« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsas de investigação Full-time

de Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Porto em Porto (Publicado em 23-04-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsas de investigação
Referência: FEUP ? INDTECH 4.0 ? SP3-P109_P110 - Projeto INDTECH 4.0 ? Novas tecnologias para fabricação Inteligente (SP3), com a referência POCI-01-0247-FEDER-026653

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica: Electrical engineering


Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas (2) Bolsas de Investigação, no âmbito do Projeto INDTECH 4.0 ? Novas tecnologias para fabricação Inteligente (SP3), com a referência POCI-01-0247-FEDER-026653, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI)

Texto do anúncio

Área Científica: Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Telecomunicações, Eletrónica e Automação ou Informática.




Requisitos de admissão:
Podem candidatar-se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os seguintes requisitos:


  • Ser estudante inscrito num doutoramento na área da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Telecomunicações ou Informática, requisito a ser devidamente comprovado no ato de contratação.


e


  • Ser detentor do grau de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Telecomunicações, Eletrónica e Automação, Informática.


Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.




Plano de trabalhos:
O projeto INDTECH 4.0 tem como objetivo geral a conceção e desenvolvimento de tecnologias inovadoras no contexto da Indústria 4.0/FoF (Factories of the Future), que serão implementados na unidade de montagem de veículos automóveis PSA Mangualde. Em particular, o SP3 visará fundamentalmente desenvolvimento de sistemas mecatrónicos para soluções autónomas de movimentação (nova geração de AGV?s), assentes em vetores de flexibilidade, colaboração, adaptabilidade e modularidade.



O candidato deverá contribuir para o desenvolvimento de sistemas modulares/plug ?n' play de forma a atingir os seguintes protótipos demonstradores do projeto:


  • Sistema plug ?n play para AGV XXL: pretende-se com este demonstrador converter veículos convencionais em veículos autónomos (ainda que mantendo a possibilidade de funcionalidade convencional), sobretudo destinados a operações de movimentação de materiais com carga elevada (pode atingir 5.000 kg) em ambiente exterior, caracterizadas por alterações frequentes ao nível da cadência e dos binários de tração, atenta a adaptação ótima à ingremidade de percursos exteriores (os quais podem atingir inclinações de cerca de 12%).

  • Sistema de recadenciamento/picking e kitting automático (AGV Colaborativo): este demonstrador será utilizado, num primeiro momento, para o recadenciamento/picking de pequenos volumes logísticos (como sejam caixas de logística com pequenos componentes), e, numa segunda fase, para a realização do processo de kitting automático, envolvendo a manipulação de peças de diversos formatos e pesos.

  • AGV empilhador para armazenamento automático e inteligente: caracteriza-se pela manipulação automática e empilhamento de embalagens num armazém convencional, com espaços inferiores a 2 metros de largura, utilizando a estanteria convencionalmente já existente nas empresas (ou seja, sem substituição da infraestrutura pré-existente).

  • Sistema de orientação flexível e adaptativo sem banda magnética/laser: este demonstrador tem como objetivo desenvolver e prototipar sistemas de orientação alternativos à solução convencional de banda magnética, que se apresenta como altamente rígida. Pretende-se assim combinar um conjunto de tecnologias que possibilitem proporcionar aos AGVs uma maior flexibilidade e adaptabilidade nas suas trajetórias de movimentação no chão de fábrica.



Os bolseiros serão integrados na atividade de investigação da equipa do projeto INDTECH 4.0, no âmbito das tarefas das atividades do subprojecto SP 3 - Sistemas autónomos de movimentação, previstas para os Perfis 109 e 110, abaixo indicadas:

- Atividade 18 ? Integração e protótipos



1. Integração de componentes dos subsistemas

2. Integração dos subsistemas em protótipos integrados - versões laboratoriais

3. Integração dos subsistemas em protótipos integrados - versões de demonstração



- Atividade 19 ? Testes e Ensaios



1. Testes e ensaios a subsistema - componentes mecânica e eletrónica dos AGVs

2. Testes e ensaio a subsistema - tecnologia de mapeamento e guiamento de AGV indoor e outdoor

3. Testes e ensaios às versões laboratoriais integradas

4. Testes e ensaios às versões de demonstração


Estas tarefas podem ser alvo de ajustamento em função da exequibilidade do projeto. Todas as alterações que impliquem a afetação a outras tarefas serão alvo de pedido de aprovação à ANI/AICEP.




Legislação e regulamentação aplicável:
Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, na redação atual (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade do Porto.




Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no Laboratório de investigação Digital and Intelligent Industry (DIGI2), do Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias (SYSTEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Prof. Doutor Gil Manuel Magalhães de Andrade Gonçalves e do Professor Doutor Adriano da Silva Carvalho.




Duração da bolsa e Regime de Atividade:
As bolsas terão a duração de 6 meses, com início previsto em maio de 2021, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.




Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante mensal das bolsas corresponde a 1.104,64 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P. no País https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores. O pagamento será efetuado por transferência Bancária.




Métodos de seleção:
A seleção dos bolseiros basear-se-á numa avaliação curricular (AC), que incidirá sobre o mérito do candidato e numa entrevista (E). A entrevista será realizada aos 3 candidatos melhores classificados, cuja classificação na avaliação curricular seja igual ou superior a 4 pontos.



Os critérios de avaliação da componente curricular são:



A. Perfil académico do candidato: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Telecomunicações, Eletrónica e Automação ou Informática. (5 pontos); Mestrado em áreas afins (2 pontos);

B.
Participação em projetos de I&D em área relevante para o projeto de investigação, nomeadamente de preferência nas áreas de controlo de sistemas, fusão sensorial, mobilidade elétrica e armazenamento de energia (5 pontos); Participação em projetos de I&D em áreas afins para o projeto de investigação (2 pontos);

C.
Conhecimentos de mobilidade elétrica e armazenamento de energia (1 a 5 pontos);

D.
Conhecimento de controlo de sistemas e fusão sensorial e a sua aplicação no domínio industrial (1 a 5 pontos).

E.
Carta de motivação que permitirá avaliar a proficiência em inglês e a motivação do candidato (1 a 5 pontos)


Após análise da documentação submetida, a Painel de Avaliação entrevistará os 3 melhores classificados na avaliação curricular, onde será verificado:

E-C1 - Conhecimentos e motivação para o exercício da função:



§ Excelentes conhecimentos e motivação ? 4 a 5 pontos

§ Bons conhecimentos e boa motivação ? 2 a 3 pontos

§ Ausência de conhecimentos ou de motivação ? 0 a 1 pontos


E-C2 - Atitude (avalia o comportamento do candidato em termos de capacidade de trabalho em equipa, capacidade de gestão de conflitos, capacidade de persuasão, apresentação e confiança)

§ Atitude excelente ? 4 a 5 pontos

§ Atitude adequada ? 2 a 3 pontos

§ Atitude desadequada ? 0 a 1 pontos


E-C3 - Capacidade de expressão e fluência verbal em português e/ou inglês (coerência e clareza discursiva, riqueza vocabular, capacidade de compreensão e interpretação das questões colocadas).


  • Muito boa capacidade de expressão, comunicação ou interpretação ? 4 a 5 pontos

  • Boa capacidade de expressão, comunicação ou interpretação ? 2 a 3 pontos

  • Dificuldade de expressão, comunicação ou interpretação ? 0 a 1 pontos


A classificação final dos candidatos entrevistados resultará da soma das classificações obtidas na Avaliação Curricular (AC) e Entrevista (E), atribuindo-se a cada fator a de ponderação de 50%.



Não são elegíveis para concessão de bolsa os candidatos cuja candidatura seja avaliada com uma classificação final inferior a 4 (quatro) pontos.




Composição do Painel de Avaliação:

Presidente: Gil Manuel Magalhães de Andrade Gonçalves

Vogal Efetivo: Adriano da Silva Carvalho



Vogal Efetivo: Fernando Manuel Ferreira Lobo Pereira

Vogal Suplente: Armando Luís Sousa Araújo

Vogal Suplente: António Pedro Rodrigues Aguiar




Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados da avaliação serão divulgados através de email, para o endereço de correio eletrónico indicado no processo de candidatura.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 26-04-2021 a 07-05-2021 (até 23h59m, hora local).




As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para [email protected], e [email protected], indicando a referência do projeto no assunto (FEUP ? INDTECH 4.0 ? SP3-P109_P110) e acompanhadas dos seguintes documentos: carta de motivação (em Inglês), cópia de certificado de habilitações (referindo a média de curso ? de cada ciclo ou ciclo integrado ? e classificações nas unidades curriculares), Curriculum Vitae detalhado e outros documentos considerados relevantes pelo candidato.



De forma a garantir a leitura de todos os documentos, o formato preferencial de gravação é o Portable



Document Format (.pdf).




Número de vagas: 2

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Porto

Instituição de acolhimento: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto


Data limite de candidatura: 07 May 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Endereço:
Rua Dr. Roberto Frias, s/n

Porto - 4200-465

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto


Visto: 2023 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss