« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

SYSTEC Full-time

de Instituto de Sistemas e Robótica - Pólo do Porto Porto em Porto (Publicado em 24-02-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

SYSTEC – 2 BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PÓS-DOUTORAL (M/F)
Referência: ISR-PROG-BPD SYSTEC

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica:


Resumo do anúncio:
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação Pós-Doutoral, no âmbito do Financiamento Programático – UIDP/00147/2020 da Unidade de Investigação – Centro de Sistemas e Tecnologias – SYSTEC – financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).


ÁREA CIENTÍFICA

Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Matemática Aplicada, Ciências de Computação, Engenharia Informática ou em áreas afins.

Texto do anúncio
REQUISITOS DE ADMISSÃO


Estas bolsas de investigação pós-doutoral só pode ser concedida desde que se verifiquem cumulativamente os seguintes requisitos:


  • O grau de Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Matemática Aplicada, Ciências de Computação, Engenharia Informática ou em áreas afins tenha sido obtido nos três anos anteriores à data da submissão da candidatura à bolsa;

  • Os trabalhos de investigação que tenham conduzido à atribuição do grau de Doutor não tenham sido realizados no ISR;

  • Não exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nesta tipologia de bolsa, seguidos os interpolados.

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.




PLANO DE TRABALHOS

O bolseiro será integrado na equipa de investigação do Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias (SYSTEC), no âmbito das actividades em curso, que têm como objectivos principais:

  • Efetuar trabalho de investigação fundamental e de desenvolvimento em sistemas, controlo, optimização, estimação, robótica, e a articulação destas disciplinas em arquitecturas de sistemas ciber-físicos para redes de sistemas e de veículos, gestão de energia, com enfâse na integração de renováveis e mobilidade na rede, e sistemas de produção, com base essencialmente nas seguintes grandes áreas científicas nucleares de electrotecnia, matemática aplicada, e ciências de computação (incluindo ?data science?). Os desenvolvimentos visam, não só criar impacto nestas áreas, como também responder aos desafios da sociedade, nomeadamente, nos contextos académico, natureza e ambiente, indústria, serviços e empreendedorismo.

  • Contribuir para a valorização e transferência de conhecimento e produtos para a sociedade.

Para garantir uma eficiente materialização dos objectivos da UI&D SYSTEC, esta está organizada por forma a assegurar a operacionalidade do diálogo com os diversos actores, tendo em consideração a evolução dos desafios da sociedade segundo quatro Vectores de Intervenção:
  • CONTROL: Sistemas, controlo, optimização, estimação e ?data science?. Sendo a actividade focada em investigação fundamental nas áreas da teoria do controlo óptimo, controlo baseado em optimização, estratégias de controlo direcionadas por aplicações, modelação e estimação, sistemas de larga-dimensão, distribuídos e sistemas estruturados, os desafios científicos são inspirados por desafios colocados por contextos de aplicação. Um outro papel importante é o desenvolvimento de algoritmos de estimação, optimização e controlo e protótipos para aplicações com um vasto espectro, fornecendo não só métodos e e ferramentas para as outras Vectores de Intervenção, como também noutras importantes aplicações, sendo de salientar saúde e qualidade de vida, e a agricultura.

  • NET: Sistemas e tecnologias de veículos robóticos e outros dispositivos em rede. Sendo fortemente interdisciplinar e requerendo uma base fundamental robusta – pois combina desenvolvimentos fundamentais de teoria de sistemas e controlo, optimização e controlo óptimo, sistemas híbridos, verificação e acessibilidade, redes de sistemas de controlo, arquiteturas computacionais para capacidades deliberativas e robótica móvel – tem o objetivo de desenvolver, promover e transferir sistemas avançados de engenharia e tecnologias com foco especial em cenários de operações em rede de múltiplos veículos robóticos (tele-operados e autónomos) aéreos submarinos e de superfície.

  • ENERGY: Sistemas inteligentes e tecnologias de energia e mobilidade. Endereça os desafios que emergem dos conceitos e tecnologias relacionadas com os novos sistemas de geração renovável, novos sistemas de tração elétrica, sistemas inteligentes distribuídos de energia, incorporando tecnologias electrónica de potência em todos os sistemas de energia, a fim de beneficiar as fontes de energia primárias renováveis e otimizar a utilização da energia pela sociedade.

  • MANUFACTURING: Sistemas ciber-físicos para manufatura. Está centrada no projeto, implementação e validação de componentes inteligentes para sistemas avançados de manufatura que introduzem inteligência nos processos industriais e contribuem para o surgimento das fábricas do futuro, implementando novas abordagens relacionadas aos sistemas de produção ciber-físicos.



LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL:

O concurso rege-se pelo presente Aviso de Abertura, pelo Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, aprovado pelo Regulamento nº 950/2019, publicado na II Série do DR de 16 de dezembro de 2019, pelo Estatuto do Bolseiro de Investigação aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na redação em vigor, e pela demais legislação nacional e comunitária aplicável.


LOCAL DE TRABALHO

O trabalho será desenvolvido no Instituto de Sistemas e Robótica, sob a orientação científica de um Membro Integrado da Unidade de I&D SYSTEC (https://systec.fe.up.pt), coordenada pelo Professor Doutor Fernando Lobo Pereira.


DURAÇÃO DA BOLSA E REGIME DE ATIVIDADE

A bolsa terá a duração de 6 (seis) meses, com início previsto em Abril de 2021, em regime de exclusividade, eventualmente renovável até ao limite de 3 anos, e nunca ultrapassando a duração máxima do projeto.


COMPONENTES DA BOLSA

Aos bolseiros é atribuído um subsídio mensal de manutenção, no valor de 1.616,00 ? (mil e seiscentos e dezasseis euro), nos termos da tabela constante do Anexo I do RBI da FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A bolsa pode ainda incluir outras componentes, nos termos que constam do artigo 18º do RBI da FCT e pelos valores previstos no seu Anexo II.

Todos os bolseiros beneficiam de um seguro de acidentes pessoais relativamente às atividades de investigação, suportado pelo ISR.

Todos os bolseiros que não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social, assegurando o ISR os encargos resultantes das contribuições nos termos e com os limites previstos no artigo 10º do EBI.


PAGAMENTOS DAS COMPONENTES DA BOLSA


Os pagamentos devidos ao bolseiro são efetuados através de transferência bancária para a conta por este identificada. O pagamento do subsídio mensal de manutenção é efetuado no dia 23 de cada mês, ou no caso deste coincidir com final de semana ou feriado, no dia útil anterior.



MÉTODOS DE SELEÇÃO

A seleção do bolseiro basear-se-á numa avaliação curricular que incidirá sobre o mérito do candidato e será realizada entrevista aos candidatos cuja classificação na avaliação curricular seja igual ou superior a 4 pontos para a referida componente do processo de avaliação. Os critérios de avaliação da componente curricular são:


Classificação avaliação curricular (AC) = 40% * AC1 + 25% * AC2 + 25% * AC3 + 10% * AC4


  • Perfil académico do candidato: Doutoramento em Engenharia Engenharia Electrotécnica e de Computadores (5 pontos); Doutoramento em áreas afins (2 pontos);

  • Participação em projetos de I&D em área relevante para o projeto de investigação (5 pontos); Participação em projetos de I&D em áreas afins para o projeto de investigação (2 pontos).

  • Publicações relevantes (1 a 5 pontos).

  • AC4 – Carta de motivação que permitirá avaliar a proficiência em inglês e a motivação do candidato (1 a 5 pontos).

Após análise da documentação submetida, a Comissão de Seleção entrevistará os 3 melhores classificados, onde será verificado:

Classificação entrevista (CE) = 50% * E-C1 + 25% * E-C2 + 25% * E-C3

E-C1 – Conhecimentos e motivação para o exercício da função:

Excelentes conhecimentos e motivação ? 4 a 5 pontos

Bons conhecimentos e boa motivação ? 2 a 3 pontos

Ausência de conhecimentos ou de motivação ? 0 a 1 pontos

E-C2 – Atitude (avalia o comportamento do candidato em termos de capacidade de trabalho em equipa, capacidade de gestão de conflitos, capacidade de persuasão, apresentação e confiança)

Atitude excelente ? 4 a 5 pontos

Atitude adequada ? 2 a 3 pontos

Atitude desadequada ? 0 a 1 pontos

E-C3 – Capacidade de expressão e fluência verbal em português e/ou inglês (coerência e clareza discursiva, riqueza vocabular, capacidade de compreensão e interpretação das questões colocadas).

Muito boa capacidade de expressão, comunicação ou interpretação ? 4 a 5 pontos

Boa capacidade de expressão, comunicação ou interpretação ? 2 a 3 pontos

Dificuldade de expressão, comunicação ou interpretação ? 0 a 1 pontos

A classificação final dos candidatos entrevistados será calculada com base nos seguintes critérios e factores de ponderação:

Classificação final (CF) = 60% * AC + 40% * CE

  • Pontuação da avaliação curricular ? fator de ponderação 60%

  • Pontuação da entrevista (1 a 5 pontos) ? fator de ponderação 40%

Não são elegíveis para concessão de bolsa os candidatos cuja candidatura seja avaliada com uma classificação final inferior a 4 (quatro) pontos.



COMPOSIÇÃO DO PAINEL DE AVALIAÇÃO

Composição do Painel de Avaliação:

Presidente: Professor Doutor Fernando Manuel Ferreira Lobo Pereira

Vogal Efetivo: Professora Doutora Maria do Rosário Marques Fernandes Teixeira de Pinho

Vogal Efetivo: Professor Doutor António Pedro Rodrigues Aguiar

Vogal Suplente: Professor Doutor Fernando Arménio da Costa Castro e Fontes

Vogal Suplente: Professora Doutora Maria Paula Macedo Rocha Malonek


FORMA DE PUBLICITAÇÃO/NOTIFICAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados da avaliação serão divulgados através de email, para o endereço de correio eletrónico indicado no processo de candidatura.
REQUISITOS DE CONCESSÃO DE BOLSA

Os seguintes documentos terão de ser obrigatoriamente remetidos, aquando da eventual concessão da bolsa, para efeitos da sua contratualização:


  • Cópia do(s) documento(s) ou elementos constantes no(s) documentos de identificação civil e fiscal;

  • Cópia dos certificados de habilitações dos graus académicos detidos;

  • Apresentação do registo de reconhecimento dos graus académicos estrangeiros e conversão das respetivas classificações finais para a escala de classificação portuguesa, caso aplicável;

A concessão da bolsa encontra-se ainda dependente:
  • do cumprimento dos requisitos previstos no presente Aviso de Abertura;

  • do resultado da avaliação científica;

  • da inexistência de incumprimento injustificado dos deveres do bolseiro no âmbito de anterior contrato de bolsa financiada, direta ou indiretamente, pela FCT;

  • da disponibilidade orçamental da UI&D SYSTEC.

A falta de entrega de algum dos documentos necessários para completar o processo de contratualização da bolsa, no prazo de 6 meses a partir da data de comunicação da decisão de concessão condicional da bolsa, implica a caducidade da referida concessão e o encerramento do processo.


PRAZO DE CANDIDATURA E FORMA DE APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS

O concurso encontra-se aberto no período de 24/02/2021 a 12/03/2021 (até 23h59m, hora local).


As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para [email protected] e para [email protected] e [email protected] indicando a referência do projeto no assunto (ISR-PROG-BPD SYSTEC), acompanhadas dos seguintes documentos:


  • Certificado comprovativo das habilitações académicas;

  • Curriculum Vitae detalhado;

  • Carta de motivação redigida em inglês;

  • Declaração sob compromisso de honra de que cumpre o requisito constante da alínea c) dos requisitos de admissão (modelo abaixo)

  • Outros documentos considerados relevantes pelo candidato.

De forma a garantir a leitura de todos os documentos, o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (.pdf).




Número de vagas: 2

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Porto

Instituição de acolhimento: Instituto de Sistemas e Robótica – Pólo do Porto


Data limite de candidatura: 12 March 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Instituto de Sistemas e Robótica – Porto (ISR-P)

Endereço:
Rua Dr. Roberto Frias, i219

Porto – 4200-465

Portugal

Email: [email protected]



Visto: 2423 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss