« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Concurso para Bolsa de Investigação Full-time

de Instituto Superior de Agronomia Lisboa em Lisboa (Publicado em 21-05-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Concurso para Bolsa de Investigação - BI (1 vaga)
Referência: projeto FermentedVegAlgae - Desenvolvimento de produtos fermentados inovadores a partir de algas e vegetais, PT 2020 - Co-Promoção, referência oficial: 47079

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:


Resumo do anúncio:

INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA



Edital para Concurso para Bolsa de Investigação - BI (1 vaga)




Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para a realização de atividades de I&D por mestres que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico, no âmbito do projeto FermentedVegAlgae - Desenvolvimento de produtos fermentados inovadores a partir de algas e vegetais, PT 2020 - Co-Promoção, referência oficial: 47079, a decorrer na Unidade de Investigação LEAF - Linking Landscape, Environment, Agriculture And Food, do Instituto Superior de Agronomia, financiado por pelos Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), suportado pelos orçamentos referidos no Aviso 17/SI/2019.



Texto do anúncio


INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA



Edital para Concurso para Bolsa de Investigação - BI (1 vaga)




Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para a realização de atividades de I&D por mestres que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico, no âmbito do projeto FermentedVegAlgae - Desenvolvimento de produtos fermentados inovadores a partir de algas e vegetais, PT 2020 - Co-Promoção, referência oficial: 47079, a decorrer na Unidade de Investigação LEAF - Linking Landscape, Environment, Agriculture And Food, do Instituto Superior de Agronomia, financiado por pelos Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), suportado pelos orçamentos referidos no Aviso 17/SI/2019.




1. APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS



As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura, com a referência FermentedVegAlgae, acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópia de certificado de habilitações, carta de motivação, 2 cartas de recomendação e outros documentos considerados relevantes.




Excecionalmente, em situações devidamente justificadas, o comprovativo de inscrição em curso não conferentes de grau académico poderá ser entregue até à data da efetivação da contratação;




Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro, regulado pela Portaria n.º 227/2017, de 25 de julho e atualizado pelo Decreto-Lei n.º 66/2018, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 157, de 16 de agosto de 2018. Podendo ser dispensado a sua apresentação em fase de candidatura aos apoios em causa, sendo substituídos por declaração de honra do candidato de acordo com minuta própria, ocorrendo a verificação dessa condição apenas em fase de contratualização da bolsa.




As candidaturas deverão remetidas por e-mail para Ana Catarina Mendes, através do correio eletrónico: [email protected]




O período de candidaturas decorrerá de 24 de Maio a 07 de Junho de 2021.




2. TIPO, DURAÇÃO DAS BOLSAS e PERIODO DE INÍCIO PREVISTO DA BOLSA



O concurso destina-se a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para a realização de atividades de I&D por



mestres que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico, com duração total prevista de 12 meses, com início previsto em Julho de 2021.




3. DESTINATÁRIOS DAS BOLSAS



Destina-se a mestres que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico, com formação nas áreas de Engenharia Alimentar, Química, Biologia ou Ciências afins.


  • Área cientifica: Engenharia Alimentar

  • Com competências em: caracterização física e química de diferentes matrizes alimentares, processos fermentativos, análises microbiológicas, avaliação de bioatividades de alimentos e delineamento experimental.

  • Outros requisitos: domínio da língua inglesa falada e escrita.



4. PLANO E LOCAL DE TRABALHO:

O plano de trabalhos a realizar decorre diretamente do plano de trabalhos do projeto e envolve as seguintes tarefas:




Definição de requisitos e especificações



Avaliação do potencial de fermentação de vegetais e algas.



Seleção de matérias primas a fermentar: vegetais e macroalgas.



Especificação detalhada dos produtos fermentados a desenvolver.



Definição das condições operacionais de fermentação.



Conceção e desenvolvimento de novos produtos fermentados



Estabelecimento das condições de fermentação de vegetais e de algas e das respetivas misturas



Estudo e otimização dos processos de produção e conservação dos novos produtos, tendo em conta as suas características nutricionais, características físicas e estabilidade



Teste e validação dos protótipos laboratoriais dos novos produtos.



Obtenção de protótipos e respetiva caracterização



Produção dos protótipos dos novos produtos



Testes e ensaios dos protótipos, envolvendo a avaliação do tempo de vida útil, análise sensorial, bioacessibilidades.



Validação dos protótipos dos novos produtos junto do consumidor final.



Promoção e divulgação ampla dos resultados



Participação na publicação de artigos técnicos e científicos em coautoria, participação em Congressos Científicos e outros eventos científicos.



Gestão técnica do projeto.



Colaboração na gestão técnica do projeto e na elaboração dos respetivos relatórios



O trabalho será desenvolvido no Laboratório Ferreira Lapa do Instituto Superior de Agronomia e no Laboratório de Bioenergética Microbiana sob a orientação científica das Profs. Anabela Raymundo e Catarina Prista.




5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO



Métodos de seleção:



Com base em avaliação curricular (80%) e entrevista (20%) realizada aos 3 (três) melhores candidatos, de acordo com a seleção curricular.



Avaliação curricular:



1. Formação académica (20%) e experiência em atividades científicas (30%)



2. Adequação do perfil à atividade a realizar (50%) distribuídos da seguinte forma:



Experiência prévia em áreas associadas à caracterização nutricional e física de alimentos; competências em termos de avaliação de bioatividades de alimentos.




Entrevista:



1. Motivação demonstrada para trabalhar no projeto (50%);



2. Competência demonstrada na resposta oral a perguntas sobre os temas subordinados aos critérios de seleção (50%).




6. AVALIAÇÃO


  • Catarina Paula Guerra Geoffroy Prista (Presidente do Júri) ? Prof. Auxiliar do Instituto Superior de Agronomia.
  • Anabela Cristina Silva Naret Moreira Raymundo (Vogal) ? Prof. Auxiliar com Agregação do Instituto Superior de Agronomia.
  • Manuel Malfeito Ferreira (Vogal) ? Prof. Associado com Agregação do Instituto Superior de Agronomia.

7. DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS



Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada, alfabeticamente, por nota final obtida, afixada em local visível e público do Instituto Superior de Agronomia, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.




8. PRAZOS E PROCEDIMENTOS DE AUDIÊNCIA PRÉVIA, RECLAMAÇÃO E RECURSO



Após comunicação da lista provisória dos resultados da avaliação, os candidatos com projeto de decisão desfavorável à concessão da bolsa, dispõem de um período de 10 dias úteis para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência prévia de interessados, nos termos dos artigos 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será proferida após a análise das pronúncias apresentadas em sede de audiência prévia de interessados.




9. FINANCIAMENTO E COMPONENTES DA BOLSA



A bolsa será financiada através do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), suportado pelos orçamentos referidos no Aviso 17/SI/2019, no âmbito do projeto FermentedVegAlgae - Desenvolvimento de produtos fermentados inovadores a partir de algas e vegetais, com a referência oficial: 47079.




O valor do subsídio de mensal de manutenção corresponde a 1.074,64 ? ao qual acresce o reembolso do seguro social voluntário (aplicável às bolsas com duração igual ou superior a seis meses), conforme tabela de valores de subsídios mensais de manutenção, fixados no anexo I do Regulamento n.º 950/2019. https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/Tabela_Valores_SMM_LOE_2021.pdf.



O Pagamento será feito através de transferência bancária.




10. TERMOS E CONDIÇÕES DE RENOVAÇÃO DA BOLSA

As bolsas podem ser renovadas por períodos adicionais até ao seu limite máximo de duração, desde que se verifiquem, à data da renovação, os pressupostos para a sua concessão, dependendo sempre de pedido apresentado, nos 60 dias úteis anteriores à data de início da renovação, acompanhado dos seguintes documentos: a) Relatório detalhado dos trabalhos realizados, onde constem os endereços URL de comunicações, publicações e criações científicas resultantes da atividade desenvolvida, caso existam; b) Parecer do orientador sobre os documentos referidos na alínea anterior; c) Plano de trabalhos para o período da renovação. D) Documento comprovativo de renovação da inscrição no ciclo de estudos requerido para concessão da bolsa, nas bolsas associadas a ciclos de estudos ou cursos não conferentes de grau académico, exceto quando este já se encontre concluído




11. MODELO DE CONTRATO DE BOLSA E DOS RELATÓRIOS FINAIS

11.1 - Do contrato de bolsa consta obrigatoriamente:



a) A identificação do bolseiro e do orientador científico ou coordenador;



b) A identificação da entidade de acolhimento e financiadora;



c) A identificação do regulamento aplicável, quando haja;



d) O plano de atividades a desenvolver pelo bolseiro;



e) A indicação da duração e data de início da bolsa.




11. 2 - Os contratos de bolsa são reduzidos a escrito, devendo ser remetidas à Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P. cópias de todos os contratos celebrados, com base nos quais elaborará um registo nacional dos bolseiros.




11. 3 - O Estatuto de Bolseiro é automaticamente concedido com a celebração do contrato, reportando-se sempre à data de início da bolsa.




11.4 - O bolseiro deve apresentar à entidade financiadora, até 60 dias úteis após o termo da bolsa, em formato eletrónico, um relatório final das suas atividades onde constem as atividades desenvolvidas e resultados obtidos, incluindo as comunicações, publicações e criações científicas resultantes da atividade desenvolvida, e respetivos endereços URL, acompanhado pelo parecer dos orientadores.

12. POLÍTICA DE NÃO DISCRIMINAÇÃO E DE IGUALDADE DE ACESSO

Nenhum candidato pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.




13. LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL:

Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, Lei n.º 40/2004, publicada em Diário da República n.º 194/2004, Série I-A de 2004-08-18, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto e Regulamento de Bolsas da FCT ? Reg. n.º 950/2019, de 16 de dezembro de 2019 em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt.




Autorizado a 21 de Maio de 2021
pelo Presidente do Instituto Superior de Agronomia, Professor Doutor António Guerreiro de Brito.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Instituto Superior de Agronomia


Data limite de candidatura: 07 June 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade de Lisboa - Instituto Superior de Agronomia (ISA)

Endereço:
Tapada da Ajuda

Lisboa - 1349 ? 017 LISBOA

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Instituto Superior de Agronomia


Visto: 2179 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss