« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de Investigação Full-time

de BIM-DI/UMINHO Braga em Braga (Publicado em 04-04-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de Investigação
Referência: BI2-2021_CLAV_UMINHO

Área científica genérica: Computer science

Área científica específica: Informatics


Resumo do anúncio:

Departamento de Informática



BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (1 Vaga)



Refª BI2-2021_CLAV_UMINHO


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação no âmbito do projeto ?CLAV: Classificação e Avaliação da Documentação na Administração Pública Portuguesa?, financiado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Estudantes de Mestrado ou Mestrado Integrado, nas áreas de Engenharia Informática ou Ciências da Computação.

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação no âmbito do projeto ?CLAV: Classificação e Avaliação da Documentação na Administração Pública Portuguesa?, financiado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, nas seguintes condições:



Área Científica:
Engenharia Informática ou Ciências da Computação

Destinatários: Estudantes de Mestrado ou Mestrado Integrado



Requisitos de Admissão:
Os(as) candidatos(as) à Bolsa de Investigação deverão, à data de candidatura, estar inscritos em Mestrado ou Mestrado Integrado (devendo ter 180 créditos concluídos correspondentes aos primeiros seis semestres curriculares), nas áreas de Engenharia Informática ou Ciências da Computação. Será dada prioridade a candidatos com:



a) Formação específica e/ou experiência na área de bases de dados orientadas a grafos: RDF4J, GraphDB;



b) Formação específica e/ou experiência na área de desenvolvimento aplicacional em JavaScript/nodejs;



c) Conhecimentos de desenvolvimento de interfaces reativas para a web.



Elegibilidade dos candidatos:
Os candidatos deverão reunir as condições de elegibilidade previstas no artigo 9º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade do Minho, publicado em Diário da República, 2ª série, nº119 de 22 de junho (Despacho nº3524/2020).



Plano de Trabalhos:
O plano de trabalhos incidirá sobre atividades de I&D que visam a consolidação da formação científica do bolseiro (estudante inscrito em mestrado ou mestrado integrado) através do desenvolvimento de trabalhos de investigação conducentes à obtenção do respetivo grau académico.



O trabalho científico a ser desenvolvido na presente bolsa consiste na especificação e aplicação de um design modular a toda a plataforma web. Envolve a análise e a otimização de mais de 600 componentes que compõem a interface atual da plataforma CLAV.



Legislação e regulamentação aplicável:
Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei nº 40/2004 de 18 de agosto, na redação atual publicada pelo Decreto-Lei nº 123/2019 de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade do Minho, publicado em Diário da República, 2ª série, nº119 de 22 de junho (Despacho nº3524/2020).



Unidade de acolhimento e Orientação científica
: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Informática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, situado no Campus de Gualtar, Braga, sob a orientação científica do Professor José Carlos Leite Ramalho.



Duração da bolsa:
A bolsa de Investigação terá a duração de 6 meses, com início previsto em Março de 2021. A bolsa de Investigação poderá ser, eventualmente, renovável até ao limite máximo permitido pela legislação aplicável.



Valor do subsídio de manutenção mensal
: O montante da bolsa corresponde a 805,98 euros, conforme Tabela dos Montantes das Bolsas ? Anexo II ao Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade do Minho. O pagamento da bolsa será efetuado por transferência bancária. Outros benefícios: Reembolso do Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º Escalão da base de incidência contributiva (para bolsas com duração igual ou superior a 6 meses) e Seguro de Acidentes Pessoais.



Composição do Júri de Seleção
: Professor José Carlos Leite Ramalho (Presidente), Professor António Manuel Nestor Ribeiro (Vogal efetivo), Professor António Luís Duarte Costa (Vogal efetivo) e Professor José Francisco Creissac Freitas Campos (Vogal suplente).



Em caso de impedimento do Presidente do Júri, este far-se-á substituir pelo primeiro vogal efetivo ou pelo segundo vogal efetivo, em caso de impedimento do primeiro vogal, sendo nomeado o vogal suplente para substituição dos vogais efetivos.



Critérios e procedimentos de avaliação e seleção
: A avaliação das candidaturas incidirá sobre o Mérito dos candidatos, aplicando-se os seguintes critérios de avaliação, valorados numa escala de 0 a 20 valores:



Mérito do Candidato ? MC: 100%:



A. Percurso académico (que reflete as classificações dos graus académicos) e sua adequação ao plano de trabalhos, com uma ponderação de 50%;



Subcritérios do critério de avaliação A:



a1) Classificação final de curso (50%);



a2) Adequação do percurso académico ao plano de trabalhos da bolsa (50%).



B. Currículo pessoal (que reflete o percurso científico e profissional e experiência na área do projeto), com relevo para o cumprimento dos fatores preferenciais indicados nos Requisitos de Admissão do presente Edital, com uma ponderação de 40%;



Subcritérios do critério de avaliação B:

b1) Percurso científico e profissional geral (15%);



b2) Formação específica e/ou experiência nas áreas de bases de dados orientadas a grafos (40%);



b3) Formação específica e/ou experiência nas áreas de desenvolvimento web com JavaScript (35%);



b4) Conhecimentos de desenvolvimento de interfaces reativas para a web (10%);



C. Carta de motivação, devendo o(a) candidato(a) indicar a área científica de interesse e temas de investigação que está a desenvolver ou pretende vir a desenvolver, no âmbito do curso em que se encontra inscrito ou em que poderá estar inscrito à data da contratação, com uma ponderação de 10%.



A classificação final do Mérito do Candidato (MC) será obtida pela aplicação da seguinte fórmula:



MC=(A*0,5)+(B*0,4)+(C*0,1)



No processo de análise das candidaturas o júri poderá decidir recorrer a entrevistas individuais aos dois candidatos com melhor classificação (que tenham obtido obrigatoriamente, na avaliação MC, classificação igual ou superior a 15 valores).



Na Entrevista individual (EI) serão aplicados os seguintes critérios de avaliação, valorados numa escala de 0 a 20 valores:


  • Competências interpessoais e motivação, com uma ponderação de 40%;
  • Conhecimentos específicos e experiência na área do projeto, com uma ponderação de 60%;

A classificação da Entrevista individual (EI) será obtida pela aplicação da seguinte fórmula:



EI=(D*0,4)+(E*0,6)



Caso o Júri decida proceder à realização de entrevistas individuais, a avaliação das candidaturas passará a incidir sobre o Mérito dos Candidatos (MC ? 70%) e sobre a Entrevista Individual (EI ? 30%), sendo a Classificação Final dos candidatos (CF) obtida pela aplicação da seguinte fórmula:



CF=(MC*0,7)+(EI*0,3)



O júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa no caso de não se apresentarem a concurso candidatos com perfil adequado:
os candidatos que não obtiverem na classificação MC um mínimo de 15 valores consideram-se excluídos da classificação final.



Divulgação dos resultados:
O projeto de resultados da avaliação, fundamentado em ata, será remetido aos candidatos através de correio eletrónico até 60 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas.



Caso o resultado seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis a contar da data da notificação para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos dos artigos 121º e 122º do Código do Procedimento Administrativo (DL nº 4/2015 de 7 de janeiro).



Procedimentos de reclamação e recurso
: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público da Unidade de acolhimento, bem como através de correio eletrónico a todos os candidatos, anexando-se, para o efeito, as atas com as deliberações do júri.



Da decisão final pode ser interposta reclamação, dirigida ao Presidente do Júri, no prazo de 15 dias úteis após a respetiva notificação. Os interessados poderão ainda apresentar recurso hierárquico facultativo dirigido ao Senhor Pró-Reitor para a Investigação e Projetos, Professor Doutor Filipe Vaz.



O candidato selecionado deverá declarar por escrito a intenção de aceitação da bolsa, no prazo de 10 dias úteis a contar da data de notificação da sua concessão. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta desta declaração equivale a renúncia à bolsa. Em caso de renúncia ou desistência do candidato selecionado, a bolsa será atribuída ao candidato imediatamente melhor classificado, atendendo à ordem de seriação final.



Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas
: O concurso encontra-se aberto no período de 5 a 16 de abril de 2021.



As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae; certificado de habilitações ou declaração de honra do candidato; documento comprovativo de inscrição em Curso de Mestrado ou Curso de Mestrado Integrado na área científica do projeto (se aplicável à data da candidatura); documentos que comprovem a experiência profissional (se aplicável); carta de motivação.



As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para [email protected], indicando a referência do concurso em Assunto (Refª BI2-2021_CLAV_UMINHO). Não serão admitidas candidaturas enviadas por outras vias.



Nota 1:
Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação. O reconhecimento de grau deve ainda incluir a respetiva conversão da classificação final obtida na habilitação estrangeira, para a escala de classificação portuguesa. Aos candidatos que não cumpram estas disposições, o júri atribuirá a classificação mínima (10 valores) no método de seleção relacionado com a componente avaliação curricular/percurso académico, de acordo com a escala de valores definida.



Nota 2:
Os documentos comprovativos da titularidade de graus académicos e diplomas, ou do respetivo reconhecimento quando tenham sido atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, quando aplicável para a tipologia de bolsa a concurso, podem ser dispensados em fase de candidatura, sendo substituídos por declaração de honra do candidato, ocorrendo a verificação dessa condição apenas em fase de contratualização da bolsa. Esta declaração deverá atestar factos ocorridos em data anterior à candidatura. Nas situações de divergência entre a informação constante da declaração e a documentação entregue para efeitos de contratualização de bolsa, apenas será considerada a informação constante nesta última. Caso se verifique que os documentos comprovativos da titularidade do grau académico e diploma, ou do respetivo reconhecimento nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, não correspondam às classificações atribuídas na avaliação do percurso académico e possam, consequentemente, alterar a seriação do candidato, não será efetivada a contratualização da bolsa.



Nota 3:
O candidato selecionado deverá certificar-se que possui assinatura digital qualificada até à fase de contratualização da bolsa. Mais informação disponível no portal da UMinho: https://www.uminho.pt/PT/Teletrabalho/Paginas/AssinaturaDigital.aspx ou no Portal: https://www.autenticacao.gov.pt/.


*********************************************************************************



Política de não discriminação e de igualdade de acesso:
A UMinho promove uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.


*********************************************************************************



Declaração de Honra



Habilitações académicas



Eu, (nome), candidato(a) à vaga para atribuição de uma (tipo de bolsa), no âmbito do projeto (nome ou referência do projeto), publicada no portal Eracareers, com a referência (ref. edital), declaro sob compromisso de honra que concluí o grau académico de (grau académico), habilitante à tipologia de bolsa a concurso, designadamente o curso (designação), pela XXXX (Universidade conferente de grau), na data XX/XX/XXXX1, com média final de XX valores.



Por não me ser possível apresentar o comprovativo das habilitações até ao termo do concurso, declaro que me comprometo a apresentar o referido certificado na celebração do contrato de bolsa2, no caso de ser selecionado para a vaga a concurso.



Por ser verdade, vai a presente declaração ser por mim datada e assinada.



(Local), (data).



__________________________



(nome)



_________________________________________________________________________________



[1] A declaração só poderá atestar factos ocorridos em data anterior à candidatura.



[2] Nas situações de divergência entre a informação constante da declaração e a documentação entregue para efeitos de contratualização de bolsa, apenas será considerada a informação constante nesta última.


************************************************************************************************************



Declaration of Honor



Academic qualifications



(name), applicant to the research fellowship vacancy under the I&D project (title or reference), published in the Eracareers portal, reference xxxx, hereby declares to have a degree on XXXX (name of the course), concluded in the University of XXXX, on the XX/XX/XXXX, with the final grade of XX.



I have submit my diploma for recognition in the University of XXXX, according to the Decree-Law nº 66/2018 of August 16th1, concluded In the XX/XX/XXXX, with the final grade of XX.



I further declare that I undertake to present proof of my diploma recognition obtained under the Portuguese Law, until the date of the conclusion of the fellowship contract, in case of being selected for the vacancy in this competition.



As this is true, this declaration will be dated and signed by me.



(Place), (date).



__________________________



(name)



_________________________________________________________________________________



[1] DGES (Foreign Degrees and Diplomas): https://www.dges.gov.pt/en/pagina/degree-and-diploma-recognition?plid=1536; University of Minho: Recognition of foreign degrees and diplomas:



https://www.uminho.pt/EN/education/Pages/recognition-of-foreign-qualifications.aspx






Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Braga

Instituição de acolhimento: BIM-DI/UMINHO


Data limite de candidatura: 16 April 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade do Minho – Unidade de Serviços de Recursos Humanos

Endereço:
Largo do Paço

Braga – 4704-553

Portugal

Email: [email protected]



Visto: 1991 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss