« Página Inicial

0

candidaturas

Bolsa de Investigação Full-time

de Universidade de Coimbra em Coimbra (Publicado em 18-11-2019)

A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma bolsa de investigação, no âmbito do projeto ?Estrela ? Efeito do aquecimento global na diversidade e funcionamento dos ecossistemas alpinos da Serra da Estrela, uma serra ameaçada na area de transição entre os climas temperado e Mediterrânico? PTDC/BIA-CBI/30215/2017 (CENTRO-01-0145-FEDER-030215), com as seguintes características:

N.º de bolsas: 1.


Tipo de Atividade: Estudo da resposta dos arbustos alpinos ao aquecimento global. Este estudo pretende avaliar a resposta ao aquecimento global dos arbustos alpinos Juniperus communis subsp. alpina, e Cytisus oromediterraneus que crescem no planalto superior da Serra da Estrela. Usaremos técnicas de dendrocronologia que dão informação sobre as variáveis climáticas que determinam o crescimento destes arbustos na Serra da Estrela. Estes dados podem ajudar-nos a entender a resposta destes arbustos dominantes no planalto superior da Serra e prever as possíveis alterações na vegetação devido as alterações climáticas. Serão recolhidas amostras de ramos e de seções basais de indivíduos das duas espécies em 5 populações da Serra que serão posteriormente tratadas no laboratório usando técnicas de dendrocronologia e de análise de imagens.


Financiamento: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Centro e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) na parte correspondente à componente nacional.


Destinatários/as da (s) bolsa (s): Licenciados em Biologia, Ciências Ambientais e áreas afins.


Preferencialmente com alguma experiência em trabalhos de laboratório com amostras de madeira, dendrocronologia, e/ou tinção e observação ao microscópio de tecidos vegetais.


Local de realização da (s) Bolsa (s): Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.


Duração da (s) Bolsa (s): 6 meses.

Renovação: Eventualmente renovável.


Orientação Científica: Professora Doutora Maria Cristina Amaral Penas Nabais dos Santos e Doutora Susana Rodriguez Echeverria.


Condições Financeiras da Bolsa: A bolsa ascende a ? 752,38 correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT. Este subsídio mensal será pago no final do mês, por transferência bancária (A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais). O valor da bolsa não aumentará ao longo de todo o período da sua duração.


Regime de Atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva. É atribuído ao/à Bolseiro/a o Estatuto de Bolseiro/a da UC, conforme disposto no Estatuto do Bolseiro de Investigação, e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual.

Método (s) de seleção: Análise curricular.


Critérios de seleção e atribuição: Méritos apresentados no Curriculum Vitae e qualidade da carta de motivação:


85% para o Curriculum Vitae (65% nota de curso, 20% para outros méritos);


15% para a carta de motivação.



Formalização da candidatura: Enviar por e-mail a [email protected] com a referência da bolsa, os seguintes elementos:

Curriculum Vitae


Carta de motivação


Cópia digital do certificado de licenciatura.


Os/As candidatos/as com graus académicos obtidos no estrangeiro terão de apresentar Certidão de registo de reconhecimento de acordo com a legislação aplicável.


Envio da candidatura: Enviar por e-mail a [email protected] com a referência da bolsa.


Composição do júri de seleção: Doutor Jorge Durán Humia, Professora Doutora Maria Cristina Amaral Penas Nabais dos Santos, Doutora Susana Rodriguez Echeverria.


Prazo para formalização da candidatura: Entre 03/12/2019 e 16/12/2019.


Data de Publicitação: 18/11/2019.


Data limite de candidatura: 16/12/2019.


Informações complementares: Os resultados da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis a contar da data limite de submissão de candidaturas, através de envio de comunicação aos/às candidatos/as, via correio eletrónico. Após a divulgação dos resultados, os/as candidatos/as serão notificados/as para, caso pretendam, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. Findo este prazo, os/as candidatos/as selecionados/as terão que declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data do início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta da declaração dentro do prazo referido equivale a renúncia à bolsa. Em caso de renúncia ou desistência do/a candidato/a selecionado/a, será notificado/a o/a candidato/a imediatamente melhor classificado/a.


Empregos recentes de Universidade de Coimbra


Visto: 84 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss