« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

bolsa de investigação pós Full-time

de Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Porto em Porto (Publicado em 23-02-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

bolsa de investigação pós-doutoral
Referência: FEUP?RP-CEFT - Financiamento Base - UIDB/00532/2020 da Unidade de Investigação - Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte - CEFT

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica: Chemical engineering


Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação pós-doutoral no âmbito do Financiamento Base - UIDB/00532/2020 da Unidade de Investigação - Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte - CEFT - financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC),

Texto do anúncio

Área Científica: Engenharia Química.



Requisitos de admissão
: Esta bolsa de investigação pós-doutoral só pode ser concedida desde que se verifiquem cumulativamente os seguintes requisitos:

a) O grau de Doutor em Engenharia Química ou Doutoramento em áreas afins tenha sido obtido nos três anos anteriores à data da submissão da candidatura à bolsa;

b) A investigação pós-doutoral seja realizada em entidade de acolhimento distinta da entidade onde foram desenvolvidos os trabalhos de investigação que conduziram à atribuição do grau de doutor;



c) Não exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nesta tipologia de bolsa, seguidos os interpolados.



Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.



Plano de Trabalhos:
This work intends to investigate the rheology and viscoelasticity of protein solutions and their importance to the manufacturability of protein-based biotherapeutics. Recent advances in the field of protein drugs revealed a troublesome in handling and delivering protein solutions, which is typically related to aggregation and viscosity increases. This characteristic behaviour of therapeutic solutions is prominent at high-concentrations. Viscosity is a particularly relevant variable for the development of a protein formulation and, consequently, its stability and efficacy after the drug administration.



The main sub-tasks are the following:



1. Screening of the protein solution conditions through rheological measurements (i.e. steady shear, small/large amplitude oscillatory shear, among others).



2. Viscoelasticity characterization of protein solutions at a broad frequency and concentration ranges by combining light scattering and rheometry measurements.



3. Understanding of the protein behaviour in solution, including oligomeric and aggregation characterization as well as a conformational organization within the bulk phase.



4. Testing and optimization of open-source numerical models to describe viscoelastic fluids.



Legislação e regulamentação aplicável:
Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - Lei n.º. 40/2004, de 18 de agosto, na redação atual e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos.phtml.pt).



Local de trabalho
: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sob a orientação científica do Professor Doutor João Bernardo Lares Moreira de Campos.



Duração da bolsa e Regime de Atividade
: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em março de 2021, em regime de exclusividade, eventualmente renovável até ao limite de 3 anos, e nunca ultrapassando a duração máxima do projeto.



Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante mensal da bolsa corresponde a ? 1 616,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores. O pagamento será efetuado por transferência bancária.



Métodos de seleção:
A seleção do bolseiro basear-se-á numa avaliação curricular que incidirá sobre o mérito do candidato e será realizada entrevista aos candidatos cuja classificação na avaliação curricular seja igual ou superior a 12 pontos para a referida componente do processo de avaliação. Os critérios de avaliação da componente curricular são:


  • Perfil académico do candidato: Doutoramento em Engenharia Química (5 pontos); Doutoramento em áreas afins (2 pontos);
  • Participação em projetos de I&D em área relevante para o projeto de investigação (5 pontos); Participação em projetos de I&D em áreas afins para o projeto de investigação (2 pontos);
  • Publicações relevantes (1-5 pontos);
  • Carta de motivação que permitirá avaliar a proficiência em inglês e a motivação do candidato (1 a 5 pontos).


A classificação dos candidatos entrevistados será baseada nos seguintes critérios e pesos:


  • Pontuação da avaliação curricular ? peso de 60%
  • Pontuação da entrevista (1-5 pontos) - peso de 40%



Composição do Painel de Avaliação:



Presidente: João Bernardo Lares Moreira de Campos (Prof. Catedrático ? FEUP)



Vogal efetivo: Alexandra Maria Pinheiro da Silva Ferreira Rodrigues Pinto (Prof. Associada ? FEUP)



Vogal efetivo: João Mário Rodrigues Miranda (Investigador Auxiliar ? FEUP)



Vogal suplente: José Daniel Pacheco Araújo (Investigador Auxiliar ? FEUP)



Vogal suplente: Vânia Sofia Brochado de Oliveira (Investigador Auxiliar ? FEUP)



Forma de publicitação/notificação dos resultados
: Os resultados da avaliação serão divulgados através de email, para o endereço de correio eletrónico indicado no processo de candidatura.



Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 10-03-2021 a 23-03-2021 (até 23h59m, hora local).



As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para [email protected] e para [email protected], indicando a referência do projeto no assunto (FEUP?RP-CEFT), acompanhadas dos seguintes documentos:

  • Certificado comprovativo das habilitações académicas;
  • Curriculum Vitae detalhado;
  • Carta de motivação redigida em inglês;
  • Declaração sob compromisso de honra de que cumpre o requisito constante da alínea c) dos requisitos de admissão (modelo abaixo);
  • Outros documentos considerados relevantes pelo candidato.

De forma a garantir a leitura de todos os documentos, o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (.pdf).




Declaração sob compromisso de honra




Eu, (identificação do bolseiro), portador do Cartão de Cidadão / Visto / Título de Residência n.º , válido até , declaro sob compromisso de honra, nos termos da alínea e) do n.º 3 do artigo 7.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT,I.P. - Regulamento n.º 950/2019, de 16 de dezembro, que não excederei, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nesta tipologia de bolsa, seguidos os interpolados.




Porto, ___/___/_____




__________________________________



(Assinatura do Candidato)




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Porto

Instituição de acolhimento: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto


Data limite de candidatura: 23 March 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Endereço:
Rua Dr. Roberto Frias, s/n

Porto - 4200-465

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto


Visto: 1893 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss