« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de investigação Full-time

de Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Porto em Porto (Publicado em 20-05-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de investigação
Referência: FEUP_HyGreen_CEFT_BI1 - projeto ?HyGreen&LowEmissions - Tackling Climate Change Impacts: the role of Green Hydrogen production, storage and use, together with low emissions energy systems?, com a referência NORTE-01-0145-FEDER-000077

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica: Chemical engineering


Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto ?HyGreen&LowEmissions - Tackling Climate Change Impacts: the role of Green Hydrogen production, storage and use, together with low emissions energy systems?, com a referência NORTE-01-0145-FEDER-000077, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020), ao abrigo do Portugal 2020

Texto do anúncio

Área Científica: Engenharia química e áreas afins



Requisitos de admissão
: Podem candidatar-se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os seguintes requisitos:



Requisito 1:


  • Ser detentor do grau de Mestre em Engenharia Química e áreas afins.

Nota: Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.



e



Requisito 2:


  • Ser estudante inscrito num curso de doutoramento na área de Engenharia Química e áreas afins, requisito a ser devidamente comprovado no ato da contratação.


ou

  • estar inscrito em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D, requisito a ser devidamente comprovado no ato da contratação.

Nota: No caso de mestres que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico a bolsa apenas pode ser atribuída a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de dois anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.




Plano de trabalhos
: o plano de trabalhos insere-se na Atividade 1 - Produção de Energia Verde. Prevê-se o desenvolvimento de um sistema limpo de produção e armazenamento de hidrogénio baseado no uso de soluções aquosas de hidretos químicos por reação de hidrólise. Em particular, o plano vai focar-se no desenvolvimento de um processo de reciclagem dos sub-produtos da reação de produção do hidrogénio numa ótica de economia circular.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, na redação atual (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt e Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade do Porto.



Local de trabalho
: O trabalho será desenvolvido no CEFT, Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica da Professora Doutora Alexandra Rodrigues Pinto



Duração da bolsa e Regime de Atividade
: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em julho de 2021, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.

A eventual renovação da bolsa será efetuada conforme determinado no art.º 6º do Regulamento de Bolsas de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P .



Valor do subsídio de manutenção mensal
: O montante mensal da bolsa corresponde a 1.104,64 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores. O pagamento será efetuado por transferência Bancária.



Métodos de seleção
: Será feita uma avaliação curricular, seguida de entrevista.



A avaliação curricular incidirá sobre o mérito do candidato, em que serão ponderados os seguintes fatores:



a) Formação académica: Mestrado em Engenharia Química - 5 pontos; Outros Mestrados - 2 pontos;



b) Classificação Final de Mestrado: até 14 valores ? 3 pontos; 15 valores ? 4 pontos; igual ou superior a 16 valores ? 5 pontos



Esta classificação é determinada da seguinte forma:


  • No caso de Mestrado Integrado: classificação do Mestrado Integrado.

  • No caso de Licenciatura de n anos + Mestrado de 2 anos: n/(n + 2) x Classificação da Licenciatura + 2/(n + 2) x Classificação do Mestrado.


c) Experiência em investigação na área do projeto ? 5 pontos; em áreas afins ao projeto ? 3 pontos; fora da área do projeto ? 1 ponto;



Para a entrevista (até 5 pontos) serão admitidos os candidatos que obtenham pontuação igual ou superior a 10 pontos na avaliação curricular. Na entrevista serão discutidos tópicos relacionados com o plano de trabalhos e experiência e CV do candidato.

Se a classificação mínima de 15 pontos não for atingida por nenhum dos candidatos, a bolsa não será atribuída.




Composição do Painel de Avaliação
:

Presidente ? Professora Doutora Alexandra Maria Pinheiro da Silva Ferreira Rodrigues Pinto



1º vogal efetivo ? Doutora Daniela Sofia de Castro Falcão



2º vogal efetivo ? Doutora Vânia Sofia Brochado de Oliveira



1º vogal suplente ? Doutor Rui Barata Ferreira



2º vogal suplente ? Professor Doutor João Bernardo Moreira de Campos



Forma de publicitação/notificação dos resultados
: Os resultados da avaliação serão divulgados através de email, para o endereço de correio eletrónico indicado no processo de candidatura.



Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas
: O concurso encontra-se aberto no período de 03-06-2021 a 18-06-2021 (até 23h59m, hora local).



As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para [email protected] e para [email protected], indicando a referência do projeto no assunto (FEUP_HyGreen_CEFT_BI1), acompanhadas dos seguintes documentos:

  • Carta de motivação,
  • Cópia de certificado de habilitações (referindo a média de curso ? de cada ciclo ou ciclo integrado e classificações nas unidades curriculares),
  • Curriculum Vitae detalhado,

  • Declaração sob compromisso de honra de que cumpre o requisito constante no artigo 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (modelo abaixo. No caso de aluno inscrito em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D).

  • Outros documentos considerados relevantes pelo candidato.

De forma a garantir a leitura de todos os documentos, o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (.pdf).



________________________________________




Declaração sob compromisso de honra




Eu, (identificação do bolseiro), portador do Cartão de Cidadão / Visto / Título de Residência n.º , válido até , declaro sob compromisso de honra, estar nas condições constantes dos n.ºs 4 e 5 do artigo 6.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT,I.P. - Regulamento n.º 950/2019, de 16 de dezembro.




Porto, ___/___/_____




__________________________________



(Assinatura do Bolseiro)




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Porto

Instituição de acolhimento: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto


Data limite de candidatura: 18 June 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Endereço:
Rua Dr. Roberto Frias, s/n

Porto - 4200-465

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto


Visto: 2103 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss