« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de Investigação para Mestre Full-time

de Universidade do Minho Braga em Braga (Publicado em 18-02-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de Investigação para Mestre
Referência: Referência: BioISI ? PRIMA/0001/2019

Área científica genérica: Biological sciences

Área científica específica:


Resumo do anúncio:

UNIVERSIDADE DO MINHO



ANÚNCIO –
BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BINCG/BID) ? BioISI ? 1 VAGA


PRIMA/0001/2019


Referência: BioISI ? PRIMA/0001/2019

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto de I&D (GreenPalm – Development of sustainable date palm-based agrosystems by preserving their biodiversity/UMinho), PRIMA/0001/2019, financiado no âmbito da Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA), pelo orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT, IP), nas seguintes condições:



Texto do anúncio

1. Área Científica: Ciências Biológicas

2. Destinatários e Requisitos de admissão: os candidatos deverão possuir, à data de candidatura, o grau de Licenciado/Mestre na área das Ciências Biológicas. À data da respetiva contratação, deverão os candidatos comprovar a inscrição em um dos seguintes cursos:


  • Doutoramento (na área ou área afim à solicitada em edital);
  • Mestrado/Mestrado Integrado (na área ou área afim à solicitada em edital);
  • Licenciados ou Mestres inscritos em cursos não conferente de grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição do ensino superior, na área ou área afim à solicitada em edital (por ex.: pós-graduações, estudos avançados, formação especializada).



Será dada prioridade a candidatos com experiência em estudos de interação microrganismo-planta, experiência na extração de DNA microbiano de tecidos vegetais (epífitos e endófitos), assim como em análise de dados de sequenciação de elevado débito. Os candidatos deverão possuir excelente nível de Inglês falado e escrito, capacidade de iniciativa e de trabalho metódico e rigoroso, bem como boa capacidade para trabalhar em equipa.




Será dada preferência a candidatos com grau de Mestre (estudantes de doutoramento, Mestres inscritos em Mestrados ou Mestres inscritos em cursos não conferentes de grau). Só serão contratados candidatos com grau de Licenciado (estudantes de Mestrado ou Mestrado Integrado ou inscritos cursos não conferentes de grau académico) caso não se candidatem Mestres, ou no caso de se candidatarem, que estes últimos não sejam da área de formação pretendida e/ou não possuam conhecimentos consolidados que se refere acima.




Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação. O reconhecimento de grau deve ainda incluir a respetiva conversão da classificação final obtida na habilitação estrangeira, para a escala de classificação portuguesa. Aos candidatos que não cumpram estas disposições, o júri atribuirá a classificação mínima (10 valores) no método de seleção relacionado com a componente avaliação curricular, de acordo com a escala de valores definida.




3. Elegibilidade dos candidatos: os candidatos deverão reunir as condições de elegibilidade previstas no artigo 9º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT I.P (2019).




4. Plano de trabalhos: O trabalho envolverá a caracterização das comunidades microbianas associadas a cultivares de tamareiras, utilizando métodos culturais e abordagens de sequenciação de alto rendimento, por metabarcoding. A complexidade das comunidades microbianas – endófitos bacterianos e fúngicos de folhas e raízes e comunidades do solo rizosférico ? será relacionada com os níveis de produção e estado fitossanitário das tamareiras.

5. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei nº 40/2004 de 18 de agosto, na redação atual publicada pelo Decreto-Lei nº 123/2019 de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – em vigor.




6. Unidade de acolhimento e Orientação científica: O trabalho será desenvolvido no pólo na UMinho da unidade FCT ? BioISI, no Departamento de Biologia da Universidade do Minho, Braga, em regime de exclusividade, sob a orientação científica da Professora Maria Teresa Correia Guedes Lino Neto.




7. Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto a 1 de maio de 2021, sendo renovável por mais 6 meses.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa pode ser consultado na tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Outros benefícios: Reembolso do Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º Escalão da base de incidência contributiva e Seguro de Acidentes Pessoais.




9. Critérios e procedimentos de avaliação e seleção: A avaliação das candidaturas incidirá sobre o Mérito do Candidato (MC) com ponderação de 60% e Entrevista (E) com ponderação de 40%. O mérito do candidato (MC), terá em consideração os seguintes critérios de avaliação, valorados numa escala de 1 a 5 valores:



a) Percurso académico, que reflete as classificações dos graus académicos, com uma ponderação de 50%;



b) Currículo pessoal, que reflete o percurso científico e profissional, assim como a experiência científica na área do projeto, com uma ponderação de 40%;



c) Carta de motivação, com uma ponderação de 10%.




Os candidatos que obtenham uma valoração inferior a 9,50 valores em qualquer dos métodos de seleção consideram-se excluídos da valoração final.




A classificação final do mérito do candidato será obtida pela aplicação da seguinte fórmula:



MC=(a*0,5)+(b*0,4)+(c*0,1)



Após análise do Mérito do Candidato, poderão ser selecionados até 3 candidatos para entrevista.

O júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa em concurso no caso do resultado da avaliação das candidaturas e da sua adequação aos objetivos do projeto não ser satisfatório.

Os candidatos que não cumpram os requisitos de admissão ou submeterem candidaturas com documentação em falta serão excluídos da valoração final.

Os documentos comprovativos da titularidade de graus académicos e diplomas, ou do respetivo reconhecimento quando tenham sido atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, podem ser dispensados em fase de candidatura, sendo substituídos por declaração de honra do candidato, ocorrendo a verificação dessa condição apenas em fase de contratualização da bolsa. Esta declaração deverá atestar factos ocorridos em data anterior à candidatura. Em fase de candidatura, quando apresentada declaração de honra em substituição de reconhecimento de grau por uma instituição de ensino superior portuguesa, não estando ainda o processo de reconhecimento de grau concluído, a indicação de classificação final do grau académico não será admitida como prova para efeitos de avaliação do método de seleção relacionado com a componente avaliação curricular. Assim, nessa situação, o júri atribuirá a classificação mínima nesse método (10 valores), de acordo com a escala de valores definida. Nas situações de divergência entre a informação constante da declaração e a documentação entregue para efeitos de contratualização de bolsa, apenas será considerada a informação constante nesta última. Caso se verifique que os documentos comprovativos da titularidade do grau académico e diploma, ou do respetivo reconhecimento nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, não correspondam às classificações atribuídas na avaliação do percurso académico e possam, consequentemente, alterar a seriação do candidato, não será efetivada a contratualização da bolsa.




10. Composição do Júri de Seleção:

O Júri é composto por:



Presidente: Maria Teresa Correia Guedes Lino Neto



Vogais efetivos: Maria Manuela Ribeiro Costa e Rui Manuel Peixoto Tavares



Vogal suplente: Francisca Rodrigues dos Reis

Em caso de impedimento do Presidente do Júri, este far-se-á substituir pelo primeiro vogal efetivo, sendo nomeado o vogal suplente para substituição do vogal efetivo.




11. Divulgação dos resultados: O projeto de resultados da avaliação, fundamentado em ata, será remetido aos candidatos através de correio eletrónico, até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas.

Caso o resultado seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia aos interessados, nos termos do artigo 121º e 122º do Código do Procedimento Administrativo (DL nº 4/2015 de 7 de janeiro).




12. Procedimentos de reclamação e recurso: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada (alfabeticamente, por nota final obtida), afixada em local visível e público da Unidade de acolhimento, bem como através de correio eletrónico a todos os candidatos, anexando-se, para o efeito, as atas com as deliberações do júri.

O candidato selecionado deverá manifestar por escrito a intenção de aceitação da bolsa. Em caso de não aceitação, a bolsa será atribuída ao candidato por ordem de seriação final.




Da decisão final pode ser interposta reclamação, no prazo de 15 dias úteis, dirigida ao Presidente do Júri. Os interessados poderão ainda apresentar recurso hierárquico facultativo, dirigido ao Sr. Pró-Reitor para a Investigação e Projetos, Professor Doutor Filipe Vaz.




13. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 18 de março de 2021 a 2 de abril de 2021.



As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae, certificado de habilitações ou declaração de honra do candidato e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para [email protected], indicando a referência do concurso em ?Assunto?. Não serão admitidas candidaturas enviadas por outras vias.

A falta de algum dos documentos exigidos na candidatura, ou o envio/entrega da mesma para outro local que não o supra indicado, poderá implicar a exclusão desta.




14. Política de não discriminação e de igualdade de acesso: A UMinho promove uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Braga

Instituição de acolhimento: Universidade do Minho


Data limite de candidatura: 02 April 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade do Minho – BioISI

Endereço:
Campus de Gualtar

Braga – 4710 – 057 BRAGA

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Universidade do Minho


Visto: 2158 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss