« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de Investigação (BI) Full-time

de REQUIMTE Porto em Porto (Publicado em 25-02-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de Investigação (BI)
Referência: REQUIMTE 2021-07

Área científica genérica: Chemistry

Área científica específica:


Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) (Referência REQUIMTE 2021-07), no âmbito do projeto ?Exposição ocupacional no combate a incêndios e efeitos precoces na saúde das forças operacionais? com a referência PCIF/SSO/0090/2019, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES, na instituição REQUIMTE.

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) (Referência REQUIMTE 2021-07), no âmbito do projeto ?Exposição ocupacional no combate a incêndios e efeitos precoces na saúde das forças operacionais? com a referência PCIF/SSO/0090/2019, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES, na instituição REQUIMTE, nas seguintes condições:



Área Científica
: Química ou áreas afins



Requisitos de admissão:
Serão admitidos candidatos com mestrado na área da Química/Bioquímica ou áreas afins e com inscrição num programa doutoral na área da Química, Bioquímica, Saúde Pública, Saúde Ocupacional, ou áreas afins.



É condição essencial que os candidatos tenham disponibilidade imediata e domínio de língua inglesa falada e escrita.



Plano de trabalhos
: O presente projeto visa contribuir para: i) a avaliação da exposição ocupacional dos bombeiros a poluentes relevantes para a saúde, libertados durante os incêndios florestais; ii) a determinação de riscos precoces para a sua saúde após a participação ativa nas atividades de combate a incêndios; iii) propor limites de exposição ocupacional para as forças de combate a incêndios, e iv) apresentação de medidas preventivas e uma lista de recomendações e boas práticas que promovam a saúde e a segurança dos bombeiros. O bolseiro a admitir estará envolvido nas seguintes atividades: i) recolha das declarações de consentimento informado para participar no estudo e das amostras a recolher pelos participantes, ii) determinação de diferentes biomarcadores de exposição nas amostras recolhidas (ar respirável, pele, saliva e urina) pelos participantes recorrendo a várias metodologias de preparação de amostras, análises espectrofotométricas e cromatográficas, iii) tratamento estatístico dos dados e avaliação de risco para a saúde dos bombeiros, iv) elaboração de artigos científicos e v) preparação de uma lista de comportamentos, atitudes, e procedimentos que promovam a saúde e segurança dos bombeiros.

Legislação e regulamentação aplicável:

Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto e republicado pelo DL 123/2019, de 28 de agosto e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).



Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido na REQUIMTE (Rede de Química e Tecnologia) ? Laboratório Associado para a Química Verde do GRAQ/ICETA ? Instituto Superior de Engenharia do Porto, sob a orientação científica da Doutora Marta Madalena Marques Oliveira.



Duração da(s) bolsa(s)
: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em abril de 2021. O contrato de bolsa poderá ser renovado por iguais períodos até ao máximo de 36 meses, não podendo ultrapassar a data final do projeto (29/02/2024).



Valor do subsídio de manutenção mensal
: O montante da bolsa corresponde a 1.074,64 Euros, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o respetivo pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.



Métodos de seleção
:

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:



i) 40% para a área científica de formação e respetivas classificações convertidas na escala nacional (0 a 20 valores);

ii) 60% para experiência de investigação na área cientifica associada, nomeadamente em A ? biomonitorização humana e saúde pública ou ocupacional), B ? Metodologias analíticas para a determinação de poluentes em amostras ambientais e/ou biológicas recorrendo a técnicas cromatográficas, C ? metodologias de avaliação de potenciais riscos para a saúde humana.

O júri poderá decidir efetuar entrevistas presenciais/online aos 3 melhores classificados. Nesta situação, a entrevista será valorizada em 50%. Mais se informa que o júri se reserva o direito de não atribuir a bolsa em curso no caso o resultado da avaliação das candidaturas e da sua adequação aos objetivos do projeto não ser satisfatório.



Composição do Júri de Seleção
:

  • Presidente: Doutora Marta Madalena Marques Oliveira
  • Vogais efetivos: Doutora Francisca Pinto Lisboa Martins Rodrigues Sarmento e Professora Doutora Simone Barreira Morais
  • Vogal suplente: Professora Doutora Cristina Maria Fernandes Delerue Alvim de Matos


Forma de publicitação/notificação dos resultados
: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de afixação nas instalações da Instituição, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.



Prazo de candidatura
: O concurso encontra-se aberto no período de 12/03/2021 a 25/03/2021.



Forma de apresentação das candidaturas:
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, carta de motivação (descrevendo a motivação e objetivos profissionais do candidato), comprovativo da frequência de um programa doutoral e até duas cartas de referência (facultativo).

As candidaturas devem ser formalizadas através de email enviado para [email protected], contendo obrigatoriamente em assunto a referência a que se candidata (Referência (REQUIMTE 2021-07), sob pena de exclusão da candidatura.






Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: PORTO

Instituição de acolhimento: REQUIMTE


Data limite de candidatura: 25 March 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: REQUIMTE - Rede de Quimica e Tecnologia

Endereço:
Apartado 55141

Porto - 4050-994 Porto

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de REQUIMTE


Visto: 1950 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss