« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de investigação Full-time

de Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Porto em Porto (Publicado em 16-12-2020)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de investigação
Referência: FEUP-BI-SYSTEC-sistemas ciber-físicos - Financiamento Base - UIDB/00147/2020 da Unidade de Investigação - Centro de Sistemas e Tecnologias - SYSTEC

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica: Electrical engineering


Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação no âmbito do Financiamento Base - UIDB/00147/2020 da Unidade de Investigação - Centro de Sistemas e Tecnologias - SYSTEC - financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC)

Texto do anúncio

Área Científica: Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Matemática Aplicada, Ciências de Computação, Engenharia Informática ou em áreas afins



Requisitos de admissão
: Podem candidatar-se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os seguintes requisitos:


  • Ser estudante inscrito num doutoramento na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Matemática, Matemática Aplicada, Ciências de Computação, Engenharia Informática ou em áreas afins, requisito a ser devidamente comprovado no ato de contratação,

e


  • Ser detentor do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Matemática Aplicada, Ciências de Computação, Engenharia Informática ou em áreas afins.


Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.



Plano de trabalhos:
O Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias (SYSTEC) tem por objectivos principais:


  • Efetuar trabalho de investigação fundamental e de desenvolvimento em sistemas, controlo, optimização, estimação, robótica, e a articulação destas disciplinas em arquitecturas de sistemas ciber-físicos para redes de sistemas e de veículos, gestão de energia, com enfâse na integração de renováveis e mobilidade na rede, e sistemas de produção, com base essencialmente nas seguintes grandes áreas científicas nucleares de electrotecnia, matemática aplicada, e ciências de computação (incluindo ?data science?). Os desenvolvimentos visam, não só criar impacto nestas áreas, como também responder aos desafios da sociedade, nomeadamente, nos contextos académico, natureza e ambiente, indústria, serviços e empreendedorismo.
  • Contribuir para a valorização e transferência de conhecimento e produtos para a sociedade.


Para garantir uma eficiente materialização dos objectivos da UI&D SYSTEC, esta está organizada por forma a assegurar a operacionalidade do diálogo com os diversos actores, tendo em consideração a evolução dos desafios da sociedade segundo quatro Vectores de Intervenção:


  • CONTROL: Sistemas, controlo, optimização, estimação e ?data science?. Sendo a actividade focada em investigação fundamental nas áreas da teoria do controlo óptimo, controlo baseado em optimização, estratégias de controlo direcionadas por aplicações, modelação e estimação, sistemas de larga-dimensão, distribuídos e sistemas estruturados, os desafios científicos são inspirados por desafios colocados por contextos de aplicação. Um outro papel importante é o desenvolvimento de algoritmos de estimação, optimização e controlo e protótipos para aplicações com um vasto espectro, fornecendo não só métodos e e ferramentas para as outras Vectores de Intervenção, como também noutras importantes aplicações, sendo de salientar saúde e qualidade de vida, e a agricultura.
  • NET: Sistemas e tecnologias de veículos robóticos e outros dispositivos em rede. Sendo fortemente interdisciplinar e requerendo uma base fundamental robusta - pois combina desenvolvimentos fundamentais de teoria de sistemas e controlo, optimização e controlo óptimo, sistemas híbridos, verificação e acessibilidade, redes de sistemas de controlo, arquiteturas computacionais para capacidades deliberativas e robótica móvel - tem o objetivo de desenvolver, promover e transferir sistemas avançados de engenharia e tecnologias com foco especial em cenários de operações em rede de múltiplos veículos robóticos (tele-operados e autónomos) aéreos submarinos e de superfície.
  • ENERGY: Sistemas inteligentes e tecnologias de energia e mobilidade. Endereça os desafios que emergem dos conceitos e tecnologias relacionadas com os novos sistemas de geração renovável, novos sistemas de tração elétrica, sistemas inteligentes distribuídos de energia, incorporando tecnologias electrónica de potência em todos os sistemas de energia, a fim de beneficiar as fontes de energia primárias renováveis e otimizar a utilização da energia pela sociedade.
  • MANUFACTURING: Sistemas ciber-físicos para manufatura. Está centrada no projeto, implementação e validação de componentes inteligentes para sistemas avançados de manufatura que introduzem inteligência nos processos industriais e contribuem para o surgimento das fábricas do futuro, implementando novas abordagens relacionadas aos sistemas de produção ciber-físicos.


Legislação e regulamentação aplicável
: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, na redação atual (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).



Local de trabalho
: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica de um Membro Integrado (systec.fe.up.pt) desta unidade de investigação, coordenado pelo Professor Doutor Fernando Manuel Ferreira Lobo Pereira.



Duração da bolsa e Regime de Atividade
: As bolsas terão a duração de 6 meses, com início previsto em janeiro de 2021, em regime de exclusividade, eventualmente renováveis. As bolsas serão financiadas no âmbito do financiamento da FCT para o SYSTEC para o período 2020-2023. Após o fim desse período de financiamento, caso haja autorização da FCT para a renovação das bolsas, estas serão financiadas pelo financiamento que o SYSTEC obtiver da FCT.



Valor do subsídio de manutenção mensal
: O montante mensal da bolsa corresponde a 1.074,64 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt. O pagamento será efetuado por transferência Bancária.



Métodos de seleção
: A avaliação tem em conta o mérito do candidato, ponderado pela adequação e a pertinência do seu perfil às áreas e atividades a desenvolver no contexto da estratégia de I&D do SYSTEC.

A seleção do bolseiro basear-se-á numa avaliação curricular que incidirá sobre o mérito do candidato e será realizada entrevista aos 2 candidatos melhores classificados, cuja classificação na avaliação curricular seja igual ou superior a 4 pontos para a referida componente do processo de avaliação.

Os critérios de avaliação da componente curricular são:



A. Perfil académico do candidato: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Matemática Aplicada, Ciências de Computação ou Engenharia Informática (5 pontos); Mestrado em áreas afins (2 pontos);

B.
Participação em projetos de I&D em área relevante para o projeto de investigação (5 pontos); Participação em projetos de I&D em áreas afins para o projeto de investigação (2 pontos);

C.
Publicações relevantes (1 a 5 pontos);

D.
Carta de motivação que permitirá avaliar a proficiência em inglês e a motivação do candidato (1 a 5 pontos).


Após análise da documentação submetida, o Painel de Avaliação entrevistará os 2 melhores classificados, onde será verificado:

E-C1 - Conhecimentos e motivação para o exercício da função:



Excelentes conhecimentos e motivação ? 4 a 5 pontos

Bons conhecimentos e boa motivação ? 2 a 3 pontos

Ausência de conhecimentos ou de motivação ? 0 a 1 pontos


E-C2 - Atitude (avalia o comportamento do candidato em termos de capacidade de trabalho em equipa, capacidade de gestão de conflitos, capacidade de persuasão, apresentação e confiança)
Atitude excelente ? 4 a 5 pontos

Atitude adequada ? 2 a 3 pontos

Atitude desadequada ? 0 a 1 pontos


E-C3 - Capacidade de expressão e fluência verbal em português e/ou inglês (coerência e clareza discursiva, riqueza vocabular, capacidade de compreensão e interpretação das questões colocadas).

Muito boa capacidade de expressão, comunicação ou interpretação ? 4 a 5 pontos

Boa capacidade de expressão, comunicação ou interpretação ? 2 a 3 pontos

Dificuldade de expressão, comunicação ou interpretação ? 0 a 1 pontos



A classificação final dos candidatos entrevistados será calculada com base nos seguintes critérios e fatores de ponderação:



E.
Pontuação da avaliação curricular ? fator de ponderação 60%

F.
Pontuação da entrevista (1 a 5 pontos) ? fator de ponderação 40%


Não são elegíveis para concessão de bolsa os candidatos cuja candidatura seja avaliada com uma classificação final inferior a 4 (quatro) pontos.



Composição do Painel de Avaliação
:

Presidente: Professor Doutor Fernando Manuel Ferreira Lobo Pereira



1.º vogal efetivo: Professor Doutor António Pedro Rodrigues de Aguiar

2.º vogal efetivo: Professor Doutor Gil Manuel Magalhães de Andrade Gonçalves

1.º vogal suplente: Professor Doutor Fernando Arménio da Costa Castro e Fontes



2.º vogal suplente: Professora Doutora Maria Margarida de Amorim Ferreira

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados da avaliação serão divulgados através de email, para o endereço de correio eletrónico indicado no processo de candidatura.



Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas
:

O concurso encontra-se aberto no período de 12-01-2021 a 21-01-2021 (até 23h59m, hora local).



As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para [email protected], [email protected] e [email protected], indicando a referência do projeto no assunto (FEUP-BI-SYSTEC-sistemas ciber-físicos), acompanhadas dos seguintes documentos: carta de motivação, cópia de certificado de habilitações (referindo a média de curso ? de cada ciclo ou ciclo integrado ? e classificações nas unidades curriculares), Curriculum Vitae detalhado e outros documentos considerados relevantes pelo candidato.

De forma a garantir a leitura de todos os documentos, o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (.pdf).






Número de vagas: 2

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Porto

Instituição de acolhimento: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto


Data limite de candidatura: 25 January 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)



2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Endereço:
Rua Dr. Roberto Frias, s/n

Porto - 4200-465

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto


Visto: 1972 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss