« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de Investigação para estudante de mestrado Full-time

de Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento Lisboa em Lisboa (Publicado em 21-04-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa

1. Job description

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação para estudante de mestrado

Referência:
CERN/FIS-TEC/0017/2019 - (BL68/2021-IST-ID)

Área científica genérica:
Engineering

Área científica específica:
Resumo do anúncio:
(BL68/2021-IST-ID)

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D

Bolsa de Investigação para estudante de mestrado

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto/instituição de I&D CERN/FIS-TEC/0017/2019, 1801P.01029.1.01, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC)

Texto do anúncio

(BL68/2021-IST-ID)

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D

Bolsa de Investigação para estudante de mestrado

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto/instituição de I&D CERN/FIS-TEC/0017/2019, 1801P.01029.1.01, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área Científica : Física dos Plasmas e Fusão Nuclear

Requisitos de admissão: Licenciatura em Eng. electrotécnica, experiência em circuitos pulsados de elevada potência e estar inscrito num mestrado integrado ou num mestrado.

Os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição portuguesa, de acordo com o Decreto-lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, e a Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é obrigatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374

Plano de trabalhos : 1) Introdução ao problema em estudo: Definição do problema, revisão bibliográfica geral, modularização do problema, revisão de objectivos e metas.

2) Estudo dos componentes semicondutores e outros relevantes a utilizar no projecto incluindo o desenvolvimento e teste de modelos de simulação. Estes componentes incluem: IGBT, MOSFET, diodos de supressão de transientes, diodos Schotky, outros diodos, transformadores, bobines

3) Simulação e optimização de módulos de alta tensão a utilizar no projecto. Estes módulos incluem: interruptor flyback multi-estágio com IGBT?s, módulos diodo multi-estágio, interruptor de alta corrente multi-estágio com IGBT?s, módulo flyback de ignição de plasma com snubber

4) Simulação e optimização de novos métodos a utilizar no projecto. Este trabalho inclui: utilização de bobines de modo comum para a criação de dois plasmas simétricos com um cátodo comum, utilização de bobines de modo comum para ignição forcada de plasmas com melhor simetria radial em cátodos multi-elemento

5) Desenvolvimento (simulação, projecto, construção e teste) de alguns dos módulos do projecto. Estes módulos incluem: um interruptor multi-estágio de IGBT?s para funcionar em flyback, diversos módulos de diodos, módulos de comando de interruptores, módulos de controlo de interruptores com micro-controlador

6) Teste dos circuitos desenvolvidos em fonte de plasma de teste. Este trabalho inclui a operação em segurança dos circuitos, medidas relevantes para escalar os circuitos para outras fontes de plasma, medidas relevantes para produzir um modelo eléctrico para o plasma, medidas relevantes para produzir relatórios sobre o trabalho realizado publicáveis em jornais especializados.

7) Participar activamente no projecto desenvolvimento das fontes de plasma a instalar no CERN, que são a motivação principal para este trabalho.

Legislação e regulamentação aplicável : Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt

Local de trabalho : O trabalho será desenvolvido no GoLP-IPFN/ Complexo Interdisciplinar do Instituto Superior Técnico, sob a orientação científica do Professor Nelson Lopes.

Duração da(s) bolsa(s) : A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto logo que cumpridas as formalidades burocráticas de 2021. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao final do Projeto, mesmo no caso de o bolseiro ter concluído o curso, com vista à realização de atividades indispensáveis para a conclusão do projeto .

Valor do subsídio de manutenção mensal : O montante da bolsa corresponde a ?835,98, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País ( http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores ), sendo o modo de pagamento da opção do Bolseiro por Transferência Bancária/Cheque.

Métodos de seleção : Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e entrevista individual (só em caso de existirem dúvidas nos curricula dos candidatos), com a respetiva valoração de 70% (cv) e 30% (entrevista).

Composição do Júri de Seleção : Professor Nelson Lopes; Professor Jorge Vieira; Professor Gonçalo Figueira e Professor João Mendanha Dias (Suplente).

Forma de publicitação/notificação dos resultados : Todos os candidatos serão notificados através de e-mail do Resultado Final da Avaliação.

Prazos e procedimentos de reclamação e recurso : Da decisão final pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para a Direção da IST-ID no prazo de 30 dias úteis, ambos após a respetiva notificação.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas : O concurso encontra-se aberto no período de 6 a 19 de maio de 2021.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: i) Formulário B1 ? Candidatura a Bolsa de Investigação ( https://ist-id.pt/concursos/bolsas/ ), ii) Curriculum Vitae; iii) certificado de habilitações, se aplicável; iv) comprovativo de inscrição em ciclo de estudos conducente à obtenção de grau académico (mestrado, mestrado integrado); v) carta de motivação;

Estes documentos deverão ser enviados via e-mail para: [email protected]

Número de vagas:
1

Tipo de contrato:
Informação não disponível

País:
Portugal

Localidade:
Lisboa

Instituição de acolhimento:
Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento

Data limite de candidatura:
19 May 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da

organização

2. Organization contact data

Instituição de contacto:
IST-ID, Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento

Endereço:
Avenida Rovisco Pais

Lisboa

-

1049 ? 001

Portugal

Email:
[email protected]


Empregos recentes de Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento


Visto: 779 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss