivação de planos de conservação de espécies de felídeos ameaçados, preferencialmente para chita. Publicações em revistas científicas indexadas (50%). Caso seja necessário a clarificação de algum aspecto, realizar-se-á uma entrevista, com um peso de 75% para a parte curricular e experiência, e 25% para a entrevista.




Composição do júri de selecção:

Presidente: Professor Doutor Paulo Célio Alves, Professor Associado c/Agregação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto



Vogal: José Carlos Brito, Professor Auxiliar Convidado, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto



Vogal: Silvia Ricardo Benoliel de Carvalho, Investigador Auxiliar, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto



Vogal (suplente): Maria Joana Ferreira da Silva, Investigador Júnior, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto




Forma de publicitação/notificação dos resultados
: os resultados finais da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email. Mais se informa, que ao abrigo do disposto nos artigos 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo, dispõe do prazo legal de 10 dias úteis a contar do dia imediato ao da notificação, para se pronunciar, caso assim o entenda.



Desta decisão pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou, em alternativa, interposto recurso no prazo de 30 dias úteis, endereçadas à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, nos termos do artigo 191º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo.




Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias úteis a partir da data da publicação do edital. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:

  • curriculum vitae,
  • certificado de habilitações,
  • carta de referência,
  • comprovativo de inscrição no Programa de Doutoramento BIODIV
  • e outros documentos comprovativos considerados relevantes (opcional).

As candidaturas deverão ser enviadas por correio electrónico, indicando a referência BIODIV_08032021 no assunto, para os seguintes endereços: [email protected] com conhecimento para [email protected].

Solicita-se que os comprovativos sejam anexados directamente à mensagem de candidatura, sem recurso a links para plataformas/drives externas.

De forma a garantir a leitura de todos os documentos o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (.pdf).



O concurso encontra-se aberto de 19/03/2021 a 01/04/2021




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Porto

Instituição de acolhimento: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto


Data limite de candidatura: 01 April 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Endereço:
Rua do Campo Alegre, s/n

Porto - 4169-007

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Faculdade de Ciências da Universidade do Porto


Visto: 1873 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss