« Página Inicial

0

candidaturas

3 Bolsas de Investigação para Doutoramento Full-time

de Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa em Lisboa (Publicado em 23-01-2020)

AVISO

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA ESTUDOS DE DOUTORAMENTO NO ÂMBITO DO PROJETO ?VACDIVA: A SAFE DIVA VACCINE FOR AFRICAN SWINE FEVER CONTROL AND ERADICATION?

Grant Agreement nº 862874


A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-ULisboa) abre concurso para atribuição de três Bolsas de Investigação (BI) no âmbito do PROJETO INTERNACIONAL ?VACDIVA - A SAFE DIVA VACCINE FOR AFRICAN SWINE FEVER CONTROL AND ERADICATION?, Grant Agreement nº 862874 (https://cordis.europa.eu/project/id/862874) financiado por EU Horizon 2020 research and innovation programme, nas seguintes condições:

1. ÁREA CIENTÍFICA:


Ciências Biológicas e Biomédicas ou Sanidade Animal.


2. REQUISITOS DE ADMISSÃO:


2.1 Podem candidatar-se cidadãos nacionais, cidadãos de outros estados membros da União Europeia, cidadãos de Estados terceiros, apátridas, beneficiários do estatuto de refugiado político, detentores de título de residência válido.


2.2 REQUISITOS OBRIGATÓRIOS:


Detentores do grau de licenciado Pré-Bolonha ou mestre em Ciências Biológicas ou Medicina Veterinária ou áreas afins e cumprir os seguintes requisitos:


i. Nota de classificação de licenciatura Pré-Bolonha ou de mestrado igual ou superior a 14 valores;


ii. Experiência laboratorial em técnicas de biologia celular e/ou molecular;


iii. Fluência em língua inglesa falada e escrita.


Os candidatos detentores de grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto.

3. PLANO DE TRABALHOS:


Bolsa 1 (Orientador Científico: Doutor Alexandre Leitão)


Neste trabalho pretende-se aprofundar o conhecimento sobre a atividade da proteína do VPSA codificada pela ORF P1192R (pP1192R), uma topoisomerase de tipo II, e aplicar esse conhecimento ao desenvolvimento de vacinas contra a PSA. O plano de trabalho inclui as tarefas seguintes:


i. Aprofundamento da caracterização da atividade da proteína pP1192R;


ii. Produção e caracterização in vitro de mutantes da pP1192R com atividade catalítica alterada;


iii. Pesquisa de parceiros funcionais da pP1192R;


iv. Obtenção de vírus sem pP1192R ou contendo versões mutantes da proteína


v.Estudo da infeção celular por vírus mutantes selecionados.


Bolsa 2 (Orientador Científico: Doutor Fernando Ferreira)


O/A candidato(a) irá desenvolver trabalho com vista ao desenvolvimento de uma vacina eficaz contra o VPSA, através da manipulação de dois genes virais que codificam para a histona A104R (J Virol. 26;91(12). pii: e02498-16; Virus Res. 242:24-29) e a E2-ubiquitina conjugase I215L (Sci Rep. 8(1):3471), sendo o plano de trabalho composto pelas seguintes tarefas:


I.Clonagem, expressão e purificação das proteínas virais A104Rwt, I215Lwt e de diferentes proteínas mutantes com vista à sua atenuação funcional;


II.Produção e caracterização de mutantes virais com as versões atenuadas mais promissoras das proteínas virais A104R e I215L;


III. Estudo do perfil de ativação de macrófagos in vitro.


Bolsa 3 (Orientador Científico: Doutor Fernando Ferreira)


O/A candidato(a) irá desenvolver trabalho com vista ao desenvolvimento de uma vacina eficaz contra o VPSA, através da manipulação de dois genes virais que codificam para a histona A104R (J Virol. 26;91(12). pii: e02498-16; Virus Res. 242:24-29) e a E2-ubiquitina conjugase I215L (Sci Rep. 8(1):3471), sendo o plano de trabalho composto pelas seguintes tarefas:

i. Determinação dos dominantes antigénicos das proteínas virais A104R e I215L;


ii. Clonagem, expressão e purificação de diferentes versões mutantes das proteínas virais A104R, I215L com vista à sua atenuação antigénica;


iii. Produção e caracterização de mutantes virais com as versões atenuadas mais promissoras das proteínas virais A104R e I215L;


iv. Estudo do perfil de ativação de macrófagos in vitro dos mutantes virais com versões atenuadas das proteínas virais A104R e I215L;


4. LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL:

Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto. Regulamento 950/2019 de 16 de dezembro de 2019 (Regulamento das Bolsas de Investigação da FCT, I.P.).


5. LOCAL DE TRABALHO:

O trabalho será desenvolvido no Departamento de Sanidade Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV-ULisboa) e Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (CIISA).


6. DURAÇÃO DA BOLSA: A bolsa será atribuída por um período 12 meses, com início previsto em fevereiro de 2020. O contrato da bolsa poderá ser renovável, por igual período de tempo e até ao fim da execução do projeto, tendo como limite máximo a duração de 4 anos.


7. VALOR DO SUBSÍDIO DE MANUTENÇÃO MENSAL:

O montante da bolsa corresponde a ? 1064 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf) acrescida do seguro social voluntário nos termos previstos no Estatuto do Bolseiro de Investigação, que será pago mensalmente por transferência bancária. O/A candidato/a selecionar exercerá as funções de bolseiro/a em regime de dedicação exclusiva nos termos previstos no Estatuto de Bolseiro de Investigação.


8. MÉTODOS DE SELEÇÃO E VALORAÇÃO:

São utilizados de forma faseada dois métodos de seleção: na 1.ª fase é efetuada a apreciação global baseada na Avaliação Curricular (AC), nos termos do ponto 3, e na 2.ª fase a Entrevista (E), aos 5 melhores classificados no item anterior, valendo esta 25% da classificação final.


A ordenação final dos/as candidatos/as que completem os métodos de seleção é efetuada de acordo com a escala classificativa de 0 a 20 valores, em resultado da média aritmética ponderada das classificações quantitativas obtidas em cada método de seleção. Em caso de igualdade de classificação os critérios de desempate a adotar são a valorização da entrevista.

Os/as candidatos/as têm acesso às atas do júri, onde constam os parâmetros de avaliação e


respetiva ponderação de cada um dos métodos de seleção a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método, desde que solicitadas.


9. COMPOSIÇÃO DO JÚRI DE SELEÇÃO:

Presidente: Doutor Fernando Jorge Silvano Boinas, Professor Associado da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa;


Vogais:


Doutor Fernando António da Costa Ferreira, Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa;


Doutor José Alexandre da Costa Perdigão e Cameira Leitão, Investigador Auxiliar da

Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.


Vogais suplentes:


Carlos Lopes Vieira Martins, Professor Catedrático Jubilado;


Claudia Istrate, Investigadora Auxiliar da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.


10. FORMA DE PUBLICITAÇÃO/NOTIFICAÇÃO DOS RESULTADOS:


A lista de ordenação final é divulgada por correio eletrónico, através de lista ordenada por nota final obtida, para o endereço eletrónico indicado no respetivo Curriculum Vitae.


Caso o resultado seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação referida no número anterior, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia de interessados, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.


11. PRAZO DE CANDIDATURA E FORMA DE APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS:

O concurso encontra-se aberto no período de 23 de janeiro de 2020 a 06 de fevereiro de 2020.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:


  • Carta de motivação;
  • Curriculum Vitae detalhado, de formação complementar e de experiência profissional, e outros documentos comprovativos considerados relevantes;
  • Certificado comprovativo da habilitação exigida;
  • Declaração de inscrição como estudante de Doutoramento nas áreas científicas de Ciências Biológicas e Biomédicas ou Sanidade Animal. Esta declaração pode ser substituída por uma declaração de compromisso de honra do candidato, ocorrendo a verificação dessa condição apenas em fase de contratualização da bolsa;

O não cumprimento destes requisitos determina a rejeição liminar da candidatura.


As candidaturas deverão ser enviadas por correio registado ou correio eletrónico, para:


Professor Doutor Fernando Jorge Silvano Boinas


Faculdade de Medicina Veterinária | Departamento de Sanidade Animal


Av. da Universidade Técnica |1300-477 Lisboa


Correio eletrónico: [email protected]

Lisboa, 23 de janeiro de 2020


O Presidente da Faculdade

Rui Manuel de Vasconcelos e Horta Caldeira (Professor Catedrático)



Empregos recentes de Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa


Visto: 34 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss