« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de Investigação Full-time

de Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto Braga em Braga (Publicado em 17-03-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de Investigação
Referência: CFUM-BI-06/2021? NLINOP2DMAT

Área científica genérica: Physics

Área científica específica: Applied physics


Resumo do anúncio:

EDITAL PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO




Título
: Bolsa de Investigação-Licenciado; 1 vaga



Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) bolsa de investigação para licenciado no âmbito da NLINOP2DMAT: Non Linear Optical Properties of Layered Materials?, com a referência PTDC/FIS-MAC/28887/2017 e POCI-01-0145-FEDER-028887, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), pelo Portugal e pelo Orçamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia na sua componente OE, nas seguintes condições:



Texto do anúncio

Área Científica: Física

Destinatários: Estudantes de Mestrado ou Mestrado Integrado



Elegibilidade dos candidatos:
Os candidatos deverão reunir as condições de elegibilidade previstas no artigo 9º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT I.P (2019).




Plano de trabalhos
:

1. Leitura da literatura relevante para o cálculo de propriedades óticas de materiais bidimensionais envolvendo a contribuição de excitões e o efeito de fonões na largura de linha.



2. Cálculo do efeito de fonões na largura de linha de picos excitónicos e sua dependência na temperatura em materiais bidimensionais



3. Cálculo da resposta ótica não-linear associada a transições intra-níveis excitónicos em materiais bidimensionais



4. Cálculo da geração de harmónicos superiores devido ao efeito Stark em materiais bidimensionais.



Legislação e regulamentação aplicável
: Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei nº 40/2004 de 18 de agosto, na redação atual publicada pelo Decreto-Lei nº 123/2019 de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – em vigor.




Unidade de acolhimento e Orientação científica
: O trabalho será desenvolvido no Centro de Física da Universidade do Minho, sob a orientação científica do Professor Nuno Miguel Machado Reis Peres




Duração da(s) bolsa(s)
: A bolsa terá à duração de 10 meses, com início previsto em maio de 2021, não renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 805,98 euros, conforme tabela de valores das bolsas da FCT, I.P. no País (Anexo I ? Tabela de subsídios mensais de manutenção do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT I.P., http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).



Outros benefícios: Reembolso do Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º Escalão da base de incidência contributiva (para bolsas com duração igual ou superior a 6 meses) e Seguro de Acidentes Pessoais.




Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Nuno Miguel Peres

Vogais efetivos: Mikhail I. Vasilevskiy e Yuliy Bludov



Vogais suplentes: Jaime Santos e Ricardo Mendes Ribeiro

Em caso de impedimento do Presidente do Júri, este far-se-á substituir pelo primeiro vogal efetivo, sendo nomeado o vogal suplente para substituição do vogal efetivo.




Critérios e procedimentos de avaliação e seleção
: A avaliação das candidaturas incidirá sobre o Mérito do candidato, as candidaturas consideradas admissíveis serão pontuadas numa escala de 1 a 20 em cada um dos seguintes critérios de avaliação:

Mérito do candidato – MC (100%):


  • Critério A ? Percurso Académico, com o peso de 50%;


o Subcritério A1 ? Afinidade do Curso de Licenciatura, com o peso de 50%



o Subcritério A2 ? Percurso académico: classificações dos graus de Licenciatura/ Mestrado Integrado, com o peso de 50%



  • Critério B ? Experiência na Investigação, com o peso de 50%;


o Publicações, com revisão por pares, relevantes para o plano de trabalhos, com o peso de 100%,

Em relação ao subcritério A2 seguir-se-á a pontuação estipulada pela FCT no Aviso de Abertura de Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento ? 2020.


Tabela de referência para a definição da pontuação do Subcritério A.2 – Percurso académico




Licenciatura + Metrado (pré ou pós-Bolonha)


Mestrado Integrado (300-360 créditos)


Licenciatura – 180 créditos

(pré ou pós-Bolonha)


Mestrado (90-120 créditos)


(Pré ou pós-Bolonha)



Classificação


Pontuação A3


Classificação


Pontuação A3


Classificação


Pontuação A3


  • 18

5


  • 17

3,5


  • 17

3



17


4,5


16


3


16


2,5



16


4


15


2,5


15


2



15


3,5


14


2


14


1,5



14


3


< 14


1,5


< 14


1



Para efeitos da decisão sobre a concessão de bolsas, os candidatos serão ordenados de acordo com a média ponderada da classificação obtida em cada um dos critérios, traduzida pela seguinte fórmula:




A classificação final do mérito do candidato será obtida pela aplicação da seguinte fórmula:



MC=(a*0,5)+(b*0,5)



Os documentos comprovativos da titularidade de graus académicos e diplomas, ou do respetivo reconhecimento quando tenham sido atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, podem ser dispensados em fase de candidatura, sendo substituídos por declaração de honra do candidato, ocorrendo a verificação dessa condição apenas em fase de contratualização da bolsa. Esta declaração deverá atestar factos ocorridos em data anterior à candidatura. Nas situações de divergência entre a informação constante da declaração e a documentação entregue para efeitos de contratualização de bolsa, apenas será considerada a informação constante nesta última. Caso se verifique que os documentos comprovativos da titularidade do grau académico e diploma, ou do respetivo reconhecimento nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, não correspondam às classificações atribuídas na avaliação do percurso académico e possam, consequentemente, alterar a seriação do candidato, não será efetivada a contratualização da bolsa.



Divulgação dos resultados:
O projeto de resultados da avaliação, fundamentado em ata, será remetido aos candidatos através de correio eletrónico, até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas.



Caso o resultado seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia aos interessados, nos termos do artigo 121º e 122º do Código do Procedimento Administrativo (DL nº 4/2015 de 7 de janeiro).



Procedimentos de reclamação e recurso
: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada (alfabeticamente, por nota final obtida), afixada em local visível e público da Unidade de acolhimento, bem como através de correio eletrónico a todos os candidatos, anexando-se, para o efeito, as atas com as deliberações do júri.

O candidato selecionado deverá manifestar por escrito a intenção de aceitação da bolsa. Em caso de não aceitação, a bolsa será atribuída ao candidato por ordem de seriação final.



Da decisão final pode ser interposta reclamação, no prazo de 15 dias úteis, dirigida ao Presidente do Júri. Os interessados poderão ainda apresentar recurso hierárquico facultativo, dirigido ao Sr. Pró-Reitor para a Investigação e Projetos, Professor Doutor Filipe Vaz.



Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas
: O concurso encontra-se aberto no período de 1 a 15 de abril de 2021.



As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae; certificado de habilitações ou declaração do candidato; documento comprovativo de inscrição em Mestrado ou Mestrado Integrado (se aplicável à data da candidatura); carta de motivação).



As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para ([email protected] e [email protected]), indicando a referência do concurso CFUM-BI-06/2021? NLINOP2DMAT. Não serão admitidas candidaturas enviadas por outras vias.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Braga

Instituição de acolhimento: Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto


Data limite de candidatura: 15 April 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade do Minho – Escola de Ciências -Centro de Física

Endereço:
Campus de Gualtar

Braga – 4710-057 BRAGA Codex

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto


Visto: 2798 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss