« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de Investigação Pós Full-time

de Escola de Engenharia da Universidade do Minho Lisboa em Lisboa (Publicado em 16-02-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de Investigação Pós-Doutoral ? SENSIBLECAR ? em Engenharia Eletrónica Industrial e de Computadores ou áreas afins.
Referência: SENSIBLECAR/1_12-02/2021

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica: Electronic engineering


Resumo do anúncio:

Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação Pós-Doutoral ? 2 vagas




No âmbito do projeto nº 037902, SENSIBLE CAR ? SI&IDT ? I&D Empresas em Co promoção



Encontra-se aberto concurso para a atribuição duas (2) Bolsas de Investigação Pós-Doutoral no âmbito do projeto Sensible Car: Automated Driving (n.º 037902), cofinanciado pelo FEDER através do Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), nos termos do Aviso de Abertura de Concurso n.º 26/SI/2016 no âmbito da alínea a) do n.º 1 do artigo 62º do Regulamento Específico do domínio da Competitividade e Internacionalização (RECI), Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro

Texto do anúncio

Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação Pós-Doutoral ? 2 vagas




No âmbito do projeto nº 037902, SENSIBLE CAR ? SI&IDT ? I&D Empresas em Co promoção




Encontra-se aberto concurso para a atribuição duas (2) Bolsas de Investigação Pós-Doutoral no âmbito do projeto Sensible Car: Automated Driving (n.º 037902), cofinanciado pelo FEDER através do Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), nos termos do Aviso de Abertura de Concurso n.º 26/SI/2016 no âmbito da alínea a) do n.º 1 do artigo 62º do Regulamento Específico do domínio da Competitividade e Internacionalização (RECI), Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro, nas seguintes condições:




Área Científica
: Engenharia



Área Científica Específica
: Eletrónica




Destinatários e Requisitos de admissão:
os candidatos deverão possuir, à data de candidatura, o grau de Doutor em Engenharia Eletrónica Industrial e de Computadores ou áreas afins. À data da submissão da candidatura, deverão os candidatos ter obtido o grau de Doutor nos três anos anteriores e deverão ter realizado os trabalhos de investigação que conduziram à atribuição do grau de doutor em entidade distinta da unidade de acolhimento Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T)*. Com a celebração do contrato em causa, os candidatos não poderão exceder, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados. Será dada prioridade a candidatos com:



  • conhecimentos consolidados em domínios da eletrónica digital e analógica e computação (processamento digital, análise de dados e/ou processos de aprendizagem automática);
  • conhecimentos consolidados em utilização do software MATLAB e experiência de programação (C/C++/Java/Python) e Verilog HDL;
  • participação em projetos de I&D e publicações em revistas internacionais;
  • capacidade de trabalho independente e em equipa, bem como de orientação de investigadores juniores;
  • excelentes conhecimentos da língua inglesa escrita e falada.
  • Incluem-se as Unidades de I&D diferentes, ainda que sediadas na mesma Unidade Orgânica (UOEI) da UMinho (nº 4 e 5 do artigo 7º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT I.P em vigor)



Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação. O reconhecimento de grau deve ainda incluir a respetiva conversão da classificação final obtida na habilitação estrangeira, para a escala de classificação portuguesa. Aos candidatos que não cumpram estas disposições, o júri atribuirá a classificação mínima (10 valores) no método de seleção relacionado com a componente avaliação curricular, de acordo com a escala de valores definida.




Elegibilidade dos candidatos:
Os candidatos deverão reunir as condições de elegibilidade previstas no artigo 9º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT I.P (950/2019).




Plano de trabalhos
: O plano de trabalhos insere-se no Sub-Projeto de ID&T 1 – ?LiDAR?, na linha ?Real-time object identification 3D Mapping?, no perfil “PhD Eletrotecnia/Eletrónica/Telecomunicações” (perfil 15), nas atividades/tarefas associadas ao período concernente ao decurso efetivo da bolsa de investigação e consiste:


  • Estudo das técnicas de deteção, representação e identificação de objetos em ambientes dinâmicos, com recurso a sensores LIDAR;
  • Estudo das restrições temporais a nível da captação de dados (com recurso a sensores LIDAR) em ambientes dinâmicos;
  • Desenvolvimento de métodos de pré-processamento de dados de sensores LIDAR;
  • Implementação de métodos de pré-processamento de dados de sensores LIDAR em hardware.



Legislação e regulamentação aplicável
: Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Cientifica); alterada pelo Decreto-Lei 202/2012 de 27 de agosto, pela Lei nº 12/2013 de 29 de janeiro de 2013, pelo Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de julho, e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019 de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. ? em vigor https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos.phtml.pt.




Unidade de acolhimento e Orientação científica:
O trabalho será desenvolvido no Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho ? Campus de Azurém sob a orientação científica do Professor André Paulo Whiteman Catarino e coorientação do Professor Jorge Miguel Nunes dos Santos Cabral.




Duração da (s) bolsa (s)
: A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em 15 de março de 2021. O contrato de bolsa será eventualmente renovável, por períodos adicionais até ao prazo máximo de 3 anos, caso esses períodos não excedam o limite máximo da duração do projeto e/ou da legislação aplicável.




Valor do subsídio de manutenção mensal
: O montante da bolsa corresponde a 1616 euros, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Outros benefícios: Reembolso do Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º Escalão da base de incidência contributiva (para bolsas com duração igual ou superior a 6 meses) e Seguro de Acidentes Pessoais.




Métodos de seleção (1):
A avaliação das candidaturas incidirá sobre o mérito do candidato, aplicando-se os seguintes métodos de seleção:

a) Avaliação curricular, com a ponderação de 40 %;

i. adequação da área de formação ao plano de trabalho, com a ponderação de 20 %


ii. publicações em revistas internacionais, com a ponderação de 30 %


iii. conhecimentos na área da eletrónica e da computação, com a ponderação de 50 %



b) Experiência comprovada em investigação e desenvolvimento, com a ponderação de 60%.




Os candidatos que obtenham uma valoração inferior a 9,50 valores em qualquer dos métodos de seleção consideram-se excluídos da valoração final.




O júri reserva-se ao direito de não atribuir uma ou mais bolsas no caso de não se apresentarem a concurso candidatos com o perfil adequado.



(1) Os documentos comprovativos da titularidade de graus académicos e diplomas, ou do respetivo reconhecimento quando tenham sido atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, podem ser dispensados em fase de candidatura, sendo substituídos por declaração de honra do candidato, ocorrendo a verificação dessa condição apenas em fase de contratualização da bolsa. Esta declaração deverá atestar factos ocorridos em data anterior à candidatura. Em fase de candidatura, quando apresentada declaração de honra em substituição de reconhecimento de grau por uma instituição de ensino superior portuguesa, não estando ainda o processo de reconhecimento de grau concluído, a indicação de classificação final do grau académico não será admitida como prova para efeitos de avaliação do método de seleção relacionado com a componente avaliação curricular. Assim, nessa situação, o júri atribuirá a classificação mínima nesse método (10 valores), de acordo com a escala de valores definida. Nas situações de divergência entre a informação constante da declaração e a documentação entregue para efeitos de contratualização de bolsa, apenas será considerada a informação constante nesta última. Caso se verifique que os documentos comprovativos da titularidade do grau académico e diploma, ou do respetivo reconhecimento nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, não correspondam às classificações atribuídas na avaliação do percurso académico e possam, consequentemente, alterar a seriação do candidato, não será efetivada a contratualização da bolsa.




Composição do Júri de Seleção
: o Júri é composto pelo presidente, Professor André Paulo Whiteman Catarino; pelos vogais efetivos, os Professores Jorge Miguel Nunes Santos Cabral e Paulo Francisco Silva Cardoso; e pelos vogais suplentes, os Professores João Luiz Afonso e José Gabriel Oliveira Pinto.



A existir a necessidade de substituição do Presidente, salvaguarda que o mesmo é substituído pelo primeiro vogal efetivo, sendo nomeado o vogal suplente para substituição do vogal efetivo.




Divulgação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação, fundamentado em ata, será remetido aos candidatos através de correio eletrónico, até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas.



Caso o resultado seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia aos interessados, nos termos do artigo 121º e 122º do Código do Procedimento Administrativo (DL nº 4/2015 de 7 de janeiro).




Procedimentos de reclamação e recurso:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada, por nota final obtida, afixada em local visível e público da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, bem como através de correio eletrónico a todos os candidatos, anexando-se, para o efeito, as atas com as deliberações do júri.

O candidato selecionado deverá manifestar por escrito a intenção de aceitação da bolsa. Em caso de não aceitação, a bolsa será atribuída ao candidato por ordem de seriação final.



Da decisão final pode ser interposta reclamação, no prazo de 15 dias úteis, dirigida ao Presidente do Júri. Os interessados poderão ainda apresentar recurso hierárquico facultativo, dirigido ao Sr. Pró-Reitor para a Investigação e Projetos, Professor Doutor Filipe Vaz.




Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas
: O concurso encontra-se aberto no período de 16 de fevereiro a 02 de março de 2021.



As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações ou declaração de honra do candidato e, opcionalmente, outros documentos considerados relevantes (por exemplo: documento que indique a Unidade de I&D onde realizou os trabalhos de investigação que conduziram à atribuição do grau de Doutor).



O candidato selecionado deverá certificar-se que possuiu assinatura digital qualificada até à fase de contratualização da bolsa. Mais informação disponível no portal da UMinho: https://www.uminho.pt/PT/Teletrabalho/Paginas/AssinaturaDigital.aspx ou no Portal: https://www.autenticacao.gov.pt/.



As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para [email protected], indicando a referência do concurso em ?Assunto?. Não serão admitidas candidaturas enviadas por outras vias.



A falta de algum dos documentos exigidos na candidatura, ou o envio/entrega da mesma para outro local que não o supra indicado, poderá implicar a exclusão desta.




Política de não discriminação e de igualdade de acesso:
A UMinho promove uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.




Declaração de Honra



Habilitações académicas




Eu, (nome), candidato(a) à vaga para atribuição de uma (tipo de bolsa), no âmbito do projeto (nome ou referência do projeto), publicada no portal Eracareers, com a referência (ref. edital), declaro sob compromisso de honra que conclui o grau académico de (grau académico), habilitante à tipologia de bolsa a concurso, designadamente o curso (designação), pela XXXX (Universidade conferente de grau), na data XX/XX/XXXX1, com média final de XX valores.



Por não me ser possível apresentar o comprovativo das habilitações até ao termo do concurso, declaro que me comprometo a apresentar o referido certificado na celebração do contrato de bolsa2, no caso de ser selecionado para a vaga a concurso.




Por ser verdade, vai a presente declaração ser por mim datada e assinada.

(Local), (data).

__________________________



(nome)



1 A declaração só poderá atestar factos ocorridos em data anterior à candidatura.

2 Nas situações de divergência entre a informação constante da declaração e a documentação entregue para efeitos de contratualização de bolsa, apenas será considerada a informação constante nesta última.

********************************************************************************



Declaration of Honor



Academic habilitations




(name), applicant to the research fellowship vacancy under the I&D project (title or reference), published in the Eracareers portal, reference xxxx, hereby declares to have a degree on XXXX (name of the course), concluded in the University of XXXX, on the XX/XX/XXXX, with the final grade of XX.




I have submit my diploma for recognition in the University of XXXX, according to the Decree-Law nº 66/2018 of August 16th1, concluded In the XX/XX/XXXX, with the final grade of XX.




I further declare that I undertake to present proof of my diploma recognition obtained under the Portuguese Law, until the date of the conclusion of the fellowship contract, in case of being selected for the vacancy in this competition.

As this is true, this declaration will be dated and signed by me.




(Place), (date).

__________________________



(name)



1 DGES (Foreign Degrees and Diplomas): https://www.dges.gov.pt/en/pagina/degree-and-diploma-recognition?plid=1536; University of Minho: Recognition of foreign degrees and diplomas: https://www.uminho.pt/EN/education/Pages/recognition-of-foreign-qualifications.aspx






Número de vagas: 2

Tipo de contrato: Informação não disponível

País: Portugal

Localidade: Guimarães

Instituição de acolhimento: Escola de Engenharia da Universidade do Minho


Data limite de candidatura: 02 March 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade do Minho – Escola de Engenharia

Endereço:
Campus de Azurém

Guimarães – 4800-058 Guimarães

Portugal

Email: [email protected]



Visto: 1910 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss