« Página Inicial

0

candidaturas

Bolsa de Investigação Full-time

de Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa Lisboa em Lisboa (Publicado em 04-09-2020)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de Investigação - Pós-Doutoramento
Referência: BI/INPACTUS/12/2020

Área científica genérica: Engineering

Área científica específica: Materials Engineering


Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação ? Pós-Doutoramento, no âmbito do Projeto de Investigação Científica INPACTUS a desenvolver pelo ?Soft and Biofunctional Material? (CENIMAT) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio financeiro do projecto ?Produtos e Tecnologias Inovadores a partir do Eucalipto? (IMPACTUS): N. 21874 ? COMPETE 2020 n.246/EIXO II/2017 (Despacho DR n. 873/2018, 23 Jan).




Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação ? Pós-Doutoramento, no âmbito do Projeto de Investigação Científica INPACTUS a desenvolver pelo ?Soft and Biofunctional Material? (CENIMAT) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio financeiro do projecto ?Produtos e Tecnologias Inovadores a partir do Eucalipto? (IMPACTUS): N. 21874 ? COMPETE 2020 n.246/EIXO II/2017 (Despacho DR n. 873/2018, 23 Jan).


1. Área Científica : Ciência dos Materiais


2. Requisitos de admissão : O candidato deverá possuir Licenciatura (pré-Bolonha) ou Mestrado (pós-Bolonha) e Doutoramento em Nanociências e Nanotecnologia, Engenharia de Materiais e/ou áreas similares, dando-se preferência a candidatos com experiência no desenvolvimento/caracterização de sistemas quirais líquidos cristalinos celulósicos.


3. Plano de trabalhos : A atividade do Bolseiro será centrada na participação em trabalhos de investigação em curso no âmbito dos dois projetos em curso, nomeadamente:


a. Sistemas celulósicos quirais obtidos a partir de celulose nanocristalina, a partir de diversas fontes de celulose que são fornecidas pelo consórcio, tais como a pasta de papel e celulose micronizada;


b. Estudo de suspensões coloidais celulósicas líquidas cristalinas e obtenção de fibras e filmes sólidos anisotrópicos;


c. Fiação, por recurso a técnicas existentes no laboratório, das soluções líquidas cristalinas obtidas em b);


d. Carbonização das fibras obtidas em d) para obtenção de fibras de carbono;


e. Caracterização química, estrutural e ótica dos materiais produzidos e otimização dos processos de obtenção dos mesmos.


4. Legislação e regulamentação aplicável : Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).


5. Local de trabalho : O trabalho será desenvolvido no Centro de Investigação em Materiais (CENIMAT/I3N) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica da Professora Doutora Maria Helena Figueiredo Godinho.


6. Duração da(s) bolsa(s) : A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em 01 de outubro de 2020.


7. Valor do subsídio de manutenção mensal : O montante da bolsa corresponde a ? 1600, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (consultar Anexo I do Novo Regulamento), https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.


8. Métodos de selecção : Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: formação académica (30%), o perfil curricular (30%) e a experiência em investigação na área de sistemas líquidos cristalinos (40%).


9. Composição do Júri de Selecção :


Presidente do Júri: Professora Doutora Maria Helena Godinho.


Vogais efectivos: Doutora Susete Fernandes, Professor Doutor Pedro Lúcio Almeida


Vogais suplentes: Professor Doutor João Paulo Miranda Ribeiro Borges e Professora Doutora Maria Teresa Cidade.


10. Forma de publicitação/notificação dos resultados : Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do CENIMAT/I3N, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.


11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas : O concurso encontra-se aberto no período de 04 a 14 de setembro de 2020.


As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.


As candidaturas deverão ser enviados por correio eletrónico para [email protected], com o assunto BI/INPACTUS/12/2020.





Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro

País: Portugal

Localidade: Campus de Caparica

Instituição de acolhimento: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa


Data limite de candidatura: 14 September 2020

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)



2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: CENIMAT/I3N

Endereço:
FCT/UNL - CENIMAT/I3N - Campus da Caparica

Caparica - 2829-516 Caparica

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa


Visto: 98 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss