« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de Investigação Pós Full-time

de Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra Coimbra em Coimbra (Publicado em 15-01-2021)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de Investigação Pós-Doutoral
Referência: QuanTun_BIPD

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:


Resumo do anúncio:
A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de duas bolsas de investigação Pós-Doutoral, no âmbito do projeto PTDC/QUI-QFI/1880/2020 (Efeito de Túnel Quântico em Química Orgânica: Novos Paradigmas de Reactividade e Avenidas para Desenho Molecular).

Texto do anúncio

A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de duas bolsas de investigação Pós-Doutoral, no âmbito do projeto PTDC/QUI-QFI/1880/2020 (Efeito de Túnel Quântico em Química Orgânica: Novos Paradigmas de Reactividade e Avenidas para Desenho Molecular), com as seguintes características:

N.º de bolsas: 2.




Tipo de Atividade:
Realização de trabalhos de investigação no âmbito do projeto QUANTUN, PTDC/QUI-QFI/1880/2020 (Efeito de Túnel Quântico em Química Orgânica: Novos Paradigmas de Reactividade e Avenidas para Desenho Molecular).

Os estudos a realizar centrar-se-ão no estudo da reatividade, por efeito de túnel quântico, de compostos orgânicos isolados em matrizes criogénicas e em solução. O seguimento das reações e a caracterização dos reagentes, produtos e intermediários será feita através de métodos espectroscópicos (em particular espectroscopia de infravermelho). Os estudos experimentais serão complementados com estudos computacionais mecânico-quânticos..




Financiamento:
Fundos nacionais através do orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).




Destinatários/as da (s) bolsa (s):
Doutorados em Química, Física e áreas científicas afins



O(a) destinatário(a) da bolsa deverá verificar, cumulativamente, os requisitos previstos no n.º 3 do



artigo 7.º do RBIFCT:



a) O grau de doutor obtido nos 3 anos anteriores à data da submissão da candidatura;



b) Investigação seja realizada em entidade de acolhimento distinta da entidade onde foi obtido grau;



c) As atividades de investigação não exijam experiência pós-doutoral;



d) As atividades de investigação tenham um prazo de desenvolvimento e execução igual ou inferior a três anos;

e) O bolseiro não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações



possíveis, um período acumulado de três anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.




Local de realização da (s) Bolsa (s):
Centro de Química de Coimbra, Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.




Duração da (s) Bolsa (s):
36 meses.



A formalização do contrato de bolsa fica condicionada à homologação do financiamento atribuído.
A data de términus da bolsa fica condicionada à data prevista para o fim do projeto (28-03-2024).



Renovação
: Não renovável.




Orientação Científica:
Professor Doutor Rui Fausto Martins Ribeiro da Silva Lourenço.




Condições Financeiras da Bolsa:
A bolsa ascende a ? 1.616 correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Este subsídio mensal será pago no final do mês, por transferência bancária (A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais). O valor da bolsa não aumentará ao longo de todo o período da sua duração.




Regime de Atividade:
A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva. É atribuído ao/à Bolseiro/a o Estatuto de Bolseiro/a da UC, conforme disposto no Estatuto do Bolseiro de Investigação, e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual.




Método (s) de seleção:
Avaliação do percurso científico e curricular [APC (70%)] e a Entrevista [E (30%)]. A classificação final (CF) será obtida numa escala de 0 a 20 valores, considerando-se a valoração até às centésimas, mediante a aplicação da seguinte fórmula:

CF = (APC x 70%) + (E x 30%).




Critérios de seleção e atribuição:
Na avaliação do percurso científico e curricular são avaliados o desempenho científico e as atividades de extensão tendo em conta a relevância, qualidade, atualidade e reconhecimento nacional e internacional da produção científica e tecnológica, com ênfase nos trabalhos indicados pelos candidatos como as suas mais significativas contribuições para o avanço do conhecimento;



? A avaliação do percurso científico e curricular é efetuada de acordo com os critérios definidos acima, sendo devidamente fundamentada e expressa pelo júri em escala de 0 a 20 valores, com valoração até às centésimas.



? A avaliação da entrevista é efetuada de acordo com os critérios definidos acima, sendo devidamente fundamentada e expressa pelo júri em escala de 0 a 20 valores, com valoração até às centésimas, e visa exclusivamente a clarificação de aspetos relacionados com os resultados da investigação dos candidatos. A entrevista é pública, podendo a esta assistir todos os interessados.




Todos os Candidatos que reúnam os requisitos de admissão são sujeitos à avaliação do percurso científico e curricular. No entanto, apenas serão admitidos à entrevista e nela ordenados os quatro candidatos aprovados e melhor posicionados na ordenação resultante da avaliação do percurso científico e curricular.



São excluídos do procedimento os candidatos que tenham obtido uma valoração inferior a 9,5 valores num dos métodos, não lhes sendo aplicado o método seguinte, caso exista, bem como os candidatos que aos mesmos não tenham comparecido, deles tenham desistido ou, embora aprovados em mérito absoluto, não tenham sido classificados entre os 4 primeiros na avaliação de percurso científico e curricular.




Formalização da candidatura:
Cada candidato deve, sob pena de exclusão, enviar em suporte digital, exclusivamente no formato portable document format (pdf), os documentos abaixo enumerados.

1 ? Requerimento de admissão ao concurso, no qual deve obrigatoriamente:



a) Identificar o Bolsa a que se candidata, mencionando a referência indicada no aviso;



b) Indicar o seu nome completo e morada;



c) Indicar o seu endereço de correio eletrónico e telefone de contacto para notificações e eventuais comunicações do procedimento, em complemento à notificação por Edital;



d) Se residir a mais de 300 km de Coimbra, e caso o pretenda, requerer a possibilidade de a sua entrevista ocorrer por teleconferência;



e) Solicitar, caso pretenda, que o período considerado para a avaliação do seu percurso, que corresponde por regra aos últimos cinco anos, seja aumentado pelo júri, fundamentado em suspensão da atividade científica por razões socialmente protegidas, nomeadamente, por motivos de licença de parentalidade, doença grave prolongada, e outras situações de indisponibilidade para o trabalho legalmente tuteladas, caso em que deve indicar o período de avaliação pretendido e anexar documento comprovativo para o efeito;



f) Se aplicável, declarar, sob compromisso de honra, de que é detentor de deficiência, indicando o respetivo grau de incapacidade, o tipo de deficiência e os meios de comunicação/expressão a utilizar no processo de seleção, nos termos do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro.



g) Declarar, sob compromisso de honra, que é autêntica toda a informação e documentação incluída na candidatura, sem prejuízo da efetiva comprovação, sempre que solicitada.



2 ? Curriculum Vitae, relativo aos últimos cinco anos ou ao período alargado a que tem direito, se fundamentadamente requerido nos termos da alínea e) do ponto anterior, devidamente datado e assinado. O Curriculum Vitae deve conter um preâmbulo do qual conste, se existir, o histórico de todas as relações contratuais do candidato nos últimos cinco anos (ou no período alargado a que tem direito) e respetivos períodos, identificando a categoria detida, a natureza do vínculo e a área científica e explicitando, com exatidão, o vínculo laboral detido e a instituição onde exerce funções à data da candidatura. Deve ainda incluir uma sinopse fundamentada, que demonstre que o candidato possui especialidade adequada à área ou áreas científicas para as quais é aberto o concurso.



3 ? Cópia dos certificados de habilitações. Os opositores ao concurso que sejam detentores do grau de doutor obtido no estrangeiro devem, até ao termo do prazo de candidatura comprovar o respetivo reconhecimento ou a respetiva equivalência nos termos do Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, ou o respetivo registo nos termos do Decreto- Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro, ou juntar prova de que o requereram, sem prejuízo de, no momento da contratação, tal reconhecimento, equivalência ou registo, consoante o caso, ter sido oficialmente concedido, sob pena de exclusão.



4 ? Cópia autonomizada dos 3 a 6 trabalhos que o candidato considera melhor representarem as suas mais significativas contribuições para o avanço do conhecimento na área ou áreas para as quais é aberto o concurso.



5 ? Cópia de todos os demais trabalhos mencionados no Curriculum Vitae.



6 ? Quaisquer outros elementos que o candidato considere relevantes.



7? Declaração sob compromisso de honra do(a) candidato (a) com a indicação da(s) bolsa(s) da tipologia a concurso que realizou e a respetiva duração da(s) mesma(s).



Envio da candidatura:
Os documentos devem ser enviados simultaneamente para os endereços de e-mail: [email protected] e [email protected],



Não serão admitidas candidaturas que não estejam devidamente instruídas ou não preencham os critérios formais de admissão ao concurso, nos termos definidos na legislação vigente e no presente aviso. A apresentação de qualquer documentação exigida fora do prazo estipulado determina igualmente a não admissão ao concurso.



O presente concurso cessa com a atribuição das Bolsas ou por inexistência ou insuficiência de candidatos à prossecução do concurso.




Composição do júri de seleção:
Presidente:



? Rui Fausto Martins Ribeiro da Silva Lourenço, Professor Catedrático, Departamento de Química, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra



Vogais efetivos:



? Cláudio Manaia Nunes, Investigador Auxiliar, Centro de Química de Coimbra, Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra;



? Licínia de Lurdes Gomes Justino Simões, Investigadora Doutorada Nível 1, Departamento de Química, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.



Vogais suplentes:



? João Manuel Pita Batista Pina, Professor Auxiliar, Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.



? Maria Ermelinda da Silva Eusébio, Professora Auxiliar, Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.



Nas suas faltas e impedimentos, o Presidente do Júri será substituído pelo vogal indicado em primeiro lugar que, em igual caso de impedimento, será substituído pelo vogal a seguir indicado e assim sucessivamente.




Prazo para formalização da candidatura:
Entre 01/02/2021 e 20/02/2021.




Data de Publicitação:
15/01/2021.




Data limite de candidatura:
20/02/2021.




Informações complementares:
Os resultados da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis a contar da data limite de submissão de candidaturas, através de envio de comunicação aos/às candidatos/as, via correio eletrónico. Após a divulgação dos resultados, os/as candidatos/as serão notificados/as para, caso pretendam, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. Findo este prazo, os/as candidatos/as selecionados/as terão que declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data do início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta da declaração dentro do prazo referido equivale a renúncia à bolsa. Em caso de renúncia ou desistência do/a candidato/a selecionado/a, será notificado/a o/a candidato/a imediatamente melhor classificado/a.






Número de vagas: 2

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Coimbra

Instituição de acolhimento: Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra


Data limite de candidatura: 20 February 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)



2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Identificação da Instituição: Universidade de Coimbra

Endereço:
Edifício da Faculdade de Medicina, 1.º andar, Pólo I, Rua Larga

Coimbra - 3004-504

Portugal

Email: [email protected]



Visto: 2571 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss