« Página Inicial

0

candidaturas

Bolsa de investigação para estudante de mestrado (1 vaga) Full-time

de NOVA.id.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT Lisboa em Lisboa (Publicado em 01-07-2020)

1. Área Científica : Engenharia Informática


2. Requisitos de admissão : Mestrando em Engenharia Informática


3. Plano de trabalhos :


Um dos desafios crescentes na nossa sociedade é o envelhecimento e a nossa capacidade de fornecer terapia de reabilitação após lesão cerebral, demência e declínio cognitivo. A terapia de reabilitação cognitiva atual tem se mostrado eficaz, mas, a) tem um alto custo, b) as ferramentas não são adaptadas às necessidades de cada paciente, e c) geralmente é implementada em ambientes clínicos com limitações logísticas e de custos. Neste sentido desenvolvemos o Task Generator como uma ferramenta gratuita para a geração de tarefas de treinamento cognitivo e, atualmente, o projeto FCT BRaNT trabalha com técnicas de revisão de crenças e Machine Learning, capacidades de gamificação e monitoramento remoto para permitir que os profissionais de saúde forneçam uma terapia de reabilitação cognitiva personalizada de longo prazo em casa. Nesse contexto, desenvolvemos uma metodologia para enfrentar o "desafio de perfil" do paciente, ou seja, ser capaz de dar sentido às informações clínicas para fornecer uma métrica confiável da função cognitiva, baseada na qual a adaptação do treinamento cognitivo pode ocorrer. O principal desafio para o sucesso desse esforço é a heterogeneidade do déficit cognitivo, a variabilidade e às vezes incompletas e inconsistentes dados clínicos disponíveis,e o fato de que o perfil do paciente muda ao longo dotempo, impossibilita a validação sem dados. Aqui propomos protótipos dos algoritmos em uma base de dados existente e implementá-los em uma infraestrutura computacional fazendo uso de computação paralela em GPUs.


Com este projeto pretende-se, ao nível científico:


1. Implementação dos algoritmos para o caso de Demência, contando com o banco de dados disponibilizado pela Iniciativa de Neuroimagem da Doença de Alzheimer (ADNI). Este banco de dados fornece dados transversais e longitudinais, incluindo imagens de ressonância magnética e PET, genética, testes cognitivos, CSF e biomarcadores sanguíneos como preditores da doença. Isso fornecerá um verdadeiro caso de teste para a metodologia proposta.


2. Quantificação do desempenho de diferentes algoritmos para redução de dimensionalidade, regressão de dados e machine learning em geral que serão testados para maximizar o conteúdo da informação em dados incompletos, variáveis e discretos de NPA.


Ao nível técnico:


1. Um banco de dados será projetado e implementado para este caso e os dados disponíveis serão reorganizados e depurados. Essa etapa é essencial para poder adaptar uma organização de banco de dados que possa generalizar para múltiplas condições e diferentes disponibilidades de dados.


2. Os dados normativos sobre a população-alvo serão coletados das NPAs e incorporados em nosso banco de dados.


3. Estes serão implementados como demonstrador em uma infraestrutura/servidor computacional que estamos implementando na NOVA-LINCS Madeira.


4. Legislação e regulamentação aplicável : Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor ( https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf ).


5. Local de trabalho : O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics ? Pólo na Universidade da Madeira (Departamento de Informática e Design de Medias Interativos da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira) sob a orientação científica do Professor Doutor Sergi Bermúdez i Badia e Professor Eduardo Leopoldo Fermé.


6. Duração da bolsa : A bolsa terá à duração de 6 meses. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto.


7. Valor do subsídio de manutenção mensal : O montante da bolsa corresponde a ? 798 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.


8. Métodos de seleção : será feita uma classificação, numa escala de 0 a 20, tendo em consideração a ponderação dos seguintes métodos de seleção: a) avaliação curricular (50%) e b) experiência relevante para a execução do projeto (50%).


9. Composição do Júri de Selecção :


Presidente: Professor Doutor Sergi Bermúdez i Badia


Vogais efetivos: Professor Doutor Eduardo Leopoldo Fermé, Professora Doutora Mónica Cameirão.


Vogais suplentes: Doutora Ana Lúcia Faria, Doutor Diengo Andrés Blanco Mora


10. Forma de publicitação/notificação dos resultados : Os resultados finais da avaliação serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio eletrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às atas e a à lista de ordenação. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projeto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio eletrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado à Direcção da NOVA.ID.FCT através do endereço [email protected] .


11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas : O concurso encontra-se aberto no período de 16/07/2020 a 29


12. /07/2020.


As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópia do certificado de habilitações e carta de motivação.


As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail ao cuidado do Prof. Sergi Bermúdez i Badia, para o endereço [email protected] e cc [email protected], indicando a referência UIDB/04516/2020/TRA/BIL/06



Empregos recentes de NOVA.id.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT


Visto: 57 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss