« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Localidade : Évora/ Sines Full-time

de Universidade de Évora Lisboa em Lisboa (Publicado em 02-06-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Referência: BI_Lic_CIEMAR_contrato_arrojamentos

Área científica genérica: Biological sciences

Área científica específica:


Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado, inscrito em ciclo de estudos ou curso não conferente de grau, no âmbito do projeto ?Apoio à Rede Nacional de Arrojamentos ? Rede Regional Alentejo (ARROJAL)?, realizado com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o financiamento do Fundo Ambiental

Texto do anúncio

Laboratório de Ciências do Mar




Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do projeto
?Apoio à Rede Nacional de Arrojamentos ? Rede Regional Alentejo (ARROJAL)?




1 de junho de 2021




Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado, inscrito em ciclo de estudos ou curso não conferente de grau, no âmbito do projeto ?Apoio à Rede Nacional de Arrojamentos ? Rede Regional Alentejo (ARROJAL)?, realizado com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o financiamento do Fundo Ambiental, nas seguintes condições.




1. Área científica
: Ciências Biológicas.




2. Requisitos de admissão



São requisitos de admissão a este concurso:


  • licenciatura na área das Ciências Biológicas;

  • carta de condução de veículos ligeiros;

  • robustez física indispensável ao exercício das funções da bolsa a que se candidata;

  • licença válida emitida pela autoridade competente para manuseamento, transporte e recolha de amostras de exemplares de animais marinhos arrojados em Portugal continental (Decreto-Lei n.º 140/99, de 24 de abril);

  • a inserção efetiva num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso não conferente de grau académico, de acordo com o disposto nos artigos 3.º e 6.º do Regulamento de Bolsas de Investigação Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (Regulamento n.º 950/2019, de 16 de dezembro).



São considerados fatores preferenciais:



(1) a formação especializada em identificação de mamíferos marinhos;



(2) a formação na realização de necropsias de mamíferos marinhos;



(3) experiência em trabalhos com arrojamentos de mamíferos e répteis marinhos.




3. Plano de trabalhos

As funções a desempenhar no âmbito da bolsa incluem:

  • a recolha sistemática de informação sobre os padrões de ocorrência e distribuição das principais espécies de mamíferos e répteis marinhos presentes na costa continental portuguesa, tendo em consideração arrojamentos destes animais ocorridos na costa alentejana;

  • a avaliação das principais causas de mortalidade dos animais arrojados mortos;

  • a recolha de amostras biológicas que permitam caracterizar a biologia e ecologia das espécies mais comuns de mamíferos e répteis marinhos, contribuindo para as coleções do banco nacional de tecidos de animais marinhos;

  • a coordenação de respostas eficazes em situações de mortalidades elevadas e o apoio a situações de arrojamentos de animais vivos;

  • o aumento do conhecimento científico e da literacia dos oceanos através da gestão da informação recolhida e da disseminação de resultados do projeto.


É necessária disponibilidade para deslocações frequentes na costa alentejana entre Troia e Odeceixe e para o desenvolvimento de trabalhos regulares no CIEMAR e no Monte do Paio (Lagoa de Santo André).




4. Legislação e regulamentação aplicável



A concessão da bolsa de investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o(a) bolseiro(a), nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, e Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto) e de acordo com a legislação em vigor e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., Regulamento n.º 950/2019, de 16 de dezembro (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).




5. Local de trabalho



O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora, em Sines e nas instalações do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, no Monte do Paio (Lagoa de Santo André), sob a orientação científica do Professor Doutor João Castro.




6. Duração da bolsa



Prevê-se que a bolsa seja iniciada em julho de 2021 e tenha a duração de 6 meses, até ao final do projeto de financiamento (ARROJAL).




7. Valor do subsídio de manutenção mensal



O montante da bolsa corresponde a ?835,98, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país (http://fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.




8. Métodos de seleção



Os métodos de seleção a utilizar são os seguintes (com a respetiva valoração em percentagem):


  • avaliação curricular (40%);

  • formação especializada em identificação de mamíferos marinhos (20%);

  • formação na realização de necropsias de mamíferos marinhos (20%);

  • experiência em trabalhos com arrojamentos de mamíferos e répteis marinhos (20%).



9. Composição do júri de seleção



Presidente - Prof. Doutor João José Roma de Paços Pereira de Castro, 1.º Vogal - Prof.ª Doutora Teresa Paula Gonçalves Cruz, 2.º Vogal ? Doutor David Miguel de Azevedo Jacinto, 1.º Suplente - Prof.ª Doutora Maria Helena Soares Martins Adão e 2.º Suplente - Prof. Doutor Pedro Miguel Raposo de Almeida.




10. Forma de publicitação/notificação dos resultados



Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Laboratório de Ciências do Mar, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de e-mail.



Nos termos do direito de audiência prévia dos interessados, o projeto de classificação final será anunciado por e-mail a todos os interessados.




11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas



O concurso encontra-se aberto no período de 2 a 17 de junho de 2021, e os resultados da seleção serão publicados até 20 de junho de 2021.




As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae do candidato e fotocópia do certificado de habilitações. Na carta de candidatura, o(a) candidato(a) deverá declarar, obrigatoriamente, que possui a robustez física indispensável ao exercício das funções da bolsa a que se candidata.




NOTA: os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma instituição portuguesa, de acordo com o Decreto-lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, e a Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é obrigatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374.




As candidaturas deverão ser remetidas por e-mail para:



Prof. Doutor João Castro



Laboratório de Ciências do Mar



Universidade de Évora



e-mail: [email protected]






Número de vagas: 1

Tipo de contrato:

País: Portugal

Localidade: Évora/ Sines

Instituição de acolhimento: Universidade de Évora


Data limite de candidatura: 17 June 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade de Évora - CIEMAR

Endereço:
Largo dos Colegiais 2

Évora - 7004-516 Évora

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Universidade de Évora


Visto: 2208 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss