« Página Inicial

0

candidaturas

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) NO ÂMBITO DE PROJETO DE IC&DT Full-time

de Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Lisboa em Lisboa (Publicado em 01-07-2020)

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) NO ÂMBITO DE PROJETO DE IC&DT


Referência: LUCEMPLAST-IPCA-EST-2AI-BL-2


Número de vagas: 1 vaga

Projeto: RoboPLAST - Framework para sistemas robóticos de identificação, recolha e armazenamento automático de peças poliméricas injetadas baseado em visão por computador


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do projeto ?RoboPlast - Framework para sistemas robóticos de identificação, recolha e armazenamento automático de peças poliméricas injetadas baseado em visão por computador?.


Área Científica: Ciências da Computação / Tecnologias da Informação/ Robótica



Requisitos de admissão: os candidatos deverão possuir Licenciatura em engenharia (biomédica, eletrónica, informática). Será dada prioridade a candidatos com experiência em programação de robôs industriais e em desenvolvimento de soluções eletrónicas. Experiência prévia em programação de robôs KUKA, sistemas UNIX será valorizado.

Plano de trabalhos a desenvolver em todo o período da bolsa:

A indústria está na iminência de uma 4ª revolução industrial que irá alterar a forma como se pensam e executam os processos industriais. Neste contexto, uma das maiores revoluções é a informatização, monitorização e controlo do todos os elementos constituintes de um processo industrial, desde a entrada da matéria prima até ao produto acabado. Esta digitalização permitirá monitorizar alterações (p.e. defeitos, encravamentos, ruídos) nos produtos ou equipamentos em tempo-real, e se necessário intervir alterando as configurações dos equipamentos. Com este novo paradigma presente foi desenvolvida uma framework que possibilita a identificação e avaliação de peças, produzidas por máquinas de injeção de plástico, para ações preventivas e/ou de colocação automática das mesmas, através de sistemas robóticos ou outros sistemas automatizados. A atual framework já se encontra em funcionamento em meio industrial com sucesso. Pretende-se agora expandir a aplicação desenvolvida de forma a ser utilizada em outros processos da indústria dos plásticos. Nomeadamente, o desenvolvimento de um setup automatizado para controlo de qualidade de peças injetadas para a indústria automóvel. O candidato será responsável pelo desenvolvimento deste setup e da sua aplicação em ambiente real.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação ? Decreto de Lei nº89/2013, que foi posteriormente alterado pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto. Estatuto do bolseiro em vigor: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.


Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. ? em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no 2Ai -Centro de investigação em Inteligência Artificial Aplicada, Escola Superior de Tecnologia, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave ? Barcelos, sob a orientação científica do Professor Doutor João L. Vilaça.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 5 meses, com início previsto em 10 de agosto de 2020.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 798.00 ?, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores) e será pago através mensalmente através de transferência bancária.

Avaliação das candidaturas:


As candidaturas serão avaliadas tendo em conta os critérios de seleção abaixo enunciados. No caso de desistência do bolseiro selecionado, automaticamente será selecionado o segundo candidato da lista ordenada de seriação dos candidatos e, assim sequencialmente, até esgotar os candidatos apresentados.

Métodos de seleção:


Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular, com valoração de 50% e Entrevista de Seleção, com valor de 50%.



A Avaliação Curricular (AC) tem por base os seguintes critérios:


  • Classificação obtida na licenciatura? 50%;
  • Domínio da língua inglesa (oral e escrita) ? 20 %;
  • Experiência em científica e/ou Profissional relacionada ? 30 %.

A Entrevista de Seleção (ES) terá a duração máxima de 30 minutos e tem por base os seguintes critérios:


  • Motivação e interesse pelo lugar ? 20 %;
  • Capacidade de expressão, argumentação e fluência verbal ? 20 %;
  • Postura e experiência de trabalho em equipa ? 20 %;
  • Compatibilidade com o perfil do plano de trabalhos ? 40 %.

Composição do Júri de Seleção: Professor Doutor João Vilaça (Presidente), Professor Doutor António Moreira (Vogal efetivo) e Professor Doutor Pedro Morais (Vogal efetivo). A Professor Professora Doutora Estela Vilhena e o Professor Doutor Nuno Dias serão Vogais suplentes.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da Escola Superior de Tecnologia, sendo o candidato (a) aprovado (a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 02 de julho a 29 de julho de 2020.


As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente por correio eletrónico para o endereço: [email protected], devidamente referenciadas no assunto da mensagem.


As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente através de uma apresentação, acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, Certificado(s) de habilitações e outros documentos considerados relevantes (opcionalmente cartas de referência).

Participação dos interessados e decisão: O Projeto de Lista de Ordenação Final é notificado aos candidatos(as), por correio eletrónico com recibo de entrega da notificação, para se pronunciarem para efeitos de realização da audiência dos interessados, nos termos do artigo 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo. Na ausência de alegações dos candidatos, o projeto de ordenação final considera-se automaticamente aprovado.


Empregos recentes de Instituto Politécnico do Cávado e do Ave


Visto: 48 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss