« Página Inicial

0

candidaturas

Atribuição de Uma Bolsa de Investigação Full-time

de Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa Lisboa em Lisboa (Publicado em 23-12-2020)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Atribuição de Uma Bolsa de Investigação
Referência: BI/ORAiDEA/19-2020

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica: Materials Engineering


Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto ORAiDEA (ANI ? 39985 - AAC 31/SI/2017), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional de Lisboa.




Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto ORAiDEA (ANI ? 39985 - AAC 31/SI/2017), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional de Lisboa.


1. Área Científica: Engenharia de Materiais e áreas afins


2. Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir Mestrado em Engenharia de Materiais e áreas afins e estar inscritos em programas doutorais. Será dada prioridade à área de Engenharia de Materiais e a candidatos com experiência de investigação na área científica específica do plano de trabalhos. Devem os documentos comprovativos desta situação ser apresentados, no máximo, até à fase de contratualização da bolsa, podendo antes disso ser substituídos por declaração de honra.

3. Plano de trabalhos: O plano de trabalhos a desenvolver consiste nas seguintes tarefas:


  • Tarefa 1 ? Desenvolvimento de Biovidros com atividade antibacteriana, pela técnica de sol-gel
  • Tarefa 2 ? Caracterização Físico-química dos Biovidros;
  • Tarefa 3 ? Avaliação da atividade antibacteriana dos biovidros e de revestimentos obtidos com os mesmos pela técnica de CoBlast®;
  • Tarefa 4 ? Avaliação da bioatividade e degradação dos biovidros e de revestimentos obtidos com os mesmos pela técnica de CoBlast®;
  • Tarefa 5 ? Avaliação in vitro da biocompatibilidade dos biovidros e de revestimentos obtidos com os mesmos pela técnica de CoBlast®;

O trabalho a desenvolver encontra-se integrado nas atividades proposta para o projeto ORAiDEA, que visa o desenvolvimento de implantes revestidos por filmes microestruturados e nanoestruturados com atividade antibacteriana. No âmbito do trabalho proposto para a bolsa de investigação, diversas composições de biovidro modificado com a inserção de iões Ag, Cu e Zn serão preparados e analisados quanto às suas propriedades físico-químicas, bioatividade, atividade antibacteriana e biocompatibilidade. A deposição do biovidro sobre os substratos será realizada através da técnica de CoBlast®. Os revestimentos serão também analisados tendo em contas além das propriedades acima referidas, as propriedades mecânicas.


4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor ( https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf ).


5. Local de trabalho : O trabalho será desenvolvido no Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT/I3N), laboratórios da UCIBIO e laboratório de cultura celular do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica de João Paulo Miranda Ribeiro Borges.


6. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em início de fevereiro de 2021. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto.


7. Valor do subsídio de manutenção mensal : O montante da bolsa corresponde a ? 1074,64, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/Tabela_Valores_SMM_LOE_2020.pdf, sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de seleção: A seleção dos candidatos será efetuada pelo júri, com base na análise do Curriculum Vitae e sua adequação para as tarefas propostas. A avaliação do candidato terá em conta o mérito do candidato, considerando os parâmetros da formação académica (40%), a avaliação curricular valorizando a experiência definida no plano de trabalhos (50%) e a entrevista (10%). Caso o júri opte por não entrevistar os candidatos, a avaliação curricular corresponderá a 60% da avaliação dos candidatos.


9. Composição do Júri de Seleção:


Presidente do Júri ? Professor Doutor João Paulo Borges


1º Vogais Efetivos ? Professora Doutora Isabel Sá Nogueira


2º Vogais Efetivos ? Professor Doutor Jorge Carvalho Silva


1º Vogais Suplentes ? Professora Doutora Maria Carmo Lança


2º Vogais Suplentes ? Professora Doutora Célia Reis Henriques


10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio eletrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso à ata. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projeto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio eletrónico.


11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas : O concurso encontra-se aberto no período de 28 de dezembro de 2020 a 11 de janeiro de 2021.


As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente por correio eletrónico, obrigatoriamente com a indicação, no assunto do e-mail, da referência ? BI/ORAiDEA/19-2020?, para [email protected] , dentro do prazo limite para a respetiva apresentação. A candidatura deverá ser obrigatoriamente instruída com os seguintes documentos:


a) Curriculum Vitae


b) Carta de motivação


c) Certificado de habilitações


d) Outros documentos comprovativos considerados relevantes, nomeadamente o comprovativo de inscrição no ano letivo em curso; coerentemente com o detalhado no ponto 2 do Edital).


Para mais informações, por favor entrar em contacto com o Prof. João Paulo Borges, através do seguinte email: [email protected]



Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Campus de Caparica

Instituição de acolhimento: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa


Data limite de candidatura: 11 January 2021

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)



2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: CENIMAT/I3N

Endereço:
FCT/UNL - CENIMAT/I3N - Campus da Caparica

Caparica - 2829-516 Caparica

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa


Visto: 152 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss