« Página Inicial

0

candidaturas

Bolsa de Investigação para Mestre Full-time

de Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em Porto (Publicado em 21-05-2020)

Bolsa de Investigação para Mestre (M/F)



Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre no âmbito do projeto ?Safe Cities?, com a referência POCI-01-0247-FEDER-041435, cofinanciado/financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e do Portugal 2020, nas seguintes condições:




Área Científica
: Ciência de Computadores, Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores



Requisitos de admissão:
os candidatos deverão:


  • Estar inscritos em Doutoramento em Ciência de Computadores (comprovada a inscrição obrigatoriamente nos documentos a apresentar na candidatura)
  • Ser detentores de Mestrado em Ciência de Computadores, Engenharia Redes e Sistemas Informáticos ou Engenharia Informática;

Será valorizada a experiência em sistemas atribuídos, incluindo edge computing, P2P e sistemas seguros bem como o desenvolvimento de sistemas para testes nas mesmas. Conhecimentos de blockchain, algoritmos de consensos e containers serão valorizados.



Requisitos de contratação:
caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data da contração.



O candidato que venha a ser colocado em lugar elegível para a contratação na ordenação final homologada do presente processo de concurso, dispõem de um prazo improrrogável de 10 dia úteis, contados da notificação da ordenação final homologada, para apresentar, na Unidade de Recursos Humanos da FCUP, a documentação necessária à celebração do contrato.



O incumprimento do disposto no parágrafo anterior, determina a exclusão do concurso.



Plano de trabalhos:
O trabalho a desenvolver consistirá em comparar diferentes aproximações para conseguir algoritmos de consensos em redes de membership aberta e fechada, framework de injeção de falhas para testes, mecanismos complementares de distribuição e recuperação de estado em tolerância a falhas bizantina. Aplicabilidade das soluções encontradas em blockchain e tolerância a intrusões.



As tarefas associadas ao plano de trabalhos são as que constam do projeto com as referências:




As tarefas associadas ao plano de trabalhos são as que constam do projeto com as referências:



SP5_A1_T1.1


SP5_A2_T2.1


SP5_A3_T3.2


SP5_A4_T4.2



SP5_A1_T1.2


SP5_A2_T2.2


SP5_A3_T3.3


SP8_A2_T2.1



SP5_A1_T1.3


SP5_A2_T2.3


SP5_A3_T3.4



SP5_A1_T1.4


SP5_A2_T2.4


SP5_A3_T3.5



SP5_A1_T1.5


SP5_A3_T3.1


SP5_A4_T4.1




Estas tarefas podem ser alvo de ajustamento em função da exequibilidade do projeto. Todas as alterações que impliquem a afetação a outras tarefas serão alvo de aprovação prévia da AICEP.



Legislação e regulamentação aplicável:
Decreto-Lei nº. 123/2019, de 28 de agosto (Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento nº 950/2019 de 29 de novembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia); Decreto-Lei nº 66/2018 de 16 de agosto (Regime Jurídico de Reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior atribuídos por Instituições de Ensino Superior Estrangeiras)



Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Doutor Rolando Martins.




Duração da bolsa:
A bolsa terá à duração de 6 meses prorrogável até ao fim da execução do projeto. O início previsto da bolsa é em junho de 2020.



Valor do subsídio de manutenção mensal e Seguros:

1. O montante da bolsa corresponde a ?1064,00 conforme tabela de valores das bolsas em vigor. (tabela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores)



2.
Seguro Social Voluntário: Desde que a bolsa seja de duração igual ou superior a 6 meses, e em cumprimento do disposto no artigo 10.º da Lei n.º 40/2004, o bolseiro terá direito à assunção, por parte da FCUP, dos encargos resultantes das contribuições que incidem sobre o primeiro dos escalões referidos no artigo 36º do Decreto-Lei nº 40/89, de 1 de fevereiro, correndo por conta própria o acréscimo de encargos decorrente da opção por uma base de incidência superior.



Os pagamentos serão efetuados por transferência bancária.




3.
Seguro Acidentes Pessoais: Além destes subsídios, o/a bolseiro/a será abrangido por um seguro de acidentes pessoais.




Métodos de seleção:
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

- Avaliação curricular (inclui o n.º de publicações, orientações de teses e participação em projetos de investigação no mesmo domínio científico do plano de trabalhos desta vaga) - 75%;



- Entrevista - 25% Apenas serão convocados para entrevista, os candidatos que revelem ter uma avaliação curricular com nota positiva.

O júri reserva-se ao direito de não atribuir a bolsa em concurso caso o resultado de avaliação das candidaturas e da sua adequação aos objetivos do projeto não seja satisfatória.



Composição do júri de selecção:

Presidente ? Professor Doutor Rolando Martins - Professor Auxiliar - FCUP



1º vogal efetivo ? Professor Doutor Ricardo Rocha - Professor Associado - FCUP



2º vogal efetivo ? Professor Doutor Luís Filipe Antunes - Professor Catedrático - FCUP



1º- vogal suplente ? Professor Doutor Pedro Brandão - Professor Auxiliar - FCUP



2º vogal suplente ? Professor Doutor Rui Prior - Professor Auxiliar - FCUP



Forma de publicitação/notificação dos resultados
: Os resultados finais da avaliação, serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email.



Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias a partir da data da publicação do edital. Decorre de 22/05/2020 a 04/06/2020.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para [email protected] e para [email protected], indicando obrigatoriamente na referência do assunto (208 Bolseiro Mestre (FCUP) n.º 4 Sub-Projeto 5), acompanhadas dos seguintes documentos: Carta de motivação, Certificados comprovativos das habilitações académicas, Curriculum Vitae detalhado, comprovativo de inscrição no doutoramento e outros documentos considerados relevantes pelo candidato.



Solicita-se que os comprovativos sejam anexados diretamente à mensagem de candidatura, sem recurso a links para plataformas/drives externas. De forma a garantir a leitura de todos os documentos o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (.pdf).



O concurso encontra-se aberto no período de 22/05/2020 a 04/06/2020.



Empregos recentes de Faculdade de Ciências da Universidade do Porto


Visto: 28 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss