« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de investigação Full-time

de Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Porto em Porto (Publicado em 14-04-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de investigação
Referência: FEUP-MAGIC-BM2 projeto MAGIC ? Controlo e Estimação Multi-Agente para a Conciliação de Objectivos Multi-Horizonte - POCI-01-0145-FEDER-032485

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica: Electrical engineering


Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto MAGIC ? Controlo e Estimação Multi-Agente para a Conciliação de Objectivos Multi-Horizonte - POCI-01-0145-FEDER-032485, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC)

Texto do anúncio

Área Científica: Engenharia Eletrotécnica e de Computadores



Requisitos de admissão
: Podem candidatar-se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os seguintes requisitos:


  • Ser estudante inscrito num doutoramento na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Matemática, Matemática Aplicada, Ciências de Computação, Engenharia Informática ou em áreas afins, requisito a ser devidamente comprovado no ato de contratação.

e

  • Ser detentor do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Matemática Aplicada, Ciências de Computação, Engenharia Informática ou em áreas afins. (Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.)



Plano de trabalhos:

Este projeto endereça a concepção e o desenvolvimento de uma nova arquitectura - baseada em optimização - de controlo e estimação de sistema multi-agente restritos a um ambiente comum permitindo conciliar a evolução desejável do sistema global a longo prazo com os objectivos individuais de curto prazo geralmente em conflito com a primeira. A arquitectura de controlo abstracta proposta será especificada, implementada e validada em dois cenários de demonstração significativos para a Região Norte de Portugal:

a) Gestão sustentável das explorações leiteiras intensivas na planície noroeste de Portugal.

b) Gestão de terras agrícolas do Parque Nacional Peneda-Gerês visando a Conservação da Biodiversidade.

c) Para além de cientificamente desafiantes, ambos os domínios de demonstração são muito significativos nos âmbitos económico, social e ambiental. A investigação proposta assenta nos sucessos do consórcio nos domínios da demonstração e do controlo.



O bolseiro será integrado na atividade de Investigação da equipa do projeto MAGIC, no âmbito das tarefas das atividades, abaixo indicadas:



Atividade 2: Basic Mathematical Framework



Atividade 4: Analysis and Design



Atividade 5: Multi Agent Estimation



Atividade 6: Integration



Atividade 7: Extensions to Time Multi-scals abd to Impulsive Systems



Atividade 8: Case Studies Validation



Legislação e regulamentação aplicável
: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, na redação atual (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt e Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade do Porto.



Local de trabalho
: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Doutor Fernando Manuel Ferreira Lobo Pereira.

Duração da bolsa e Regime de Atividade: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em maio de 2021, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.



Valor do subsídio de manutenção mensal
: O montante mensal da bolsa corresponde a 1.104,64 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efetuado através de transferência bancária.



Métodos de seleção
: Os candidatos serão classificados numa escala de 1 a 5 pontos. Será feita uma avaliação curricular (60%), que incidirá sobre o mérito do candidato, em que serão ponderados os seguintes fatores:



a) AC1 ? Formação académica: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Matemática Aplicada, Ciências de Computação, Engenharia Informática - 5 pontos; Outros Mestrados - 2 pontos);



b) AC2 ? Média final de mestrado:

  • [< 13 valores] ? 2 pontos;
  • [ 13; < 17 valores] ? 4 pontos
  • [ 17 valores] ? 5 pontos;


c) AC3 ? Experiência em investigação na área do projeto ? 5 pontos; em áreas afins ao projeto ? 3 pontos; fora da área do projeto ? 0 pontos.



Após análise da documentação submetida, o Painel de Avaliação entrevistará os 3 melhores classificados na avaliação curricular, não se admitindo para a entrevista candidatos que obtenham pontuação inferior a 4 pontos.

Na entrevista (40%) serão discutidos tópicos relacionados com o plano de trabalhos, experiência prévia, motivação e CV do candidato, onde será verificado:

E-C1 - Conhecimentos e motivação para o exercício da função:



§ Excelentes conhecimentos e motivação ? 4 a 5 pontos

§ Bons conhecimentos e boa motivação ? 2 a 3 pontos

§ Ausência de conhecimentos ou de motivação ? 0 a 1 pontos

E-C2 - Atitude (avalia o comportamento do candidato em termos de capacidade de trabalho em equipa, capacidade de gestão de conflitos, capacidade de persuasão, apresentação e confiança)
§ Atitude excelente ? 4 a 5 pontos

§ Atitude adequada ? 2 a 3 pontos

§ Atitude desadequada ? 0 a 1 pontos

E-C3 - Capacidade de expressão e fluência verbal em português e/ou inglês (coerência e clareza discursiva, riqueza vocabular, capacidade de compreensão e interpretação das questões colocadas).
  • Muito boa capacidade de expressão, comunicação ou interpretação ? 4 a 5 pontos
  • Boa capacidade de expressão, comunicação ou interpretação ? 2 a 3 pontos
  • Dificuldade de expressão, comunicação ou interpretação ? 0 a 1 pontos


A classificação final dos candidatos entrevistados resultará da soma das classificações obtidas na Avaliação Curricular (AC) e Entrevista (E), atribuindo-se a cada fator o peso de 60% e 40%, respetivamente:


Composição do Painel de Avaliação:

O Painel de avaliação será composto pelos seguintes elementos:



Presidente: Prof. Doutor Fernando Manuel Ferreira Lobo Pereira
Vogal Efetivo: Prof. Doutor António Pedro Rodrigues Aguiar

Vogal Efetivo: Doutor Roman Chertovskikh

Vogal Suplente: Prof. Doutor Fernando Arménio da Costa Castro e Fontes

Vogal Suplente: Prof. Doutora Maria Margarida de Amorim Ferreira


Forma de publicitação/notificação dos resultados
: Os resultados da avaliação serão divulgados através de email, para o endereço de correio eletrónico indicado no processo de candidatura.



Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas
: O concurso encontra-se aberto no período de 29-04-2021 a 12-05-2021 (até 23h59m, hora local).



As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para [email protected], [email protected] e para [email protected], indicando a referência do projeto no assunto (FEUP-MAGIC-BM2), acompanhadas dos seguintes documentos: Carta de motivação, cópia de certificado de habilitações (referindo a média de curso ? de cada ciclo ou ciclo integrado ? e classificações nas unidades curriculares), Curriculum Vitae detalhado e outros documentos considerados relevantes pelo candidato.

De forma a garantir a leitura de todos os documentos, o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (.pdf).





Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Porto

Instituição de acolhimento: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto


Data limite de candidatura: 12 May 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Endereço:
Rua Dr. Roberto Frias, s/n

Porto - 4200-465

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto


Visto: 1961 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss