« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de investigação Full-time

de Universidade de Coimbra Coimbra em Coimbra (Publicado em 04-06-2020)

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D




Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação (ref.ª 649033, no âmbito do SEMFIRE ? Segurança, Exploração e Manutenção de Florestas com Integração de Robótica Ecológica?) de I&D , financiado pelo CENTRO-01-0247-FEDER-032691 - Projeto co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO2020), do Portugal 2020), nas seguintes condições:




Área Científica
: Robótica e Automação ou afins.




Requisitos de admissão
: Estudantes de doutoramento na área de Robótica e Automação ou afins, a frequentar um curso de Doutoramento em Portugal e que tenham completado Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática ou Mestrado em áreas afins (ver critérios de seleção).




Plano de trabalhos
: Desenvolvimentos de Percepção cooperativa e reconhecimento situacional distribuído (distributed situational awareness) em equipas de robôs móveis terrestres e aéreos, em ambientes florestais.



Desenvolver uma arquitectura de percepção cooperativa para equipas de robôs móveis utilizando um referencial global comum, contemplando os seguintes aspectos: a) Detecção de pessoas, objectos, situações e eventos relevantes para missões realizadas em ambiente florestal; b) Técnicas de partilha de informação eficiente e operação resiliente em caso de falhas de comunicação; c) Mecanismos de consenso distribuído e reconhecimento situacional; d) Optimização do posicionamento de sensores durante as actividades, possibilitando mecanismos efectivos de atenção colectiva e redução de incerteza.



Testes, ajustes e melhorias da arquitectura desenvolvida em ambiente real e escrita de artigo científico a submeter para uma revista indexada na área da Robótica.




Regime de Atividade:
A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro da UC, conforme o disposto no Estatuto do Bolseiro de Investigação e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual.




Local de realização da bolsa
: ISR-FCTUC, Universidade de Coimbra ? Pólo II e também na Ingeniarius, Lda., Rua Coronel Veiga Simão, 3025-307 Coimbra.




Duração da(s) bolsa(s):
6 meses.




Renovação:
ISR-FCTUC, Universidade de Coimbra ? Pólo II e também na Ingeniarius, Lda., Rua Coronel Veiga Simão, 3025-307 Coimbra.




Orientação Científica:
Professor Doutor João Filipe de Castro Cardoso Ferreira e Professor Doutor Rui Paulo Pinto da Rocha.




Condições Financeiras da Bolsa:
A bolsa ascende a ? 1.064? correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Este subsídio mensal será pago no final do mês, por transferência bancária.(A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais).) O valor da bolsa não aumentará ao longo de todo o período da sua duração.




Métodos de seleção
: Com base em Avaliação Curricular (80%), seguida de Entrevista (20%) aos dois melhores classificados na Avaliação Curricular (entrevista única se houver apenas um/a único/a candidato/a elegível.




Critérios de seleção:
Avaliação Curricular:



Critério 1. Mérito absoluto da(o) candidata(o), definido através da avaliação do CV - 20%;



Critério 2. Conhecimentos de visão por computador, aprendizagem máquina e reconhecimento de padrões, obtidos através da frequência de unidades curriculares centradas nestas temáticas ou da participação em projetos envolvendo percepção artificial, segmentação e classificação de imagens, e detecção de objectos/pessoas ? 25%;



Critério 3. Domínio da linguagem de programação C++ ou Python, de ferramentas de desenvolvimento de software em ambiente Linux e conhecimentos de programação usando o middleware ROS e/ou bibliotecas OpenCV e PointCloud Library (PCL) ? 30%;



Critério 4. Conhecimentos de Robótica Móvel, Robótica Cooperativa e Fusão Sensorial ? 25%.




Entrevista:



Critério 1: Motivação demonstrada para trabalhar no projeto e obtenção do grau de Doutor (50%);



Critério 2: Competência demonstrada na resposta oral a perguntas sobre os temas subordinados aos critérios de seleção (50%).




Composição do Júri de Seleção
: Prof. Doutor João Filipe de Castro Cardoso Ferreira, Prof. Doutor Rui Paulo Pinto da Rocha e Doutor David Portugal.




Formalização de candidaturas:
As candidaturas serão formalizadas através do envio eletrónico, em formato PDF, dos seguintes documentos:



Obrigatórios:



(i) Cópias digitais de certificados dos graus académicos obtidos;



(ii) Comprovativo de frequência ou de inscrição em Doutoramento;



(iii) Curriculum Vitae ? tem de mencionar a média final de mestrado, o título da dissertação e a lista de UCs frequentadas no mestrado (e licenciatura), e experiência correspondente aos critérios de seleção (2), (3) e (4);



(iv) Carta de Motivação.




Facultativos:


  • Cartas de referência;
  • Outra documentação considerada relevante pelo candidato.


Os/As candidatos/as com graus académicos obtidos no estrangeiro terão de apresentar Certidão de registo de reconhecimento de acordo com a legislação aplicável.



Os candidatos com graus académicos obtidos no estrangeiro terão de apresentar Certidão de registo de reconhecimento de acordo com a legislação aplicável.




Envio de candidaturas:
As candidaturas terão de ser enviadas para o endereço de e-mail do Dr. David Portugal, [email protected], com conhecimento para [email protected], [email protected] e [email protected] O não envio de qualquer um dos documentos obrigatórios a entregar, com o teor explicitamente mencionado no presente edital, implicará a exclusão do concurso por parte da/o candidata/o.




Prazo para formalização da candidatura:
05/06/2020 a 22/06/2020.




Data de Publicitação:
05/06/2020.




Data limite de candidatura:
22/06/2020.




Informações complementares
: Os resultados da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis a contar da data limite de submissão de candidaturas, através de envio de comunicação aos candidatos, via correio eletrónico. Após a divulgação dos resultados, os candidatos serão notificados para, caso pretendam, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. Findo este prazo, os candidatos selecionados terão que declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data do início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta da declaração dentro do prazo referido equivale a renúncia à bolsa. Em caso de renúncia ou desistência do candidato selecionado, será notificado o candidato imediatamente melhor classificado.



Empregos recentes de Universidade de Coimbra


Visto: 138 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss