« Página Inicial

0

candidaturas

Bolsa de investigação para estudante de doutoramento Full-time

de CECS - UMinho em Braga (Publicado em 27-03-2020)

Título: Bolsa de investigação para estudante de doutoramento


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 bolsa de investigação no âmbito do projeto de I&D ?O valor económico dos incêndios florestais como suporte ao comportamento preventivo? com a referência PCIF/AGT/0153/2018, cofinanciado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, através do Programa Operacional PORTUGAL 2020, nas seguintes condições:



Área Científica: Geografia


Destinatários: Estudantes de Doutoramento


Elegibilidade dos candidatos: os candidatos deverão reunir as condições de elegibilidade previstas no artigo 9º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT I.P (2019).


Requisitos admissão:


  • Licenciatura em Geografia e Mestrado em Ciências Ambientais
  • Conhecimentos na área da Deteção Remota e dos Sistemas de Informação Geográfica
  • Experiência em trabalho de campo no âmbito da investigação em incêndios florestais
  • Participação em projetos de investigação similares
  • Comprovativo de matrícula de Doutoramento em Geografia

Objetivo:

Elaborar cartografia em ambiente SIG, aplicada à investigação em incêndios florestais, utilização de ferramentas de Deteção Remota para avaliação de áreas ardidas e validação no terreno, bem como desenvolvimento de ferramentas para identificar áreas críticas em termos de perdas económicas críticas e elevados impactes ambientais, de acordo com os limites definidos e descrição de todos os elementos relativos à tarefa 1 do projeto PCIF/AGT/0153/2018.


Plano de trabalhos:

O(A) Bolseiro(a) desempenhará atividades no âmbito da organização e desenvolvimento técnico-científico do projeto, nomeadamente:

  • Elaboração de cartografia de incêndios florestais;
  • Elaboração de cartografia de severidade, com recurso a Deteção Remota (imagens das bandas 4 e 7 do Landsat 7);
  • Validação da cartografia no terreno e elaboração do mapa final de severidade a ser integrado no modelo SIG;
  • Cartografia de pormenor com recurso a levantamentos efetuados com um Unmanned Aerial Vehicle (UAV) e produção de ortofotomapas digitais;
  • Elaboração de cartografia variada;
  • Trabalho de campo de análise de áreas ardidas;
  • Desenvolvimento de fast mapping tools para identificar áreas críticas em termos de perdas económicas críticas e elevados impactes ambientais;
  • Elaboração de relatórios técnicos e científicos:
  • Participação em reuniões de acompanhamento do projeto;
  • Apoio no desenvolvimento de ações de divulgação e disseminação do projeto e seus resultados;
  • Outras tarefas de apoio ao desenvolvimento do projeto.


Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei nº 40/2004 de 18 de agosto, na redação atual publicada pelo Decreto-Lei nº 123/2019 de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - em vigor.


Unidade de acolhimento e Orientação científica: O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, nomeadamente no Campus de Azurém, e noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos, sob a orientação científica dos Professores Doutores António José Bento Gonçalves e António Avelino Batista Vieira.


Duração da(s) bolsa(s): Duração até 18 (dezoito) meses não renováveis, conforme regulamento de bolsas da FCT, disponível em www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf, em regime de exclusividade.


Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1064?, conforme tabela de valores das bolsas da FCT, I.P. no País (Anexo I ? Tabela de subsídios mensais de manutenção do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT I.P. Outros benefícios: Reembolso do Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º Escalão da base de incidência contributiva (para bolsas com duração igual ou superior a 6 meses) e Seguro de Acidentes Pessoais.


Composição do Júri de Seleção:

Presidente: António Avelino Batista Vieira, Professor Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho


Vogais:


António José Bento Gonçalves, Professor Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho


Francisco da Silva Costa, Professor Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho


Critérios e procedimentos de avaliação e seleção:

A avaliação será efetuada com base no mérito do candidato (MC), tendo em conta vários critérios. Os critérios de avaliação a utilizar serão os seguintes: formação (0 a 30 pontos), currículo académico e profissional (0 a 35 pontos), experiência em projetos semelhantes aos do projeto e de realização de trabalho de campo (0 a 35 pontos). A pontuação final de cada candidato resultará da soma dos pontos destes três grupos.


Caso ocorra um empate nos candidatos com nota superior, estes poderão ser sujeitos a entrevista. Neste caso, para os candidatos que passarem à fase da entrevista, a primeira componente de avaliação (MC) pesará 70% e a entrevista pesará 30%. O júri poderá não atribuir as bolsas se nenhuma candidatura corresponder aos requisitos pretendidos.


Divulgação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada que será afixada no placard do CECS (edifício do ICS em Azurém, Guimarães e em Gualtar, Braga), sendo todos(as) os(as) candidatos(as) notificado(as) através de email.


Procedimentos de reclamação e recurso:

Da decisão final pode ser interposta reclamação, no prazo de 15 dias úteis, dirigida ao Presidente do Júri. Os interessados poderão ainda apresentar recurso hierárquico facultativo, dirigido ao Sr. Pró-Reitor para a Investigação e Projetos, Professor Doutor Filipe Vaz.


Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 14 a 27 de abril de 2020.


As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de carta de motivação acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, cópia dos certificados de habilitações de mestrado e de licenciatura e documento comprovativo de matrícula no Doutoramento em Geografia, bem como demais documentos comprovativos dos requisitos exigidos no presente edital.


As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para [email protected], indicando a referência do concurso em Assunto. Não serão admitidas candidaturas enviadas por outras vias ou extemporâneas.



Empregos recentes de CECS - UMinho


Visto: 91 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss