« Página Inicial

0

candidaturas

Bolsa de Investigação (BI) Full-time

de Universidade de Aveiro em Aveiro (Publicado em 20-05-2020)

1. Área Científica: Ciências e Engenharia do Ambiente


2. Requisitos de admissão: Estudantes inscritos em Programa Doutoral na área do Ambiente, que revelem:


  • Domínio de conceitos sobre a temática da qualidade do ar à escala urbana;
  • Experiência em medição e/ou modelação de escoamentos atmosféricos;
  • Conhecimento sobre microsensores e experiência comprovada no seu uso;
  • Conhecimentos sobre a utilização de software SIG e de programação em MATLAB ou Python;
  • Conhecimentos de modelação de qualidade do ar;
  • Capacidade para trabalhar num ambiente multidisciplinar;
  • Experiência de trabalho em e com equipas pluridisciplinares nacionais e internacionais;
  • Motivação e responsabilidade para desempenhar as funções requeridas;
  • Fluência em língua portuguesa e bons conhecimentos de língua inglesa falada e escrita.

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei n. º 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.


3. Elegibilidade: São elegíveis os candidatos que cumpram o disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, e ainda o disposto no artigo 9.º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro.


4. Plano de trabalhos: As atividades serão desenvolvidas no âmbito do projeto Aveiro STEAM City, que visa avaliar a qualidade do ar ambiente na cidade de Aveiro. A qualidade do ar será caracterizada recorrendo a ferramentas de simulação numérica e à monitorização com equipamento tradicional e com sensores fixos instalados no terreno. Será desenvolvido um mapa ambiental da cidade tendo por base as linhas orientadoras da ISO 37120:2018 com foco no indicador ambiente e alterações climáticas. Nesse âmbito, o objetivo da bolsa é apoiar a atividade de monitorização, compilar informação necessária para a modelação da qualidade do ar e contribuir para o tratamento e análise de todos os dados. As principais funções do bolseiro incluem:


I. apoio à instalação de equipamento de monitorização;


II. identificação e compilação da informação necessária para a caracterização da qualidade ambiental;


III. tratamento dos dados medidos e dos resultados das simulações;


IV. elaboração de relatórios para divulgação dos resultados obtidos;


V. elaboração de mapas de qualidade do ar, da zona de estudo;


VI. apoio à elaboração de artigos científicos com os resultados do projeto.


5. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro, Regulamento n.º 292/2020, publicado em Diário da República n.º 61, 2.ª Série, de 26 de março; Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto (Regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras).


6. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Isabel Miranda


7. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em agosto de 2020, podendo ser renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.


8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a ?1.064,00, conforme tabela de valores de subsídios mensais de manutenção, fixados no anexo III do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro.


8. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular com eventual recurso a entrevista, com a respetiva valoração de 70% no Curriculum Vitae e 30% nas apetências e motivação, na primeira fase de avaliação.


Esta avaliação é eliminatória, sendo seguida de uma entrevista de seleção, a utilizar somente nos casos em que a avaliação documental não se mostre suficiente para decidir. No caso de haver entrevista, a classificação final dos candidatos será calculada como uma média das avaliações obtidas na avaliação curricular e entrevista.


9. Composição do Júri de Seleção: Professora Doutora Ana Isabel Miranda (Presidente); Professor Doutor Carlos Borrego e Professora Doutora Myriam Lopes (membros efetivos); Doutora Alexandra Monteiro e Doutora Vera Rodrigues (membros suplentes).


10. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 25 de maio a 5 de junho de 2020, sendo apenas admitidas candidaturas dentro do prazo estabelecido

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Formulário de candidatura a bolsas de investigação, disponível no sítio da Área de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032, Curriculum Vitae devidamente assinado, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes. Deverá também indicar o endereço de correio eletrónico para o qual, por essa indicação, aceita ser notificado para todos os efeitos no âmbito deste procedimento.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para [email protected], com Cc para [email protected]


11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados da avaliação são divulgados no prazo máximo de 60 dias úteis a contar do termo de apresentação das candidaturas, mediante notificação aos candidatos. Os candidatos são informados, em sede de audiência prévia, nos termos consagrados no Código do Procedimento Administrativo, do sentido provável da decisão final, podendo, no prazo de 10 dias úteis a contar desta notificação, pronunciar-se sobre esta decisão. Dos resultados finais pode ser interposto recurso para o Reitor, a apresentar no prazo de 10 dias úteis a contar da respetiva notificação.



Empregos recentes de Universidade de Aveiro


Visto: 56 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss