« Página Inicial

0

candidaturas

Bolsa de investigação para estudante de mestrado (1 vaga) Full-time

de NOVA.id.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT em Lisboa (Publicado em 23-05-2020)

1. Área Científica : Engenharia Informática


2. Requisitos de admissão : Licenciatura em Engenharia Informática, dando-se preferência a candidatos com conhecimentos sólidos em Computação Gráfica, Interação Pessoa-Máquina e Computação Multimédia e desenho de algoritmos complexos.


3. Plano de trabalhos : O projeto no qual esta dissertação se insere consiste na geração de um mundo de realidade virtual com base em dados reais, que permite às equipas de socorro estudar, analisar e planear as melhores decisões a tomar.


Um aspeto crucial desta simulação é permitir ao utilizador uma fácil orientação e navegação, contribuindo para o apoio à decisão. Dado o contexto ?orestal, a existência de estruturas permanentes como edifícios, estradas e monumentos é essencial à orientação do utilizador, servindo como pontos de referência no mundo e como guias para a navegação.


Sendo o mundo virtual baseado no mundo real, será explorada a utilização de dados geográ?cos voluntários tais como os provenientes do OpenStreetMap, para inserir as estruturas no mundo virtual.


Espera-se desenvolver um sistema que permita integrar a geração de estruturas permanentes baseadas no mundo real. Este considerará a geração de estruturas 3D a partir de plantas 2D, a colocação de estradas, caminhos de ferro, linhas de comunicação e outros dados vetoriais num terreno 3D e, quando estes dados não estão disponíveis, a geração procedimental dos mesmos baseada em dados estatísticos, tais como população e densidade populacional.


4. Legislação e regulamentação aplicável : Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor ( https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf ).


5. Local de trabalho : O trabalho será desenvolvido no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics / Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Doutor Fernando Pedro Reino da Silva Birra.


6. Duração da bolsa : A bolsa terá à duração de 5 meses. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto.


7. Valor do subsídio de manutenção mensal : O montante da bolsa corresponde a ? 798 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.


8. Métodos de seleção : será feita uma classificação, numa escala de 0 a 20, tendo em consideração a ponderação dos seguintes métodos de seleção: a) avaliação curricular (50%) e b) experiência relevante para a execução do projeto (50%).


9. Composição do Júri de Selecção :


Presidente: Professor Doutor Fernando Pedro Reino da Silva Birra


Vogais efetivos: Professor Doutor João Carlos Gomes Moura Pires e Professor Doutor Carlos Augusto Isaac Piló Viegas Damásio.


Vogais suplentes: Professor Doutor Rui Nóbrega.


10. Forma de publicitação/notificação dos resultados : Os resultados finais da avaliação serão notificados, até 90 dias após a data limite para a submissão de candidaturas, através de correio eletrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às atas e a à lista de ordenação. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre o projeto de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio eletrónico, cabendo reclamação da mesma, no prazo de 15 dias úteis (para o endereço de e-mail utilizado para a notificação), ou recurso, no prazo de 30 dias úteis, endereçado à Direcção da NOVA.ID.FCT através do endereço [email protected] .


11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas : O concurso encontra-se aberto no período de 08/06/2020 a 23/06/2020.


As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópia do certificado de habilitações e carta de motivação.


As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail ao cuidado do Prof. Fernando Pedro Reino da Silva Birra, para o endereço [email protected] e cc [email protected], indicando a referência UIDB/04516/2020/TRA/BIL/03.



Empregos recentes de NOVA.id.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT


Visto: 17 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss