« Página Inicial

0

candidaturas

Bolsa de Investigação na área científica de Sistemas de Informação Full-time

de Lisboa em Lisboa (Publicado em 05-08-2020)

1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description

Cargo/posição/bolsa:

Bolsa de Investigação na área científica de Sistemas de Informação
Referência: MITI-GESFOGO/2020/003-BI

Área científica genérica: Computer science

Área científica específica: Informatics


Resumo do anúncio:
O Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI) abre concurso para atribuição de 1 (uma) bolsa de investigação, no âmbito do projeto Red_GesFoGO (MAC2/3.5b/227), financiado pelo programa INTERREG MAC 2014-2020.


Texto do anúncio

Descrição do projeto:



O projeto GesFoGO tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma rede abrangente de componentes de hardware e software de prevenção e gestão de incêndios florestais em tempo real, por meio de unidades móveis e um sistema informático georreferenciado. Pretende-se contribuir para uma gestão sustentável dos ambientes florestais característicos do território de atuação, havendo uma forte componente de modelação dos processos do respetivo domínio, a ser realizada também com recurso à metodologia e linguagem DEMO (Design & Engineering Methodology for Organizations ? http://www.ee-institute.org). O M-ITI é responsável pela modelação dos processos organizacionais e identificação de requisitos, bem como pela implementação do sistema operacional de gestão de dados e a respetiva interface gráfica de prevenção e gestão de incêndios. A natureza dinâmica de todo o domínio e necessidade de flexibilidade na adaptação das funcionalidades e dados providenciados pelo sistema providencia uma oportunidade de aplicação e inovação científica nas técnicas e ferramentas da área de Engenharia Organizacional, nomeadamente a nível de software dinâmico e geração automática de interfaces a partir de modelos organizacionais. Este projeto irá ocorrer no seio da equipa do Enterprise Engineering Lab do M-ITI (eelab) que tem estado centrada no desenvolvimento do protótipo opensource ?Dynamic Information System Modeler and Executer? (DISME), recorrendo às tecnologias/frameworks Laravel, AngularJS, Bootstrap e SGBDs SQL e noSQL. Todos os componentes do DISME funcionam numa interface web (responsive, adaptável a dispositivos mobile, tablet ou PC), permitindo a visualização e edição incremental de diagramas/modelos/processos organizacionais, bem como, através de um dashboard, a execução dos mesmos na forma de um sistema de informação dinâmico.




Plano de trabalhos:

O/A bolseiro/a deverá colaborar em atividades de modelação dos processos organizacionais e identificação de requisitos, bem como na implementação do sistema operacional de gestão de dados e a respetiva interface gráfica de prevenção e gestão de incêndios, a executar e dar suporte a várias tarefas do projeto Red GesFoGO, com funcionalidades de business intelligence e suporte à decisão. As atividades de modelação e implementação irão ter como base o protótipo DISME sendo que o/a bolseiro/a irá também participar em tarefas de desenvolvimento/extensão de componentes do próprio DISME, com vista a adequar o mesmo ao cenário de utilização da rede GesFoGO, nomeadamente mas não só, a nível de integração com outros componentes de software da arquitetura global desta rede. O/A bolseiro/a também deverá participar na preparação e redação de artigos para submissão a conferências e revistas sobre Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Sistemas de Suporte à Decisão, Engenharia Organizacional e áreas afins, referentes aos resultados deste projeto e iniciativas de investigação relacionadas no eelab.




Destinatários/as da (s) bolsa (s):
Alunos/as que se encontrem inscritos num curso de 2º ciclo da área de Engenharia Informática ou outra área afim.




Local de realização da(s) Bolsa(s):
Nos laboratórios do Madeira Interactive Technologies Institute, sob a orientação científica do Prof. Doutor David Aveiro.




Duração da(s) Bolsa(s):
1 ano, eventualmente renovável até ao período máximo previsto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor.




Condições Financeiras da Bolsa:
Será paga uma bolsa no valor de 798,00?, correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão (de acordo com a Lei nº 202/2012, de 27 de Agosto, caso o/a candidato/a opte pela sua inscrição neste regime), bem como o seguro de acidentes pessoais.




Critérios de admissão:
Os/As candidatos/as deverão ser detentores do grau de Licenciado em Engenharia Informática ou área afim e estarem inscritos num curso de 2º ciclo desta área, devendo ter experiência


  • Na área de sistemas de apoio à decisão;

  • Nas plataformas pentaho (business intelligence) e Node.js.

São fatores preferenciais experiência:


  • No desenvolvimento de aplicações web e de bases de dados;

  • Nas linguagens de programação HTML, Javascript, CSS e SQL.;



Critérios de seleção:
Os critérios de avaliação das candidaturas basear-se-ão na apreciação conjunta dos seguintes critérios do percurso curricular (numa escala de 0 a 20 valores):


  • Média das notas atribuídas a unidades curriculares concluídas da formação académica, na área de sistemas de apoio à decisão (40%)

  • Média das notas atribuídas às unidades curriculares já concluídas no curso de 2º ciclo (25%)

  • Média final da formação académica de grau de licenciado (20%);
  • Motivação demonstrada para trabalhar no projeto (15%).

O júri poderá entrevistar os 3 primeiros classificados presencialmente ou, na impossibilidade de comparência, por videoconferência. A avaliação da entrevista e´ expressa numa escala numérica de 0 a 20 valores.



No caso de ser realizada entrevista, é atribuindo um fator de ponderação de 80% a` nota da avaliação do percurso curricular, e um fator de ponderação de 20% a` nota da entrevista.




Júri de seleção:



Presidente ? Doutor David Aveiro, Professor Auxiliar da Universidade da Madeira



Vogal ? Doutora Dulce Pacheco, Investigadora do Madeira Interactive Technologies Institute



Vogal ? Doutor Roberto Cibin, Investigador do Madeira Interactive Technologies Institute




Publicação/notificação dos resultados
: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de edital com a lista ordenada de candidatos/as, que será afixado no M-ITI. O/A candidato/a selecionado/a será notificado por correio eletrónico.




Data prevista para o início da bolsa:
01/09/2020




Legislação aplicável:
A atribuição desta bolsa tem por base o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Decreto-Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto), na redação atual e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., em vigor.




Formalização da candidatura:
As candidaturas deverão ser formalizadas, através do envio dos seguintes documentos, por correio eletrónico ([email protected]), com o assunto ?MITI-GESFOGO/2020/003-BI?:


  • CV com foto;

  • Carta de motivação, com a explicação de como o/a candidato/a preenche os requisitos do concurso;

  • Comprovativo de matrícula num curso de 2º ciclo da área de Engenharia Informática ou área afim, com descrição das unidades curriculares que está/esteve inscrito/a por semestre, no ano letivo 2019/2020;

  • Documento discriminativo de todas as unidades curriculares concluídas no ensino superior e respetivas classificações;

  • Certificado de habilitações.



Período de candidatura:
de 5 a 19 de agosto de 2020




O M-ITI reserva-se o direito de não atribuir a bolsa caso nenhum dos/as candidatos/as demonstre ter o perfil apropriado à vaga em concurso.




Questões sobre a candidatura poderão ser esclarecidas por correio eletrónico ([email protected]).




Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Temporário

País: Portugal

Localidade: FUNCHAL

Instituição de acolhimento: MADEIRA INTERACTIVE TECHNOLOGIES INSTITUTE


Data limite de candidatura: 19 August 2020

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)



2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data

Instituição de contacto: MITI - Madeira Interactive Technologies Institute

Endereço:
Polo Cientifico e Tecnologico da Madeira

Funchal - 9020-105

Portugal

Email: [email protected]



Empregos recentes de


Visto: 74 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss