« Página Inicial

0

candidaturas

Bolsa de Investigação para Doutoramento Full-time

de Escola de Enfermagem/UMinho Braga em Braga (Publicado em 29-10-2020)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de Investigação para Doutoramento
Referência: UMINHO/bolsa de investigação/HC2021_nov2020

Área científica genérica: Not available

Área científica específica:


Resumo do anúncio:
Edital para atribuição de Bolsa de Investigação

A Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho abre concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação, adiante designada por Bolsas de Investigação para Doutoramento, no âmbito do projeto de I&D Healthy Children 2021, (nº 221669 - Academias Gulbenkian do Conhecimento), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Conhecimento.
A bolsa de investigação destina-se a Estudantes de doutoramento. Podem ainda destinar-se à realização de atividades de I&D por mestres inscritos em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo da instituição (UMinho), desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D

Texto do anúncio

MINUTA DE EDITAL PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO



Título: (Bolsa de Investigação; 1 vaga)



A Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho abre concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação, adiante designada por Bolsas de Investigação para Doutoramento, no âmbito do projeto de I&D Healthy Children 2021, (nº 221669 - Academias Gulbenkian do Conhecimento), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian Conhecimento, nas seguintes condições:



Á
rea Científica: Ciências da saúde, enfermagem e áreas afins.



Destinatários
: A bolsa de investigação destina-se a Estudantes de doutoramento. Podem ainda destinar-se à realização de atividades de I&D por mestres inscritos em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo da instituição (UMinho), desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D.



Elegibilidade dos candidatos:
Os candidatos deverão reunir as condições de elegibilidade previstas no artigo 9º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade do Minho, publicado no DR nº 119 de 22 de junho de 2020 (Despacho nº 6524/2020)

Plano de trabalhos:

O plano de trabalhos compreende a consolidação da formação científica do bolseiro, através do desenvolvimento de trabalhos de investigação conducentes à obtenção do respetivo grau académico integrados em projetos de I&D. Por conseguinte, o bolseiro irá desenvolver o seu trabalho no âmbito de um projeto de investigação em curso e contempla as seguintes atividades:

  • Revisão de Literatura sobre os estilos de vida saudável e o desenvolvimento da criança;
  • Análise documental sobre políticas públicas proveniente de organismos internacionais e nacionais diretamente relacionadas com práticas inovadoras na promoção do desenvolvimento físico, social e emocional de crianças em idade pré-escolar;

  • Análise de dados qualitativos e quantitativos recolhidos no âmbito do projeto;
  • Participação em atividades de preparação, realização e disseminação dos resultados, através da escrita de artigos de natureza científica e profissional.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei nº 40/2004 de 18 de agosto, na redação atual publicada pelo Decreto-Lei nº 123/2019 de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade do Minho, publicado no DR nº 119 de 22 de junho de 2020 (Despacho nº 6524/2020) .



Unidade de acolhimento e Orienta
ção científica: O trabalho será desenvolvido na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, sob a orientação científica da Professora Doutora Helena Rafaela Vieira do Rosário.



Dura
ção da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em dezembro de 2020. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao limite máximo da tipologia a atribuir e da duração do projeto.



Valor do subsídio de manuten
ção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1074,64?, conforme tabela de valores da Universidade do Minho (Anexo II do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da UMinho ? Tabela dos Montantes das Bolsas. Outros benefícios: Reembolso do Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º Escalão da base de incidência contributiva (para bolsas com duração igual ou superior a 6 meses) e Seguro de Acidentes Pessoais.



Composi
ção do Júri de Seleção:

O júri para a avaliação das candidaturas e seleção do(a) candidato(a) é constituído por:


  • Helena Rafaela Vieira do Rosário (Presidente do Júri)
  • Cláudia Cristina Vieira Carvalho Oliveira Ferreira Augusto (1º Vogal)
  • Maria de Fátima Silva Vieira Martins (2º Vogal)
  • Rui Pedro Gomes Pereira (1º Vogal suplente)
  • Cristina Araújo Martins (2º Vogal suplente)


Em caso de impedimento do Presidente do Júri, este far-se-á substituir pelo primeiro vogal efetivo, sendo nomeado o vogal suplente para substituição do vogal efetivo.



Critérios e procedimentos de avalia
ção e seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão a avaliação curricular (AC), podendo, caso o júri entenda necessário, ser complementada por entrevista (E) aos dois candidatos melhor classificados. Neste caso, a classificação final será obtida pela seguinte fórmula: (0,6 x AC) + (0,4 x E) e expressa numa escala de 0 a 20 valores. Não sendo realizada a entrevista, a classificação final corresponderá à classificação atribuída na avaliação curricular, a qual tem em conta o mérito do candidato. A avaliação curricular será baseada nos seguintes fatores de avaliação e critérios de ponderação:



a) Currículo académico, científico, técnico e profissional ? 40%;



b) Adequação da experiência ao plano de trabalhos ? 60%.



O júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa se nenhum dos candidatos reunir todos os requisitos e corresponder ao perfil pretendido.



Os documentos comprovativos da titularidade de graus académicos e diplomas, ou do respetivo reconhecimento quando tenham sido atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, podem ser dispensados em fase de candidatura, sendo substituídos por declaração de honra do candidato, ocorrendo a verificação dessa condição apenas em fase de contratualização da bolsa. Esta declaração deverá atestar factos ocorridos em data anterior à candidatura. Nas situações de divergência entre a informação constante da declaração e a documentação entregue para efeitos de contratualização de bolsa, apenas será considerada a informação constante nesta última. Caso se verifique que os documentos comprovativos da titularidade do grau académico e diploma, ou do respetivo reconhecimento nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, não correspondam às classificações atribuídas na avaliação do percurso académico e possam, consequentemente, alterar a seriação do candidato, não será efetivada a contratualização da bolsa.



Divulga
ção dos resultados: O projeto de resultados da avaliação, fundamentado em ata, será remetido aos candidatos através de correio eletrónico, até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas.



Caso o resultado seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia aos interessados, nos termos do artigo 121º e 122º do Código do Procedimento Administrativo (DL nº 4/2015 de 7 de janeiro).



Procedimentos de reclama
ção e recurso: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada (por nota final obtida), afixada em local visível e público da Unidade de acolhimento, bem como através de correio eletrónico a todos os candidatos, anexando-se, para o efeito, as atas com as deliberações do júri.

O candidato selecionado deverá manifestar por escrito a intenção de aceitação da bolsa. Em caso de não aceitação, a bolsa será atribuída ao candidato por ordem de seriação final.



Da decisão final pode ser interposta reclamação, no prazo de 15 dias úteis, dirigida ao Presidente do Júri. Os interessados poderão ainda apresentar recurso hierárquico facultativo, dirigido ao Sr. Pró-Reitor para a Investigação e Projetos, Professor Doutor Filipe Vaz.



Prazo de candidatura e forma de apresenta
ção das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 9 a 20 de novembro de 2020.



As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:



a) Carta de Motivação, na qual o candidato deverá expor as razões pelas quais: 1) quer trabalhar em investigação científica; 2) se candidata a uma bolsa na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho; 3) o seu perfil académico, experiência profissional e como as competências que possui são adequadas à bolsa a concurso;



b) Curriculum vitae, com indicação do nome e morada completos;



c) Cópia do(s) certificado(s) das habilitações exigidas nos requisitos mínimos e nas condições de preferência;



d) Quaisquer documentos que os candidatos entendam ser relevantes para apreciação do seu mérito.



As candidaturas deverão ser formalizadas, através de email para o endereço: [email protected], com conhecimento para [email protected], com a refª ?UMINHO/bolsa de investigação/HC2021_nov2020?, ou em alternativa, entregues pessoalmente, durante o período 09:00-12:30 ou 14:00-17:30 no seguinte local:



Escola Superior de Enfermagem



Edifício 4, Campus de Gualtar



4710 - 057 Braga



Não serão admitidas candidaturas enviadas por outras vias.




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Braga

Instituição de acolhimento: Escola de Enfermagem/UMinho


Data limite de candidatura: 20 November 2020

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)



2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: Universidade do Minho - Direcção de Recursos Humanos

Endereço:
Largo do Paço

Braga - 4704-553

Portugal

Email: [email protected]



Visto: 52 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss