« Página Inicial

0

candidaturas

Bolsa de Investigação para Mestre Full-time

de BI Mestre/Centro de Estudos Florestais/Instituto Superior de Agronomia em Lisboa (Publicado em 22-05-2020)

INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA


Abertura de Concurso de uma Bolsa de Investigação para Mestre


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projecto foRESTER: ?Sistemas de sensorização, de informação e de comunicações de emergência e sua integração nos processos de decisão?, (Refª. PCIF/SSI/0102/2017), financiado por fundos nacionais através da FCT, nas seguintes condições:


Área Científica: Ciências Florestais


Requisitos de admissão: mestrado em engenharia florestal, engenharia agronómica, engenharia do ambiente, geografia física, engenharia geográfica. São condições preferenciais de admissão conhecimentos de detecção remota, modelação e linguagens de programação (tais como MATLAB, Python, R, C++, Java, PhPs) e o bom domínio oral e escrito da língua inglesa, serão avaliados positivamente.


  • Evidência de Inscrição em curso não conferente a grau académico;
  • Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro, regulado pela Portaria n.º 227/2017, de 25 de julho e atualizado pelo Decreto-Lei n.º 66/2018, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 157, de 16 de agosto de 2018, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data da efetivação da contratação;

Plano de trabalhos: O projecto foRESTER tem como objectivo criar um sistema de apoio à decisão (SAD), integrando várias fontes de informação numa plataforma simples e eficiente, a ser usada no combate a incêndios rurais. Para tal, o projecto baseia-se num conhecimento actualizado do terreno, da meteorologia e dos mecanismos de propagação do fogo. A integração deste conhecimento no sistema MacFire desenvolvido pela câmara de Mação representará um avanço no apoio à distribuição de recursos durante a época de incêndios. O foRESTER propõe um SAD rápido, confiável e informativo baseado em técnicas de inteligência computacional e de visualização avançadas, integrando tecnologias inovadoras baseadas em multi-sensores, processamento de imagem de satélite e previsões de propagação do fogo em tempo real (PPF).


Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, Lei n.º 40/2004, publicada em Diário da República n.º 194/2004, Série I-A de 2004-08-18, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto e Regulamento n.º 950/2019, de 16 de dezembro de 2019.


Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos Florestais (CEF) do Instituto Superior de Agronomia, sob a orientação científica da Doutora Ana Cristina Lopes de Sá.


Duração da bolsa: A bolsa terá à duração inicial de 6 meses, eventualmente renováveis, com início previsto em Julho de 2020. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses.


Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a ? 1 074,64 ?, conforme tabela de valores de subsídios mensais de manutenção, fixados no anexo I do Regulamento n.º 950/2019 e atualização por conta da Lei n.º 2/2020 de 31/03/2020. O Pagamento será feito através de transferência bancária.


Métodos de selecção: Os critérios de selecção a utilizar, e as respectivas ponderações percentuais, serão os seguintes: avaliação do curriculum vitae (85%) e da carta de motivação (15%). Os melhores candidatos poderão ser chamados a uma entrevista, presencial ou por videoconferência, para estabelecer a classificação final. Em caso de haver entrevista, a nova ponderação será de 10%, 5% e 85%, para a entrevista, carta de motivação e currículo, respetivamente. O júri reserva-se o direito de não preencher o lugar a concurso caso entenda não existirem candidatos que satisfaçam os requisitos do mesmo.


Composição do Júri de Selecção: Professor José Miguel Cardoso Pereira (Presidente do Júri), Doutora Ana Cristina Lopes de Sá e Doutor Akli Ait Benali (Vogais).


Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada (por nota final obtida) afixada em local visível e público do Centro de Estudos Florestais, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e- mail.


Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 5 de junho a 22 de junho de 2020.


As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.


As candidaturas poderão ser enviadas por e-mail para o endereço electrónico [email protected], indicando no assunto ?Candidatura Bolsa Mestre foRESTER?.


21/05/2020 - O Presidente do Instituto Superior de Agronomia, Professor Doutor António Guerreiro de Brito



Visto: 24 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss