« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de Investigação Pós Full-time

de Universidade de Évora Évora em Évora (Publicado em 09-03-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de Investigação Pós-Doutoral (BIPD)
Referência: BIPD_Uevora_IHC

Área científica genérica: History

Área científica específica: History of science


Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação Pós Doc (BIPD) no âmbito do projeto IHC-FCST_UNL-Polo da U. Évora com referência UIDB/04209/2020 financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia ? FCT

Texto do anúncio

Instituto de História Contemporânea ? Polo da Universidade de Évora



1 Bolsa de Investigação para Investigador com Grau de Doutor -
BIPD




8 de março de
2021



Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação Pós Doc (BIPD) no âmbito do projeto IHC-FCST_UNL-Polo da U. Évora com referência UIDB/04209/2020 financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia ? FCT, nas seguintes condições:




Área Científica
: HISTÓRIA DA CIÊNCIA




Requisitos de admissão
:

Possuir Doutoramento em História da Ciência ou área com afinidade científica direta

Demonstrar prática de investigação em História da Ciência ? época Contemporânea (XVIII-XXI)



Evidenciar ligação de percurso de Doutoramento com unidade de I&D como enquadramento científico.



Será fator preferencial o plano de trabalho solicitado neste Edital cruzar com as agendas de investigação do Grupo Ciência e de uma das Linhas Temáticas do IHC




Relativamente às BIPD, ao nível dos requisitos a verificar para atribuição das mesmas (artigo 7º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT nº950/2019) destaca-se a necessidade do grau de doutor ter sido obtido nos 3 anos anteriores à data de submissão da candidatura à bolsa e, ao nível da sua execução, o facto de apenas poder ser renovada até ao prazo máximo de 3 anos




Plano de trabalhos
:

O investigador contratado deverá executar um projeto de investigação no domínio da História da Ciência, a partir da investigação da tese de Doutoramento, numa visão de dinâmica transdisciplinar.

O projeto terá que se situar no âmbito da História da Ciência ? âmbito cronológico de História Contemporânea; para estes efeitos entendendo-se o período contemporâneo como aquele que medeia entre o presente e os finais do século XVIII.

O projeto não tem que se cingir ao estudo da realidade histórica portuguesa ou ao estudo da realidade histórica de países de língua oficial portuguesa.

A temática específica do projeto será definida pelo próprio investigador na proposta de investigação que deverá constar desta candidatura nos termos definidos por este Edital e deverá contribuir tanto para o reforço como para a crítica de agendas de investigação no domínio do concurso.

O investigador contratado será integrado na equipa do IHC ? polo da U.E. , assumindo tarefas de investigação científica e disseminação de conhecimento, nomeadamente publicação, individual ou em coautoria, de artigos em revistas de impacto internacional; participação na submissão de candidaturas a financiamentos nacionais e internacionais; participação nos seminários de investigação/discussão ligados ao Programa de Doutoramento de História e Filosofia da Ciência ? Museologia, a funcionar na Universidade de Évora, além de ter a tarefa de disseminar conhecimento científico junto dos estudantes de licenciatura da ECS ? U. Évora. O investigador contratado será integrado no Grupo de Investigação Ciência, CEHFCi, IHC ? Polo da U. E. deverá participar das atividades de uma das linhas temáticas do atual projeto estratégico do IHC.




Legislação e regulamentação aplicável
: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei nº40/2004 de 18 de agosto e decreto-lei nº 123/2019 de 28 de agosto) e de acordo com a legislação e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P em vigor, regulamento nº950/2019 de 16 de dezembro de 2019 https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt .




Local de trabalho
: O trabalho será desenvolvido no IHC ? Polo da Universidade de Évora, Grupo de Investigação CIÊNCIA, Palácio do Vimioso da U.E. da Universidade de Évora, sob a orientação científica da Professora Doutora Maria de Fátima Nunes, Professora Catedrática e Coordenadora Científica do G.I. / IHC ? Polo U.E.




Duração da bolsa
: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Maio de 2021. O contrato de bolsa poderá ser renovado por iguais períodos, dependendo da dotação orçamental do projeto de financiamento.




Valor do subsídio de manutenção mensal
: O montante da bolsa corresponde a ?1.616, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.




Método de seleção
:

Critério 1 - avaliação do percurso científico e curricular dos(as) candidatos(as) a concurso com pontuação de 50 pontos, distribuídos do seguinte modo:



a) A relevância, qualidade e atualidade da tese de doutoramento realizada pelo(a) candidato(a) para novos domínios de História da Ciência [0-25 pontos];

b) A publicação de artigos em revistas com arbitragem científica, a participação em projectos de investigação financiados em concursos competitivos e a apresentação de comunicações em congressos e outros eventos académicos [0-25pontos];

Critério 2 - proposta de investigação apresentada pelos(as) candidatos(as) a concurso, com pontuação de 50 pontos, distribuídos do seguinte modo:



c) A relevância, qualidade, originalidade e atualidade da proposta de investigação em contexto da unidade IHC- Polo da Universidade de Évora [0-30 pontos];

d) A contribuição da proposta para o aprofundamento de novas agendas de investigação de História da Ciência ? período História Contemporânea (XVIII- XXI) [0-20 pontos].

Não será admitido a ocupar o lugar a concurso, por falta de mérito absoluto, o(a) candidato(a) que não obteve uma classificação final igual ou superior a 80 pontos.




Composição do Júri de Seleção
:

Presidente: Professora Doutora Maria de Fátima Nunes. Professora Catedrática História - ECS - Universidade de Évora

1º Vogal ? Doutora Sara Albuquerque. Investigadora Contratada, norma transitória. FCT; IHC ? POLO da U.E.

2º Vogal ? Doutor Quintino Lopes. Investigador Contratado do IHC-Polo da Universidade de Évora



1º Suplente
? Prof. Doutora Ema Pires, Professora Auxiliar do Departamento Sociologia ? ECS ? Universidade de Évora

2º Suplente ? Doutora Ana Cristina Martins Investigadora Contratada, norma transitória FCT; IHC ? POLO da U.E.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente, afixada em local visível e público do Palácio do Vimioso ? IIFA, Universidade de Évora, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.




Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.




Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas
: O concurso encontra-se aberto no período 15 a 26 de março 2021 e os resultados da seleção serão publicados até 31 de março de 2021.




As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos todos em formato pdf:

  • Curriculum Vitae, onde deve constar o link de repositório institucional da tese de doutoramento
  • Certificado de habilitações
  • Plano de trabalhos
  • Duas cartas de referência e outros documentos comprovativos considerados relevantes pelo(a) candidato(o)a



As candidaturas deverão ser remetidas obrigatoriamente ao cuidado da Professora Doutora Maria de Fátima Nunes, IHC ? Polo da Universidade de Évora para os dois e-mails:




[email protected]

[email protected]




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Évora

Instituição de acolhimento: Universidade de Évora


Data limite de candidatura: 26 March 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade de Évora - IHC

Endereço:
Largo dos Colegiais 2

Évora - 7004-516 Évora

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Universidade de Évora


Visto: 2211 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss