« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de Investigação Full-time

de BID/CIPSI/UMINHO Braga em Braga (Publicado em 22-04-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de Investigação
Referência: UMINHO/BID1/CIPSI-abril-maio2021

Área científica genérica: Psychological sciences

Área científica específica: Psychology


Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Mestre, no âmbito de atividades do Centro de Investigação em Psicologia (Escola de Psicologia, Universidade do Minho). Podem concorrer Mestres em Psicologia inscritos no Programa Doutoral em Psicologia Aplicada, integrado no projeto educativo da instituição.

Texto do anúncio

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de Investigação (BI)

Referência: UMINHO/BID1/CIPSI-abril-maio2021


Área científica genérica: Psychological Sciences



Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Mestre, no âmbito de atividades do Centro de Investigação em Psicologia (Escola de Psicologia, Universidade do Minho).



Texto do anúncio


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Mestre, no âmbito de atividades do Centro de Investigação em Psicologia (Escola de Psicologia, Universidade do Minho), nas seguintes condições:

Área Científica: Psicologia


Destinatários: Mestres em Psicologia inscritos no Programa Doutoral em Psicologia Aplicada, integrado no projeto educativo da instituição.


Requisitos de admissão:

1. Mestrado Integrado em Psicologia, com classificação final mínima de 15 valores;


2. Evidência de experiência em formação no âmbito do envolvimento escolar e dos processos de autorregulação da aprendizagem;


3. Evidência de experiência em investigação em envolvimento escolar em grupos étnicos minoritários (em particular, etnia cigana);


4. Evidência de experiência de aplicação de programas de intervenção inseridos em projetos de promoção de envolvimento escolar e competências de autorregulação da aprendizagem em alunos com background socioeconómico desfavorecido (em particular, etnia cigana);


5. Evidência de experiência em análise de dados qualitativos e quantitativos;


6. Domínio da língua inglesa falada e escrita;


Fator preferencial: Dado que o plano de trabalho poderá implicar deslocações, dar-se-á preferência a candidatos com carta de condução e viatura própria.


Elegibilidade dos candidatos:


Os candidatos deverão reunir as condições de elegibilidade previstas no artigo 9º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científicas da Universidade do Minho (Despacho nº 6524/2020), publicado em Diário da república nº 119 de 22-06-2020.


Plano de trabalhos:

1. Recolha de dados de natureza quantitativa e qualitativa (e.g., focus group e entrevista) em populações hard-to-reach;


2. Tratamento e análise de dados qualitativos

3. Análise estatística multivariada;

4. Escrita de artigos científicos;

5. Colaboração em projetos de capacitação de alunos e professores;

6. Colaboração na escrita de projetos científicos;

7. Redação de relatórios.


Legislação e regulamentação aplicável:

Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei nº 40/2004 de 18 de agosto, na redação atual publicada pelo Decreto-Lei nº 123/2019 de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade do Minho, publicado em Diário da República, 2ª série, nº119 de 22 de junho (Despacho nº3524/2020).


Unidade de Acolhimento e Orientação Científica:

A Unidade de Acolhimento é o Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, sob a orientação científica do Prof. Doutor Pedro Rosário. A atividade do(a) bolseiro(a) implicará deslocações a nível nacional.


Duração da bolsa:

Com início previsto em maio de 2021, a bolsa terá a duração de 3 meses, eventualmente renovável até ao máximo legal permitido e/ou de acordo com a disponibilidade orçamental.


Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a 1074,64?, conforme tabela de valores do Anexo II do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade do Minho, (Despacho nº 6524/2020), publicado no Diário da República, 2.ª série, de 22/06/2020. O pagamento da bolsa será efetuado por transferência bancária.


Outros benefícios: Seguro de Acidentes Pessoais.

Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário, Professor Associado com Agregação no Departamento de Psicologia Aplicada, Escola de Psicologia, Universidade do Minho

Membro efetivo: Paula Cristina Soares Magalhães Silva Correia, Investigadora Júnior, Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho


Membro efetivo: Armanda Sofia Carvalho Santos Pereira, Bolseira de Pós-Doutoramento, Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho


Membro suplente: Cátia Sofia Botelho Silva, Investigadora Júnior, Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho


Membro suplente: Pedro Filipe Silva Rodrigues, Gestor de Ciência e Tecnologia, Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho


Métodos de seleção:

Serão dois os métodos de seleção de candidatos:

1. Mérito do candidato ? MC (60%), constituído pelos seguintes pontos, cada um dos quais avaliado numa escala de 1 (insuficiente) a 5 valores (excelente):

A1 – Percurso académico, que reflete a classificação obtida no Mestrado (50%);

A2 – Currículo vitae, que reflete o percurso científico e profissional, nomeadamente (40%):

A2.1 Experiência formativa em Psicologia da Educação, particularmente no âmbito dos processos de autorregulação da aprendizagem e envolvimento escolar (30%)

A2.2 Experiência de investigação em Psicologia da Educação, particularmente no âmbito dos processos de autorregulação da aprendizagem e envolvimento escolar, em grupos étnicos minoritários (30%)

A2.3 Experiência e envolvimento em projetos de investigação e intervenção no âmbito da Psicologia da Educação (30%)

A2.4 Conhecimento e experiência na realização de revisões bibliográficas, recolha de dados (i.e., questionários e entrevistas), e metodologias de análise de dados qualitativos e quantitativos (5%)

A2.5 Domínio da língua inglesa falada e escrita (5%)


A3 – Carta de motivação (10%).

A classificação do Mérito do Candidato (MC) será obtida pela aplicação da seguinte fórmula:

MC=(A1*0,5)+(A2*0,4)+(A3*0,1)


2. Entrevista ? ENT (40%): Os três candidatos com melhor avaliação no MC ou, estando em ex-aqueo, os quatro candidatos com melhor avaliação, serão admitidos à fase de entrevista. A entrevista será avaliada numa escala de 1 (insuficiente) a 5 (excelente) valores. A entrevista incidirá nos seguintes parâmetros: Atitude e Sentido Crítico (ASC) com uma ponderação de 30%; Motivação (MTV) com uma ponderação de 50%; e Avaliação Global (AG) com uma ponderação de 20%.


A Classificação Final (CF) do candidato será obtida pela aplicação da seguinte fórmula:

CF=(MC*0,6)+(ENT*0,4)


O júri reserva-se o direito de não selecionar qualquer candidato/a, se concordar que nenhum dos candidatos/as possui o perfil exigido.


Divulgação dos resultados:

O projeto de resultados da avaliação, fundamentado em ata, será remetido aos candidatos através de correio eletrónico, até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas. Caso o resultado seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia aos interessados, nos termos do artigo 121º e 122º do Código do Procedimento Administrativo (DL nº 4/2015 de 7 de janeiro).

Procedimentos de reclamação e recurso:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, bem como através de correio eletrónico a todos os candidatos, anexando-se, para o efeito, as atas com as deliberações do júri. O candidato selecionado deverá manifestar por escrito, pela mesma via de apresentação da candidatura, a intenção de aceitação da bolsa. Em caso de não aceitação, a bolsa será atribuída ao candidato por ordem de seriação final. Da decisão final pode ser interposta reclamação, no prazo de 15 dias úteis, dirigida ao Presidente do Júri. Os interessados poderão ainda apresentar recurso hierárquico facultativo, dirigido ao Sr. Pró-Reitor para a Investigação e Projetos, Professor Doutor Filipe Vaz.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 22 de abril a 5 de maio de 2021. As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente por email para o endereço [email protected], indicando obrigatoriamente em assunto a referência da bolsa.

Formalização de candidaturas:

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópia do certificado de habilitações, carta de motivação e outros documentos comprovativos considerados relevantes. Os candidatos com graus académicos estrangeiros devem remeter os documentos específicos indicados neste edital. Todos os documentos devem ser enviados em formato PDF.

Condições de formalização de contrato:


À data da contratação, deverá o(a) candidato(a) selecionado(a) comprovar inscrição no Programa Doutoral em Psicologia Aplicada da oferta educativa da instituição.


Os documentos comprovativos da titularidade de graus académicos e diplomas, ou do respetivo reconhecimento quando tenham sido atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, podem ser dispensados em fase de candidatura, sendo substituídos por declaração de honra do candidato, ocorrendo a verificação dessa condição apenas em fase de contratualização da bolsa. Esta declaração deverá atestar factos ocorridos em data anterior à candidatura. Nas situações de divergência entre a informação constante da declaração e a documentação entregue para efeitos de contratualização de bolsa, apenas será considerada a informação constante nesta última. Caso se verifique que os documentos comprovativos da titularidade do grau académico e diploma, ou do respetivo reconhecimento não correspondam às classificações atribuídas na avaliação do percurso académico e possam, consequentemente, alterar a seriação do candidato, não será efetivada a contratualização da bolsa. Os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição Portuguesa de acordo com o Decreto-lei nº. 66/2018, de 16 de agosto e a Portaria nº. 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é mandatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374.

____________________________________________


Para qualquer esclarecimento contactar:

Universidade do Minho – Unidade de Serviços de Recursos Humanos


Largo do Paço


Braga – 4704-553


Email: [email protected]






Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Braga

Instituição de acolhimento: BID/CIPSI/UMINHO


Data limite de candidatura: 05 May 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade do Minho – Unidade de Serviços de Recursos Humanos

Endereço:
Largo do Paço

Braga – 4704-553

Portugal

Email: [email protected]



Visto: 2157 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss