« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolseiro de Investigação Full-time

de Centro de Investigação de Montanha do instituto Politécnico de Bragança Bragança em Bragança (Publicado em 10-11-2020)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolseiro de Investigação
Referência: PRIMA/0009/2019_BI_D_112020

Área científica genérica: Chemistry

Área científica específica:


Resumo do anúncio:

Texto do anúncio

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI)



Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do Projeto ?VALUEFARM ? Valorization of mediterranean small-scale farms by cropping wild unexploited species (PRIMA/0009/2019)?, com financiamento ?Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.?, nas seguintes condições:




1. Área Científica:



Química




2.
Requisitos de admissão:



1) Estudante inscrito num Programa de Doutoramento em Tecnologia Alimentar, Farmácia e Saúde ou áreas afins; 2) Mestrado em Qualidade e Segurança Alimentar, Farmácia e Química de Produtos Naturais, Engenharia Química ou áreas afins; 3) Adequação da formação e experiência do candidato aos objetivos do trabalho a desenvolver; 4) Experiência em técnicas de extração, separação (cromatografia) e elucidação estrutural (espetrometria de massa) e 5) Experiência em ensaios de avaliação de bioatividades e mecanismos de ação. Será ainda valorizado o domínio da língua inglesa (escrita e comunicação oral).




3
. Plano de trabalhos:



1) Caracterizar as propriedades física e qualidade de plantas silvestres comestíveis do Mediterrâneo (WEPS); 2) Avaliar o valor nutricional e composição química das WEPS; 3) Identificar e quantificar os compostos bioativos individuais e avaliar as propriedades funcionais; e 4) promover a disseminação e exploração dos resultados gerados nesta proposta para impactar tanto a comunidade científica quanto a economia dos países participantes.




4.
Objetivos:



O VALUEFARM visa valorizar os ecossistemas do Mediterrâneo, introduzindo plantas comestíveis silvestres do Mediterrâneo (WEPs), para isso irá ser analisado a composição química, o valor nutricional e o teor de compostos bioativos de WEPs.




5.
Legislação e regulamentação aplicável:



Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na sua redação em vigor; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf); Regulamento n.º 522/2020, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 113, de 12 de junho ? Regulamento de Bolsas de Investigação do Instituto Politécnico de Bragança.




6.
Local de trabalho e orientação científica:



O trabalho será desenvolvido em CIMO-IPB, sob a orientação científica de Lillian Barros.




7.
Duração da(s) bolsa(s):



A bolsa terá a duração inicial de 12 meses, com início previsto em 01/01/2021 (com possibilidade de renovação até um máximo de 32 meses).




8.
Valor do subsídio de manutenção mensal:



O montante da bolsa corresponde a 1.074,64, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P. no país.



Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos no Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.




9.
Métodos de seleção e respetiva valoração:



Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:



a) Avaliação curricular e sua adequação para o trabalho em causa (60%); b) Experiência na valorização de resíduos florestais e/ou micológicos (20%); c) Experiência em técnicas de elucidação estrutural (20%).




10.
Composição do Júri de Seleção:



Doutora Lillian Barros (Presidente do Júri), Doutor Márcio Carocho (vogal), Doutora Sandrina Heleno (vogal) e Doutor Ricardo Calhelha (vogal suplente).




11.
Forma de publicitação/notificação dos resultados:



As comunicações e os resultados finais da avaliação serão divulgados através de notificação por correio eletrónico aos candidatos.




12.
Prazo de candidatura:



O concurso encontra-se aberto no período compreendido entre 26/11/2020 e 12/12/2020.




13
. Forma de apresentação das candidaturas:



As candidaturas podem ser formalizadas através de correio eletrónico para [email protected], acompanhadas dos seguintes documentos:



a) Curriculum Vitae;
b) Certificado de habilitações;
c) Carta de motivação


Os documentos comprovativos da titularidade de graus académicos ou diplomas, ou de inscrição em grau académico ou diploma, podem ser dispensados em fase de candidatura, sendo substituídos por declaração de honra do candidato, sendo obrigatória a verificação dessa condição em fase de contratualização da bolsa.



Os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de reconhecimento por uma Instituição Portuguesa de acordo com o Decreto-lei n.º 66/2018, de 16 de agosto e a Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do reconhecimento é mandatória para a assinatura do contrato.




14.
Prazos e procedimentos de reclamação e recurso:



Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a data de divulgação dos resultados da avaliação, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.



Da decisão final pode ser interposto recurso para o Presidente do IPB no prazo de 15 dias úteis após a respetiva notificação.






Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Bragança

Instituição de acolhimento: Centro de Investigação de Montanha do instituto Politécnico de Bragança


Data limite de candidatura: 12 December 2020

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)



2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Instituto Politécnico de Bragança

Endereço:
Campus de Santa Apolónia

Bragança - 5300-253

Portugal

Email: [email protected]



Visto: 2774 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss