« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de Investigação para Mestre Full-time

de Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier ITQB NOVA Lisboa em Lisboa (Publicado em 10-04-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de Investigação para Mestre
Referência: 015/BI/2021

Área científica genérica: Biological sciences

Área científica específica:


Resumo do anúncio:
Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier ? ITQB NOVA
Anúncio para atribuição de duas Bolsas de Investigação para Mestre

no âmbito do projecto PTDC/BIA-MIC/32525/2017
Encontra-se aberta candidatura a duas bolsas de investigação para Mestre, no âmbito do projecto intitulado O interactoma de Hfq, uma proteína de ligação ao RNA, no patógeneo humano Listeria monocytogenes?, com a refª PTDC/BIA-MIC/32525/2017, financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia/MEC (PIDDAC).


Área Científica: Ciências Biológicas

Texto do anúncio
Formação Académica: Serão considerados Mestres nas áreas científicas de Biologia, Bioquímica, Microbiologia e áreas afins, com média final ponderada de licenciatura e mestrado ou a média final de mestrado integrado não inferior a 15 valores.
Outros requisitos:

  • Experiência laboratorial nas áreas da Microbiologia e Biologia Molecular, como factor eliminatório;
  • É factor preferencial, mas não eliminatório, experiência prévia e capacidade de trabalho independente em pelo menos uma das seguintes áreas:

a) Análise de RNA (ex. Northern, qPCR e/ou RNAseq);
b) Técnica de imunoprecipitação;
c) Ensaios de infecção por microorganismos intracelulares.
  • Forte motivação para a investigação científica e boa capacidade de trabalho;
  • Motivação para prosseguir para Doutoramento na área;
  • Estar inscrito num doutoramento, mestrado, ou num curso não conferente de grau académico, conforme o nº 2 do Artº 6º do Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT em vigor.

Plano de Trabalhos: Listeria monocytogenes é uma bactéria patogénica medicamente importante e uma das principais causas mundiais de morte devido a alimentos contaminados. A proteína Hfq é um chaperone de RNA que afecta a virulência desta bactéria, mas desconhece-se o seu mecanismo de regulação. Pretende-se com este projeto identificar novos alvos regulados por esta proteína de ligação ao RNA nesta bactéria. Estes alvos incluem RNA codificante (mRNA) e RNA não codificante (ncRNA), além de outras proteínas. O estudo destes alvos tem como objectivo a identificação e caracterização de novas vias de regulação da virulência desta bactéria.
Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de Outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de Janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de Julho, e pelo Decreto-Lei nº 123/2019, de 28 de Agosto;
Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no grupo ?Controlo da Expressão Génica? do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Doutor José Andrade.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, eventualmente renovável, mas nunca podendo ultrapassar o limite do projeto, com início previsto em Maio de 2021, em regime de exclusividade, conforme Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1 074,64?, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/Tabela_Valores_SMM_LOE_2021.pdf). O pagamento será efectuado, mensalmente, por transferência bancária.
Métodos de selecção: O método de seleção terá em conta a avaliação curricular dos requisitos obrigatórios, a formação académica e a carta de motivação. A fase de análise curricular terá ponderação de 100% caso não haja lugar a entrevista. Se necessário, proceder-se-á a entrevista, no mínimo dos 2 candidatos melhor classificados, sendo que os dois métodos passarão a ter peso relativo de 50% para a avaliação curricular e 50% para a entrevista.
Composição do Júri de Selecção: Doutor José Andrade (Presidente), Professora Doutora Cecília Arraiano e Doutora Vânia Pobre (Vogais) e Doutora Rute Matos (Vogal suplente).
Documentos de candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: Carta de motivação, Curriculum Vitae detalhado, Cópia dos certificados de habilitações, Contacto de duas referências.
Forma de notificação dos resultados: Todos os candidatos serão notificados do resultado final através de e-mail.
Prazos e procedimentos de reclamação e recurso: Caso o resultado seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação dos resultados, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia de interessados, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo
Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 26 de Abril a 7 de Maio de 2021.
As candidaturas devem ser remetidas exclusivamente por via electrónica (indicar no "subject? o nome do candidato e Referência do anúncio) para:
Doutor José Andrade
Email: [email protected]
Anúncio Ref. 015/BI/2021
ITQB NOVA
OEIRAS


Número de vagas: 2

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Oeiras

Instituição de acolhimento: Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier ITQB NOVA


Data limite de candidatura: 07 May 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier ITQB NOVA

Endereço:
Av. da República, EAN

Oeiras - 2780-156

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier ITQB NOVA


Visto: 2049 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss