« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

contratação de um (1) Investigador(a) Doutorado(a) Full-time

de INESC MN Lisboa em Lisboa (Publicado em 05-05-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

contratação de um (1) Investigador(a) Doutorado(a)
Referência: NOTICE OF OPENING OF AN INTERNATIONAL COMPETITION PROCEDURE FOR THE RECRUITMENT OF A DOCTORATE UNDER THE DECREE-LAW Nº 57/2016, OF AUGUST 29, WITH THE AMENDMENTS INTRODUCED BY LAW 57/2017, OF 19 JULY AND COMPLEMENTARY LEGISLATION (Ref. INESC MN 01.2021)

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica:


Resumo do anúncio:

AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL DE SELEÇÃO INTERNACIONAL PARA A CONTRATAÇÃO DE UM DOUTORADO(A) AO ABRIGO DO DECRETO-LEI N.º 57/2016, DE 29 DE AGOSTO, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA LEI 57/2017, DE 19 DE JULHO E LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR



(ref. 01.2021)




1. Ao abrigo do regime de contratação de doutorados aprovado pelo D.L. n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, encontra-se aberto concurso para contratação de um (1) Investigador(a) Doutorado(a), no âmbito do Contrato-Programa celebrado entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o INESC Microsistemas e Nanotecnologia (INESC MN) / Financiamento Plurianual de Unidades de I&D 2020-2023 ? Financiamento Programático (referência UIDP/05367/2020).



2. A posição, sob a forma de um contrato de trabalho ao abrigo de um contrato de trabalho a termo resolutivo incerto, nos termos dos nºs. 1 e 3 do art. 6º do Decreto-Lei nº. 57/2016, de 29 de agosto (alterada pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho? contrato de trabalho a termo incerto) e do Código do Trabalho], destina-se a um Investigador(a) Doutorado(a), visando dar início a um grupo de investigação independente numa das seguintes duas áreas:

a) Integração avançada de microsistemas - Desenvolvimento de processos que façam a interface entre sistemas microfabricados (eletrónicos, magnéticos, óticos, mecânicos, fluídicos) e as plataformas do utilizador, como por ex. processos de interligações rígido-flexível, empacotamento 3D de chips com soldadura de esfera, flip-chip e impressão de contactos laterais. inclui o desenho de circuitos integrados para interface a sensores analógicos, como por ex. circuitos em CMOS para integração monolítica ou hibrida de sensores com CMOS.



b) Interfaces bioelectrónicas ? Sistemas miniaturizados de elétrodos e sensores que permitam a aquisição e/ou estimulação de sinais biológicos. Exemplos: matrizes de elétrodos e sensores para aplicações biomédicas ou biotecnológicas; interfaces eletrónicas com o sistema neuronal; elétrodos com componentes óticos integrados, biossensores implantáveis.

3. Legislação Aplicável



Decreto-Lei nº. 57/2016, de 29 de agosto, (alterada pela Lei nº 57/2017, de 19 de julho) que aprova um regime de contratação de doutorado, com o objetivo de estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC);



Decreto Regulamentar Nº. 11-A / 2017, de 29 de dezembro; e,



Código do Trabalho, aprovado pela Lei n. 7/2009, de 12 de fevereiro, em sua versão atual.



4. De acordo com o artigo 13º do RJEC, o júri do concurso tem a seguinte composição:



1) Presidente ? Prof. Paulo Jorge Peixeiro de Freitas

2) Prof. João Pedro Estrela Rodrigues Conde

3) Profª Susana Isabel Pinheiro Cardoso de Freitas

4) Doutora Virginia Chu


Suplentes:
  • Doutora Katharina Lorenz

  • Doutora Diana Cristina Pinto Leitao



5. Local de trabalho: INESC-MN, Rua Alves Redol 9, Lisboa, Portugal.



6. Nos termos do artigo 15º do RJEC e do artigo 2º do Decreto Regulamentar, a remuneração base ilíquida mensal a atribuir é de 2.702,83 ?, correspondente à posição remuneratória 3 do nível 44 prevista na Tabela constante do n.º 1 do artigo 2º do Decreto-Regulamentar n.º 11-A/2017, de 29 de dezembro. Será também pago um subsídio de almoço de 4,77? por dia de trabalho efetivo e um seguro de saúde privado.



7. A abertura deste concurso destina-se à seleção de um doutorado para o exercício da atividade de investigação científica através da celebração de um contrato de trabalho a termo resolutivo incerto. Na base da contratação está a execução de um serviço determinado, precisamente definido e não duradouro, para execução de tarefas no âmbito do Financiamento Plurianual Programático de Unidade de I&D ? INESC MN).



8. O contrato de trabalho a termo resolutivo incerto caducará, de acordo com o referido no artigo 345º do Código do Trabalho, ou seja, o empregador notificará o término do contrato ao trabalhador com, pelo menos, 7, 30 ou 60 dias de antecedência, conforme o contrato tenha durado seis meses, seis meses a dois anos ou por período mais longo.



9. O processo de seleção está aberto a candidatos(as) nacionais, estrangeiros(as) e apátridas que possuam o grau de Doutor em áreas da engenharia (ou áreas científicas afins e relevantes para os tópicos de investigação neste concurso) e que sejam detentores(as) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver. Se o grau de doutoramento tiver sido concedido por uma instituição de ensino superior estrangeira, este deve cumprir as disposições do Decreto-Lei nº. 341/2007, de 12 de outubro, sendo que quaisquer formalidades ali estabelecidas devem ser cumpridas até a data de apresentação da candidatura.



http://www.acm.gov.pt/-/como-obter-reconhecimento-de-qualificacoes-estrangeira-1



10. De acordo com o artigo 5º do RJEC, a seleção é feita através da avaliação do percurso científico, tecnológico e curricular dos candidatos.



11. A avaliação da experiência científica, tecnológica e curricular dará prioridade à relevância, qualidade e atualidade das atividades do candidato durante os últimos cinco anos.



12. O período de cinco anos referido no número anterior pode ser aumentado pelo júri, a pedido do candidato, sempre que tal se justifique por motivo de suspensão da atividade científica por razões socialmente protegidas, nomeadamente com fundamento na licença parental, doença e outras razões legalmente protegidas de indisponibilidade para o trabalho.



13. Perfil Requerido:



Habilitações Académicas: Doutoramento em áreas da engenharia (ou afins) relevantes para os tópicos de investigação neste concurso, como acima explicitado em 9.



Requisitos mínimos:



a) Doutoramento;
b) Experiência comprovada nos tópicos concurso; e

c) Forte competência experimental.

Outras qualificações valorizadas:

  • Experiência de trabalho com indústria;

  • Capacidade de atrair financiamento independente;

  • Experiência em liderança de grupo;
  • Experiência em técnicas de microfabricação na sala limpa;

  • Experiência em design de circuitos analógicos e aquisição de sinais; e

  • Experiência em biosensores implantados.



14. Processo de Avaliação:




A avaliação compreende duas fases de que resultará uma classificação final entre 0 e 100 pontos.




1ª Fase:
Avaliação curricular




A avaliação da experiência científica, tecnológica e curricular dos(das) candidatos(as) dará relevância à qualidade, atualidade e adequação da sua formação às funções a serem desempenhadas, de acordo com os seguintes fatores:




1: Qualidade do Curriculum Vitae e da Carta de Motivação
- Peso: 50%



O Curriculum Vitae terá de incluir a produção científica do candidato(a): publicações, patentes, palestras convidadas, prémios, supervisão de alunos, coordenação de projetos de investigação e contratos com indústria.



2: Proposta de Plano de Investigação (5 anos)
- Peso: 50%



Apresentar uma proposta (com 5 páginas, no máximo) de um plano de investigação com a duração de 5 anos, descrevendo a forma como vai integrar a infraestrutura de sala limpa do INESC MN, as estratégias para obter financiamento, as colaborações com a indústria e outros grupos de investigação, etc.



Os candidatos serão classificados numa escala de 0 a 90, de acordo com os critérios descritos na secção anterior.



Em seguida, o júri deliberará por meio de votação nominal, baseada nos critérios de seleção adotados e publicados, não sendo permitidas abstenções.



Os(As) candidatos(as) que obtiverem menos de 70 pontos na média das avaliações curriculares dos membros do júri serão considerados não aprovados em mérito absoluto.



2ª Fase:
Entrevista



Após a avaliação, os candidatos pré-selecionados serão convocados para uma entrevista. O ranking dos candidatos admitidos ao concurso resulta na classificação pela consideração acima e na realização de entrevistas; peso da entrevista para a classificação será de 10 pontos.

15. A ata da reunião do júri, incluindo um relatório da avaliação do júri estará disponível aos candidatos sempre que solicitado.



16. Após a conclusão do processo de avaliação, o júri elaborará uma lista dos candidatos elegíveis por ordem de classificação.



17. O júri pode decidir que não seja concedida a posição se, após a avaliação, o perfil dos candidatos não for compatível com os tópicos e objetivos deste concurso.



18. A avaliação final do júri será aprovada pelo Conselho de Administração do INESC-MN, que também toma a decisão sobre a contratação (homologação).



19. Candidatura - Procedimentos:



a) A candidatura à posição é formalizada enviando a seguinte informação ao Júri de Selecção:

  • Carta de motivação, incluindo uma explicação clara de como as competências do candidato cumprem os requisitos da Secção 13 deste Edital e incluindo a referência da posição (indicada no início deste documento),

  • Curriculum Vitae detalhado incluindo ID ORCID, ResearcherID ou equivalente e a Lista de publicações;
  • Proposta de Plano de Investigação (5 anos) (max. 5 páginas)

  • Contatos de pelo menos 2 referências (nome, endereço, email e telefone);

  • Cópia de certificados e diplomas;

  • Outros documentos que entenda relavantes para a avaliação do seu percurso científico e curricular



b) Os candidatos deverão enviar a sua candidatura em formato digital (PDF), para o endereço de email [email protected], indicando a referência Aviso Publico INESC MN 01.2021 no campo ?subject? do email.



c) O prazo para aceitação de candidaturas é até:



30 de junho de 2020 - 23:59 hora em Lisboa.



Texto do anúncio

AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL DE SELEÇÃO INTERNACIONAL PARA A CONTRATAÇÃO DE UM DOUTORADO(A) AO ABRIGO DO DECRETO-LEI N.º 57/2016, DE 29 DE AGOSTO, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA LEI 57/2017, DE 19 DE JULHO E LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR



(ref. 01.2021)




1. Ao abrigo do regime de contratação de doutorados aprovado pelo D.L. n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, encontra-se aberto concurso para contratação de um (1) Investigador(a) Doutorado(a), no âmbito do Contrato-Programa celebrado entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o INESC Microsistemas e Nanotecnologia (INESC MN) / Financiamento Plurianual de Unidades de I&D 2020-2023 ? Financiamento Programático (referência UIDP/05367/2020).



2. A posição, sob a forma de um contrato de trabalho ao abrigo de um contrato de trabalho a termo resolutivo incerto, nos termos dos nºs. 1 e 3 do art. 6º do Decreto-Lei nº. 57/2016, de 29 de agosto (alterada pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho? contrato de trabalho a termo incerto) e do Código do Trabalho], destina-se a um Investigador(a) Doutorado(a), visando dar início a um grupo de investigação independente numa das seguintes duas áreas:

a) Integração avançada de microsistemas - Desenvolvimento de processos que façam a interface entre sistemas microfabricados (eletrónicos, magnéticos, óticos, mecânicos, fluídicos) e as plataformas do utilizador, como por ex. processos de interligações rígido-flexível, empacotamento 3D de chips com soldadura de esfera, flip-chip e impressão de contactos laterais. inclui o desenho de circuitos integrados para interface a sensores analógicos, como por ex. circuitos em CMOS para integração monolítica ou hibrida de sensores com CMOS.



b) Interfaces bioelectrónicas ? Sistemas miniaturizados de elétrodos e sensores que permitam a aquisição e/ou estimulação de sinais biológicos. Exemplos: matrizes de elétrodos e sensores para aplicações biomédicas ou biotecnológicas; interfaces eletrónicas com o sistema neuronal; elétrodos com componentes óticos integrados, biossensores implantáveis.

3. Legislação Aplicável



Decreto-Lei nº. 57/2016, de 29 de agosto, (alterada pela Lei nº 57/2017, de 19 de julho) que aprova um regime de contratação de doutorado, com o objetivo de estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC);



Decreto Regulamentar Nº. 11-A / 2017, de 29 de dezembro; e,



Código do Trabalho, aprovado pela Lei n. 7/2009, de 12 de fevereiro, em sua versão atual.



4. De acordo com o artigo 13º do RJEC, o júri do concurso tem a seguinte composição:



1) Presidente ? Prof. Paulo Jorge Peixeiro de Freitas

2) Prof. João Pedro Estrela Rodrigues Conde

3) Profª Susana Isabel Pinheiro Cardoso de Freitas

4) Doutora Virginia Chu


Suplentes:
  • Doutora Katharina Lorenz

  • Doutora Diana Cristina Pinto Leitao



5. Local de trabalho: INESC-MN, Rua Alves Redol 9, Lisboa, Portugal.



6. Nos termos do artigo 15º do RJEC e do artigo 2º do Decreto Regulamentar, a remuneração base ilíquida mensal a atribuir é de 2.702,83 ?, correspondente à posição remuneratória 3 do nível 44 prevista na Tabela constante do n.º 1 do artigo 2º do Decreto-Regulamentar n.º 11-A/2017, de 29 de dezembro. Será também pago um subsídio de almoço de 4,77? por dia de trabalho efetivo e um seguro de saúde privado.



7. A abertura deste concurso destina-se à seleção de um doutorado para o exercício da atividade de investigação científica através da celebração de um contrato de trabalho a termo resolutivo incerto. Na base da contratação está a execução de um serviço determinado, precisamente definido e não duradouro, para execução de tarefas no âmbito do Financiamento Plurianual Programático de Unidade de I&D ? INESC MN).



8. O contrato de trabalho a termo resolutivo incerto caducará, de acordo com o referido no artigo 345º do Código do Trabalho, ou seja, o empregador notificará o término do contrato ao trabalhador com, pelo menos, 7, 30 ou 60 dias de antecedência, conforme o contrato tenha durado seis meses, seis meses a dois anos ou por período mais longo.



9. O processo de seleção está aberto a candidatos(as) nacionais, estrangeiros(as) e apátridas que possuam o grau de Doutor em áreas da engenharia (ou áreas científicas afins e relevantes para os tópicos de investigação neste concurso) e que sejam detentores(as) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver. Se o grau de doutoramento tiver sido concedido por uma instituição de ensino superior estrangeira, este deve cumprir as disposições do Decreto-Lei nº. 341/2007, de 12 de outubro, sendo que quaisquer formalidades ali estabelecidas devem ser cumpridas até a data de apresentação da candidatura.



http://www.acm.gov.pt/-/como-obter-reconhecimento-de-qualificacoes-estrangeira-1



10. De acordo com o artigo 5º do RJEC, a seleção é feita através da avaliação do percurso científico, tecnológico e curricular dos candidatos.



11. A avaliação da experiência científica, tecnológica e curricular dará prioridade à relevância, qualidade e atualidade das atividades do candidato durante os últimos cinco anos.



12. O período de cinco anos referido no número anterior pode ser aumentado pelo júri, a pedido do candidato, sempre que tal se justifique por motivo de suspensão da atividade científica por razões socialmente protegidas, nomeadamente com fundamento na licença parental, doença e outras razões legalmente protegidas de indisponibilidade para o trabalho.



13. Perfil Requerido:



Habilitações Académicas: Doutoramento em áreas da engenharia (ou afins) relevantes para os tópicos de investigação neste concurso, como acima explicitado em 9.



Requisitos mínimos:



a) Doutoramento;
b) Experiência comprovada nos tópicos concurso; e

c) Forte competência experimental.

Outras qualificações valorizadas:

  • Experiência de trabalho com indústria;

  • Capacidade de atrair financiamento independente;

  • Experiência em liderança de grupo;
  • Experiência em técnicas de microfabricação na sala limpa;

  • Experiência em design de circuitos analógicos e aquisição de sinais; e

  • Experiência em biosensores implantados.



14. Processo de Avaliação:




A avaliação compreende duas fases de que resultará uma classificação final entre 0 e 100 pontos.




1ª Fase:
Avaliação curricular




A avaliação da experiência científica, tecnológica e curricular dos(das) candidatos(as) dará relevância à qualidade, atualidade e adequação da sua formação às funções a serem desempenhadas, de acordo com os seguintes fatores:




1: Qualidade do Curriculum Vitae e da Carta de Motivação
- Peso: 50%



O Curriculum Vitae terá de incluir a produção científica do candidato(a): publicações, patentes, palestras convidadas, prémios, supervisão de alunos, coordenação de projetos de investigação e contratos com indústria.



2: Proposta de Plano de Investigação (5 anos)
- Peso: 50%



Apresentar uma proposta (com 5 páginas, no máximo) de um plano de investigação com a duração de 5 anos, descrevendo a forma como vai integrar a infraestrutura de sala limpa do INESC MN, as estratégias para obter financiamento, as colaborações com a indústria e outros grupos de investigação, etc.



Os candidatos serão classificados numa escala de 0 a 90, de acordo com os critérios descritos na secção anterior.



Em seguida, o júri deliberará por meio de votação nominal, baseada nos critérios de seleção adotados e publicados, não sendo permitidas abstenções.



Os(As) candidatos(as) que obtiverem menos de 70 pontos na média das avaliações curriculares dos membros do júri serão considerados não aprovados em mérito absoluto.



2ª Fase:
Entrevista



Após a avaliação, os candidatos pré-selecionados serão convocados para uma entrevista. O ranking dos candidatos admitidos ao concurso resulta na classificação pela consideração acima e na realização de entrevistas; peso da entrevista para a classificação será de 10 pontos.

15. A ata da reunião do júri, incluindo um relatório da avaliação do júri estará disponível aos candidatos sempre que solicitado.



16. Após a conclusão do processo de avaliação, o júri elaborará uma lista dos candidatos elegíveis por ordem de classificação.



17. O júri pode decidir que não seja concedida a posição se, após a avaliação, o perfil dos candidatos não for compatível com os tópicos e objetivos deste concurso.



18. A avaliação final do júri será aprovada pelo Conselho de Administração do INESC-MN, que também toma a decisão sobre a contratação (homologação).



19. Candidatura - Procedimentos:



a) A candidatura à posição é formalizada enviando a seguinte informação ao Júri de Selecção:

  • Carta de motivação, incluindo uma explicação clara de como as competências do candidato cumprem os requisitos da Secção 13 deste Edital e incluindo a referência da posição (indicada no início deste documento),

  • Curriculum Vitae detalhado incluindo ID ORCID, ResearcherID ou equivalente e a Lista de publicações;
  • Proposta de Plano de Investigação (5 anos) (max. 5 páginas)

  • Contatos de pelo menos 2 referências (nome, endereço, email e telefone);

  • Cópia de certificados e diplomas;

  • Outros documentos que entenda relavantes para a avaliação do seu percurso científico e curricular



b) Os candidatos deverão enviar a sua candidatura em formato digital (PDF), para o endereço de email [email protected], indicando a referência Aviso Publico INESC MN 01.2021 no campo ?subject? do email.



c) O prazo para aceitação de candidaturas é até:



30 de junho de 2020 - 23:59 hora em Lisboa.



20. Os(as) candidatos(as) que formalizarem incorretamente a sua candidatura ou que não apresentarem prova adequada dos requisitos deste processo de seleção serão excluídos da admissão ao concurso. O júri tem o poder de exigir que qualquer candidato, em caso de dúvida, apresente outros documentos comprovativos das suas declarações.



21. As falsas declarações dos candidatos serão punidas de acordo com a lei vigente.



22. Os(as) candidatos(as) admitidos(as) e excluídos(as) serão notificados(as) da sua inclusão ou exclusão por e-mail. A classificação final dos candidatos elegíveis será enviada para cada candidato por e-mail com notificação de recibo de entrega.



23. Audiência prévia e prazo para a decisão final: Após a notificação, os candidatos têm 10 dias úteis para o exercício do direito de audiência prévia. No prazo máximo de 10 dias a partir da data limite do prazo para o exercício do direito de audiência prévia, será proferida a decisão final do júri.



24. O presente processo de seleção destina-se exclusivamente a preencher a vaga indicada e será encerrado quando a lista final de candidatos for aprovada e a posição anunciada for preenchida.



25. Política de não discriminação e igualdade de oportunidades: o INESC-MN promove ativamente uma política de não discriminação e de igualdade de oportunidades.



26. O júri aprovou este aviso em 15 de abril de 2021.



27. Ao abrigo do DL nº 29/2001, de 3 de fevereiro, é dada preferência a um candidato com deficiência no caso de classificação igualitária, que prevalece sobre qualquer outra preferência legal. Os candidatos devem declarar o respetivo grau de incapacidade, o tipo de deficiência e os meios de comunicação / expressão a serem utilizados no processo de seleção, nos termos do referido diploma, no formulário de inscrição.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: INESC MN


Data limite de candidatura: 30 June 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: INESC Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN)

Endereço:
Rua Alves Redol, 9

Lisboa - 1000-029

Portugal

Email: [email protected]



Visto: 1332 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss