« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

PHD Researcher Full-time

de Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Porto em Porto (Publicado em 12-02-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

PHD Researcher
Referência: UIDP/04683/2020

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:


Resumo do anúncio:

Ana Cristina Freire, Professora Catedrática e Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, torna público que se encontra aberto pelo prazo de 10 dias úteis o procedimento concursal de seleção internacional para contratação de um Doutorado no âmbito do Projeto de Investigação Científica UIDP/04683/2020, financiado pela FCT.



Texto do anúncio

    AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL DE SELEÇÃO INTERNACIONAL PARA A CONTRATAÇÃO DE UM INVESTIGADOR DOUTORADO




    Ana Cristina Freire, Professora Catedrática e Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, torna público que se encontra aberto pelo prazo de 10 dias úteis o procedimento concursal de seleção internacional para contratação de um Doutorado no âmbito do Projeto de Investigação Científica UIDP/04683/2020, financiado pela FCT.



    Área Científica
    : Geociências / Geologia




    Requisitos de admissão:
    Ao concurso podem ser opositores/as candidatos/as nacionais, estrangeiros/as e apátridas que sejam titulares do grau de doutor na área científica acima mencionada.




    Para além do grau de doutoramento, os candidatos devem preencher cumulativamente as seguintes condições:



  • primeiro autor em publicações em revistas com sistema de revisão por pares;

  • forte experiência na caracterização mineralógica, petrográfica e geoquímica de materiais geológicos;

  • competências em trabalho de campo e cartografia;
  • excelentes capacidades de comunicação oral e escrita (tanto em português como em inglês).



  • Além disso, espera-se que o candidato tenha uma mente aberta, dedicada e capaz de colaborar com colegas e parceiros com diferentes backgrounds profissionais, científicos e culturais.




    Caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data da contratação.




    Funções a desempenhar



    O candidato selecionado será integrado no Grupo de Investigação de Georesources e Geomateriais do "Instituto de Ciências da Terra" (ICT- Polo Porto), num ambiente criativo e interdisciplinar, realizando investigação sobre a caracterização de materiais geológicos, no âmbito dos principais objetivos deste grupo de investigação.




    As principais funções serão:


  • Estudar materiais geológicos, novas matérias-primas e novas fontes para responder aos desafios tecnológicos e/ou ambientais;

  • Aplicar técnicas eficientes e expeditas de análise de dados;
  • Efetuar a caracterização de materiais geológicos em laboratório garantindo análises e resultados de alta qualidade;

  • Desenvolver trabalho de campo de forma autónoma;
  • Possibilidade de orientação de estudantes de mestrado e coorientação de estudantes de doutoramento;
  • Submeter pelo menos 4 artigos a revistas com sistema de revisão (Q1/Q2);

  • Possibilidade de prestar Serviço docente no Departamento de Geociências Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciência do Porto. (De acordo com o Artigo 12º, nº 3 do Regulamento nº 487/2020 do Pessoal de Investigação, de Ciência e de Tecnologia da Universidade do Porto).



  • Legislação e regulamentação aplicável:

    Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei nº 57/2017 de 19 de julho (Regime Jurídico do Emprego Científico - RJEC); Decreto Regulamentar n.º 11-A/2017, de 29 de dezembro; Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, na sua redação atual.



    Regulamento nº 487/2020 do Pessoal de Investigação, de Ciência e de Tecnologia da Universidade do Porto publicado na 2ª série do Diário da República a 22 de maio de 2020.




    Nos termos do artigo 18.º do RJEC o presente procedimento concursal está dispensado da autorização dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da Administração Pública, designadamente a referida no n.º 3 do artigo 7.º da LTFP, da obtenção do parecer prévio favorável dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da Administração Pública, referido no n.º 5 do artigo 30.º da LTFP e do procedimento de recrutamento de trabalhadores em situação de requalificação, referido no artigo 265.º da LTFP.




    Local de trabalho:
    As funções serão desenvolvidas no Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências do Porto e no Instituto de Ciências da Terra (polo do Porto).




    Duração do contrato de trabalho a termo incerto:
    O presente contrato de trabalho tem início previsto em março de 2021 e mantém-se apenas pelo período necessário à execução das funções definidas, em regime de dedicação exclusiva.




    Remuneração mensal: ?2.134,73
    de acordo com a alínea a) do n.º 1 do artigo 15.º da Lei nº 57/2017, de 19 de julho e com a primeira posição remuneratória do nível inicial previsto no artigo 2.º do Decreto Regulamentar n. 11-A/2017, de 29 de Dezembro, correspondente ao nível 33 da tabela remuneratória única, atualizada pelo DL 10-B/2020.




    Processo de Avaliação e Seleção:



    Nos termos do artigo 5.º do RJEC a seleção realiza-se através da avaliação do percurso científico e curricular dos candidatos.

    Critérios de Avaliação:

    A seriação dos candidatos será efetuada com base no Percurso Académico (PA); na análise da Experiência Profissional e/ou Científica e num Plano de Desenvolvimento de Carreira (EPC), tendo em conta as funções a desempenhar; e Carta de Motivação (CM). Os parâmetros a considerar terão o seguinte peso: PA (35%,) EPC (55%), e CM (10%).

    As candidaturas consideradas serão pontuadas numa escala de zero (0 - classificação mínima) a duzentos (200 - classificação máxima) em cada um dos seguintes critérios de avaliação.




    Os principais itens a considerar na classificação são os seguintes:


  • Percurso Académico (PA): adequabilidade do percurso e do CV académico às funções a desempenhar;

  • Experiência Profissional e/ou Científica e um Plano de desenvolvimento de Carreira (EPC): experiência anterior em atividades de investigação e produção científica, desde que especificamente relacionadas com as funções a desempenhar e um plano de desenvolvimento de carreira por um período de 3 anos (até um máximo de 5 páginas em formato A4, tamanho de letra 11);

  • Carta de motivação: adequabilidade e motivação do candidato às funções a desempenhar.



  • A classificação de cada candidato em cada item será percentual. A classificação (C) de cada candidato decorrerá da ponderação das classificações parciais em cada item de acordo com a expressão:



    C = (PA x 0.35) + (EPS x 0.55) + (CM x 0.10)




    Resultará assim uma lista ordenada dos candidatos, após votação nominal.

    Se o júri entender conveniente, poderá ser realizada uma entrevista (E) (eventualmente recorrendo a um sistema de videoconferência) aos três melhores candidatos posicionados, que se destinará exclusivamente a clarificar aspetos relacionados com os resultados da sua investigação. A entrevista terá um peso máximo de 10% do total da avaliação.




    Resultará assim a lista ordenada com a classificação final (CF) de acordo com a expressão:



    CF = (C x 0.90) + (Ex 0.10)



    Será selecionado o candidato com melhor classificação.



    Não são elegíveis para contratação os candidatos cuja candidatura seja avaliada com uma classificação final inferior a 100 (cem).




    Composição do júri de seleção:

    Presidente ? Deolinda Maria dos Santos Flores Marcelo da Fonseca, Professora Catedrática, FCUP

    1º Vogal efetivo - Helena Sant?Ovaia Mendes da Silva, Professora Associada com Agregação, FCUP



    2º Vogal efetivo
    ?Fernando Manuel Pereira de Noronha, Professor Emérito, FCUP



    1º Vogal suplente
    ? Iuliu Bobos Radu, Professor Associado com Agregação, FCUP.




    Forma de notificação dos resultados:



    As listas de candidatos admitidos e excluídos bem como as listas de classificação final são publicitadas na página eletrónica do respetivo concurso, sendo os candidatos notificados nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.




    Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

    As candidaturas deverão ser formalizadas exclusivamente na página do concurso (https://sigarra.up.pt/fcup/pt/cnt_cand_geral.concursos_list processo recrutamento nº193 ), no prazo de 10 dias úteis, mediante requerimento dirigido ao Júri de Seleção, com a seguinte documentação:



  • Requerimento de candidatura;

  • Certificado ou diploma de doutoramento;
  • Curriculum vitae detalhado;

  • Breve descrição das atividades profissionais/científicas mais relevantes dos últimos 5 anos;
  • Plano de desenvolvimento de Carreira, enquadrado maioritariamente nos objetivos do grupo de investigação Georrecursos e Geomateriais do Instituto de Ciências da Terra (polo do Porto), para um período de 3 anos (até um máximo de 5 páginas em formato A4, tamanho de letra 11);

  • Carta de motivação;

  • Outros documentos considerados importantes pelo candidato para a avaliação.



  • Os candidatos que não satisfaçam os requisitos explicitamente expressos no edital (adequabilidade da formação e disponibilidade) serão liminarmente excluídos.



    Assiste ao júri a faculdade de exigir a qualquer candidato, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.



    As falsas declarações prestadas pelos candidatos serão punidas nos termos da lei.

    Política de não discriminação e de igualdade de acesso



    A FCUP promove ativamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato(a) pode ser privilegiado(a), beneficiado(a), prejudicado(a) ou privado(a) de qualquer direito ou isento(a) de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

    Nos termos do D.L. nº 29/2001, de 3 de fevereiro, o candidato com deficiência tem preferência em igualdade de classificação, a qual prevalece sobre qualquer outra preferência legal. Os candidatos devem declarar no ato de candidatura, sob compromisso de honra, o respetivo grau de incapacidade, o tipo de deficiência e os meios de comunicação/expressão a utilizar no processo de seleção, nos termos do diploma supramencionado.



    O concurso encontra-se aberto de 12/02/2021 a 25/02/2021.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Porto

Instituição de acolhimento: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto


Data limite de candidatura: 25 February 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Endereço:
Rua do Campo Alegre, s/n

Porto - 4169-007

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Faculdade de Ciências da Universidade do Porto


Visto: 2499 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss