« Página Inicial

0

candidaturas

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (Mestre) Full-time

de Universidade do Minho Lisboa em Lisboa (Publicado em 07-11-2020)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (Mestre)
Referência: CFUM-BI- 20/2020 ? ORAiDEA

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica: Materials Engineering


Resumo do anúncio:
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma (1) bolsa de investigação no âmbito do projeto, ORAiDEA ? Desenvolvimento de implantes dentários multifuncionais, com a referência POCI-01-0247-FEDER-039985, desenvolvido em parceria com o Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com o objetivo reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, com prioridade em promover o investimento das empresas em I&D, nas atividades I&D empresarial, nos termos do Aviso de Abertura de Concurso n.º 31/SI/2017, nas seguintes condições:


Texto do anúncio
1-Área Científica: Ciência e Tecnologia de Materiais

2-Requisitos de admissão: Mestrado ou Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Biomédica; Engenharia de Polímeros, Engenharia Química, Engenharia Física, Física, ou áreas afins. À data da respetiva contratação, deverão os candidatos comprovar a inscrição em um dos seguintes cursos:

  • Doutoramento (na área ou área afim à solicitada em edital);
  • Mestrado/Mestrado Integrado (na área ou área afim à solicitada em edital);
  • Mestres inscritos em cursos não conferente de grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição do ensino superior, na área ou área afim à solicitada em edital (por ex.: pós-graduações, estudos avançados, formação especializada).
Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação. O reconhecimento de grau deve ainda incluir a respetiva conversão da classificação final obtida na habilitação estrangeira, para a escala de classificação portuguesa. Aos candidatos que não cumpram estas disposições, o júri atribuirá a classificação mínima (10 valores) no método de seleção relacionado com a componente avaliação curricular, de acordo com a escala de valores definida.

3-Elegibilidade dos candidatos: Os candidatos deverão reunir as condições de elegibilidade previstas no artigo 9º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT I.P (2019).

4-Plano de trabalhos: O projeto ORAiDEA propõe-se desenvolver implantes dentários multifuncionais, iniciando pelo seu design e posteriormente produzidos através de maquinação de blocos à base de titânio (Ti). O projeto visa constituir um importante passo para a resolução de problemas e necessidades reais que afetam mais especificamente o setor dos implantes dentários, nomeadamente as infeções peri-implantares, cada vez mais comuns e que podem levar à perda dos implantes e à necessidade de cirurgias adicionais. Com o projeto, o consórcio pretende contribuir para a resolução destes problemas através do desenvolvimento de implantes revestidos por filmes microestruturados e nanoestruturados. Para os filmes microestruturados, diversas composições de biovidro modificado com a inserção de iões Ag, Cu e Zn serão preparados e analisados física, quimica e biologicamente. A deposição do biovidro sobre os substratos será realizada através da técnica de CoBlast®. Em paralelo, serão desenvolvidos, sobre o mesmo tipo de substrato, filmes nanoestruturados produzidos a partir de PVD. Para tal, serão estudadas diversas composições de deposição de iões Ag, Cu e Zn por essa técnica física. Pretende-se avaliar in-vitro e in-vivo a eficiência destes implantes de forma a validar as hipóteses levantadas. Paralelamente pretende-se ainda ir mais além no nível de diferenciação e inovação através da potenciação da bioatividade e osteointegração dos implantes revestidos através da sua polarização elétrica. Será potencialmente obtido um implante com grandes vantagens para os pacientes, podendo ser uma solução de referência ao nível do desempenho clínico. O desenvolvimento pretendido pelo projeto visa dotar o promotor líder, a PRIFER, com o know-how e a tecnologia necessárias para entrar no mercado dos dispositivos médicos, que se encontra em contínua expansão. Para além da empresa promotora, o projeto integra mais duas PME´s, a CERAMED II empresa que já opera no mercado dos implantes e próteses, o Hospital Veterinário de São Bento, que irá ajudar a validar os implantes desenvolvidos e quatro universidades, especificamente a Universidade de Aveiro, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade do Minho e a Universidade de Coimbra. Principais objetivos: ? Design e maquinação de implantes e aditamentos protéticos; ? Produção de revestimentos de M-TiN (M = Ag, Zn ou Cu) por pulverização catódica com e sem canhão de clusters ? Caraterização química, física, estrutural e mecânica de revestimentos de M -TiN (M = Ag, Zn ou Cu), ? Avaliação da bioactividade e atividade antibacteriana dos revestimentos;

5-Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Cientifica, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na redação atual publicada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019 de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. ? em vigor https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos.phtml.pt.

6-Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Física da Universidade do Minho e no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, em regime de exclusividade, e sob a orientação científica da Professora Sandra Carvalho.

7-Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em 02 de janeiro de 2021 O contrato de bolsa será renovável, no caso de estudantes de mestrado até dois anos, no caso de mestres inscritos em doutoramento até quatro anos e no caso de mestres inscritos num curso não conferente a grau académico até um ano.

8-Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa pode ser consultado na tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), corresponde ao seguinte:

  • Estudantes de doutoramento: 1074,64 euros
  • Mestres inscritos em cursos não conferentes de grau académico: 1074,64 euros
  • Estudantes de mestrado ou mestrado integrado: 805,98 euros

Outros benefícios: Reembolso do Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º Escalão da base de incidência contributiva (para bolsas com duração igual ou superior a 6 meses) e Seguro de Acidentes Pessoais.

9-Composição do Júri de Seleção:

  • Presidente: Prof.ª Sandra Maria Fernandes Carvalho
  • Vogais efetivos: Prof. Luís Silvino Alves Marques e Prof. Diogo Albano Cavaleiro Ventura Carvalho
  • Vogal suplente: Prof. Vasco Manuel Pinto Teixeira e Doutora Sandra Mariana Silva Marques

10-Critérios e procedimentos de avaliação e seleção: A avaliação das candidaturas incidirá sobre o Mérito do candidato, aplicando-se os seguintes critérios de avaliação, valorados numa escala de 1 a 20 valores: Mérito do candidato – MC (100%):

a) Percurso académico (que reflete as classificações dos graus académicos), com uma ponderação de 50%

b) Currículo pessoal (que reflete o percurso científico e profissional), com uma ponderação de 50% A classificação final do mérito do candidato será obtida pela aplicação da seguinte fórmula:

MC=(a*0,5)+(b*0,5)

O júri poderá recorrer à realização de entrevistas de seleção aos três candidatos com melhor classificação. Neste caso, os métodos de seleção alteram, passando a ser os seguintes:

a. avaliação curricular com a ponderação de 40%;

b. experiência comprovada na área do projeto, com a ponderação de 40%.
c. Entrevista com a ponderação 20%.

A classificação final do mérito do candidato será obtida nesse caso pela aplicação da seguinte fórmula:
MC=(a*0,4)+(b*0,4)+(c*0.2)

11-Divulgação dos resultados: O projeto de resultados da avaliação, fundamentado em ata, será remetido aos candidatos através de correio eletrónico, até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas. Caso o resultado seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia aos interessados, nos termos do artigo 121º e 122º do Código do Procedimento Administrativo (DL nº 4/2015 de 7 de janeiro).

12-Procedimentos de reclamação e recurso: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada (alfabeticamente, por nota final obtida), afixada em local visível e público da Unidade de acolhimento, bem como através de correio eletrónico a todos os candidatos, anexando-se, para o efeito, as atas com as deliberações do júri. O candidato selecionado deverá manifestar por escrito a intenção de aceitação da bolsa. Em caso de não aceitação, a bolsa será atribuída ao candidato por ordem de seriação final. Da decisão final pode ser interposta reclamação, no prazo de 15 dias úteis, dirigida ao Presidente do Júri. Os interessados poderão ainda apresentar recurso hierárquico facultativo, dirigido ao Sr. Pró-Reitor para a Investigação e Projetos, Professor Doutora Filipe Vaz.

13-Prazo de candidatura e forma de apresentação de candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 17 a 30 de novembro de 2020. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae; certificado de habilitações ou declaração do candidato; documento comprovativo de inscrição num dos cursos acima referidos.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico, para [email protected] e [email protected], indicando a referência do concurso em Assunto, (CFUM-BI- 20/2020 ? ORAiDEA). Não serão admitidas candidaturas enviadas por outras vias.



Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: Guimarães/Coimbra

Instituição de acolhimento: Universidade do Minho


Data limite de candidatura: 30 November 2020

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)



2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade do Minho – Escola de Ciências – Departamento de Física

Endereço:
Campus de Gualtar

Braga – 4710-057 BRAGA Codex

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Universidade do Minho


Visto: 86 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss