« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de Investigação (BI) Full-time

de REQUIMTE Porto em Porto (Publicado em 16-02-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de Investigação (BI)
Referência: REQUIMTE 2021-04

Área científica genérica: Chemistry

Área científica específica:


Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação (BI) Mestre (Referência (REQUIMTE 2021-04), no âmbito do projeto mobilizador ?cLabel+: Alimentos inovadores ?clean label? naturais, nutritivos e orientados para o consumidor/ Universidade de Aveiro, POCI-01-0247-FEDER-046080, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), na instituição REQUIMTE

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação (BI) Mestre (Referência (REQUIMTE 2021-04), no âmbito do projeto mobilizador ?cLabel+: Alimentos inovadores ?clean label? naturais, nutritivos e orientados para o consumidor/ Universidade de Aveiro, POCI-01-0247-FEDER-046080, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), na instituição REQUIMTE, nas seguintes condições:




Área Científica
: Ciências exatas e naturais - Química

Requisitos de admissão: O candidato deverá possuir o grau de mestre em Bioquímica, Bioengenharia, Química Agroalimentar ou áreas afins e encontra-se a frequentar um programa doutoral nas áreas científicas referidas ou inscrito em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior. São requisitos de admissão experiência em compostos fenólicos. Serão valorizados conhecimentos em técnicas básicas de análise de alimentos (espectrofotometria e cromatografia), proteínas em matrizes alimentares (eletroforese capilar e western blotting) e será ainda fator preferencial a experiência em estudos de interação molecular entre diversos componentes alimentares.




Plano de trabalhos
: Esta bolsa está inserida num projeto de investigação cujo objetivo é o desenvolvimento de alimentos inovadores ?clean label? naturais, nutritivos e orientados para o consumidor. Com este projeto, pretende-se identificar compostos naturais, nomeadamente compostos fenólicos, com elevado potencial para substituir e reduzir a utilização de aditivos (e.g. sal e açúcar) e que permitam, pelas suas propriedades físicas, químicas e nutricionais, proporcionar experiências apetecíveis e saudáveis ao consumidor. O trabalho a desenvolver visa o isolamento, purificação e caraterização de compostos fenólicos de diferentes matrizes vegetais, obtendo compostos de diversas famílias e estruturas. Os compostos identificados serão avaliados no âmbito de diversas propriedades: tecnológica (e.g. estabilização de matrizes), sensoriais (e.g. cor e sabor) e biológicas (e.g. efeitos imunomodelador e antioxidantes).

Consequentemente, para avaliar o impacto em todas estas valências, o candidato deverá realizar tarefas de isolamento e caracterização dos compostos alvo (compostos fenólicos, proteínas, carboidratos) para posteriormente realizar estudos de interação, bem como utilizar diversos modelos biológicos e ensaios celulares para avaliar os respetivos efeitos biológicos.




Legislação e regulamentação aplicável:
Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto e republicado pelo DL 123/2019, de 28 de agosto e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).




Local de trabalho
: O trabalho será desenvolvido na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto- Departamento de Química e Bioquímica - Laboratório de Química Orgânica Aplicada (QUINOA) do LAQV-REQUIMTE, sob a orientação científica do Professor Victor de Freitas




Duração da(s) bolsa(s)
: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto a 01/04/2021. O contrato de bolsa poderá ser renovado por iguais períodos até uma duração máxima de 32 meses, não podendo ultrapassar a data final do projeto (31/05/2023).




Valor do subsídio de manutenção mensal
: O montante da bolsa corresponde a 1.064 Euros, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o respetivo pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.




Métodos de seleção
: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: A seleção será feita com base na avaliação do CV do candidato. A avaliação do CV incidirá sobre a média de Mestrado (60 %), a experiência em compostos bioactivos em alimentos nomeadamente compostos fenólicos (30 %), e em técnicas analíticas e artigos científicos (10 %). Caso o júri considere necessário recorrer a uma entrevista, serão selecionados para a entrevista os 3 melhores classificados, sendo que nesta situação a entrevista terá um peso de 30 % para a valoração final dos candidatos entrevistados.




Composição do Júri de Seleção
:

Presidente do Júri: Victor Armando Pereira de Freitas



Vogal 1: María Rosa Pérez Gregorio



Vogal 2: Susana Isabel Pinto Teixeira Pereira Soares

Vogal Suplente: Nuno Filipe da Cruz Batista Mateus




(Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de afixação nas instalações da Instituição, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.



Prazo de candidatura
: O concurso encontra-se aberto no período de 02/03/2021 a 15/03/2021.



Forma de apresentação das candidaturas:
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, carta de motivação, carta de recomendação, comprovativo da frequência de um programa doutoral ou de um curso não conferente a grau e outros documentos que considere relevantes.



As candidaturas devem ser formalizadas através de email enviado para [email protected], contendo obrigatoriamente em assunto a referência a que se candidata ((Referência (REQUIMTE 2021-04), sob pena de exclusão da candidatura.






Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: PORTO

Instituição de acolhimento: REQUIMTE


Data limite de candidatura: 15 March 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: REQUIMTE - Rede de Quimica e Tecnologia

Endereço:
Apartado 55141

Porto - 4050-994 Porto

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de REQUIMTE


Visto: 1525 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss