« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de Pós Full-time

de ICVS | EM | UMinho em Braga (Publicado em 04-11-2019)

Requisito obrigatório de admissão


  • Grau de Doutor, preferencialmente nas áreas de Ciências Biomédicas, Biologia, Farmacologia, Bioquímica ou áreas científicas afins;

  • Experiência laboratorial em trabalho com bactérias em nível de segurança 2 e 3;

  • Competência demonstrada, através de participação em projetos científicos e publicações, em genética micobacteriana;

  • Experiencia profissional em investigação demonstrada através de publicações cientificas (índice H >8; nº de citações >500).

Condições que serão valorizadas


  • Competências ao nível da análise filogenética, filogeográfica e genómica;

  • Experiência ao nível da análise bioestatística e bioinformática;

  • Boa capacidade de expressão escrita e oral;

  • Bons conhecimentos de língua inglesa.

Plano de trabalhos


A Bolsa destina-se à formação complementar do Bolseiro através da sua integração em projetos de investigação em curso. No plano de trabalhos incluem-se atividades de capacitação do ICVS em áreas nucleares da sua atuação, designadamente na área científica de saúde das populações, valorizando-se as capacidades ao nível do processamento e análise de dados epidemiológicos, genéticos e populacionais.


O plano de trabalhos contempla tarefas em análise filogenética de bactérias causadoras de infeção relevantes para a saúde das populações, em particular tuberculose e outras infeções respiratórias causadas por Klebsiella spp e outras.



Legislação e regulamentação aplicável


A Bolsa será atribuída ao abrigo do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/EstatutoBolseiroInvestigacaoCientifica2013.pdf) , aprovado pela Lei nº40/2004, de 18 de agosto, alterada e republicada pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto, e com as alterações introduzidas pelos Decretos-Lei nº 89/2013, de 9 de julho, Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, e Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro, e do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT ? 2018 em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf).



Local de trabalho


O Plano de Trabalhos será desenvolvido no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), da Escola de Medicina (EM) da Universidade do Minho (UMinho), sito no Campus de Gualtar, em Braga, sob a orientação científica da Doutora Margarida Correia-Neves.



Duração e regime da atividade


A Bolsa terá uma duração de 06 (seis) meses, com início previsto para abril de 2020, eventualmente renovável, após apreciação positiva do trabalho desenvolvido pelo Bolseiro, até ao limite máximo permitido pela regulamentação aplicável. As atividades serão desenvolvidas em regime de exclusividade, em conformidade com o artigo 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº40/2004, de 18 de agosto, alterada e republicada pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto, e com as alterações introduzidas pelos Decretos-Lei nº 89/2013, de 9 de julho, Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, e Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro, em conjugação com o artigo 22º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT ? 2018 em vigor, aplicável pela UMinho.



Valor do subsídio mensal


O subsídio mensal a atribuir corresponde a 1.509,80 euros para titulares do grau de Doutor, conforme a tabela de valores das Bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt). O pagamento do subsídio será efetuado mensalmente, através de transferência bancária.


Outros benefícios: Reembolso do Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º Escalão da base de incidência contributiva, e Seguro de Grupo de Acidentes Pessoais.



Admissão e exclusão


São excluídos da admissão ao presente concurso os candidatos que formalizem incorretamente a sua candidatura ou que não comprovem o requisito obrigatório de admissão exigido no presente Aviso de Abertura. Assiste à Comissão de Seleção a faculdade de exigir a qualquer candidato, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.



Métodos de seleção e critérios de avaliação


Os Métodos de Seleção são a Avaliação Curricular (AC), com uma ponderação de 50%, e a Entrevista (ENT), com uma ponderação de 50%.



A aplicação dos Métodos de Seleção aos candidatos será realizada em duas fases:


1ª fase) Avaliação Curricular ? AC (com uma ponderação de 50%): são considerados os seguintes critérios de avaliação, com as respetivas ponderações/pesos, sendo a classificação final da AC obtida pela fórmula AC = 0,5AC1 + 0,4AC2 + 0,1AC3, em que o valor numérico representa a ponderação a aplicar:


  • AC1 ? Avaliação do Curriculum Vitae do candidato, com a respetiva ponderação de 50%;

  • AC2 ? Competências nas atividades/tarefas descritas no plano de trabalhos, com a respetiva ponderação de 40%;

  • AC3 ? Conhecimentos em língua inglesa (escrita/oral), com a respetiva ponderação de 10%.

A classificação obtida na AC é expressa numa escala numérica de 0 a 20 valores.


Os candidatos que obtiverem uma pontuação abaixo de 9,5 na AC serão de imediato excluídos do presente procedimento concursal.


A classificação de cada candidato é obtida pela média das classificações de cada um dos elementos da Comissão de Seleção. Em caso de empate, a decisão de desempate caberá ao presidente da Comissão de Seleção.


Finda a AC, aos 3 (três) candidatos com a classificação mais elevada na AC será aplicado o método de seleção seguinte, a Entrevista (ENT), sendo que se consideram de imediato excluídos os restantes candidatos.



2ª fase) Entrevista ? ENT (com uma ponderação de 50%): a ENT tem uma duração máxima de 20 minutos, aplicando-se os seguintes critérios de avaliação aos candidatos que comparecerem, com as respetivas ponderações/pesos, sendo a classificação final da ENT obtida pela fórmula ENT = 0,7ENT1 + 0,3ENT2, em que o valor numérico representa a ponderação a aplicar:


  • ENT1) ? Capacidade de exposição da relevância do Curriculum Vitae (CV), com a respetiva ponderação de 70%;

  • ENT2) ? Motivação para o desempenho das atividades/tarefas, com a respetiva ponderação de 30%.

A ENT será classificada numa escala numérica de 0 a 20 valores, visando a obtenção de esclarecimentos e explicações sobre os elementos curriculares e/ou informações adicionais, bem como avaliar o perfil de atitude e a motivação do candidato.


Os candidatos que obtiverem uma pontuação abaixo de 9,5 na ENT serão de imediato excluídos do presente procedimento concursal.


A classificação de cada candidato é obtida pela média das classificações de cada um dos elementos da Comissão de Seleção. Em caso de empate, a decisão de desempate caberá ao presidente da Comissão de Seleção.



Nota: Os candidatos com graus obtidos no estrangeiro deverão apresentar comprovativo do reconhecimento das habilitações em Portugal e conversão da classificação final neles obtida para a escala de classificação portuguesa. Aos candidatos que não cumpram esta disposição, a Comissão de Seleção atribuirá a classificação mínima na nota do curso de licenciatura e/ou mestrado, de acordo com a escala de valores definida. Em caso de decisão favorável à atribuição da Bolsa, o Bolseiro deverá apresentar comprovativo do reconhecimento do grau com a classificação final na fase de celebração do contrato, nos termos do artigo 25º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que estabelece o regime jurídico aplicável aos processos de reconhecimento, requeridos após 1 janeiro de 2019.


Informação adicional disponível no Portal da Direção-Geral do Ensino Superior: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374.



Ordenação dos candidatos


A ordenação dos candidatos será fundamentada na avaliação feita de acordo com os métodos de seleção e critérios de avaliação constantes no presente Aviso de Abertura.


Após conclusão da aplicação dos métodos de seleção e critérios de avaliação, a Comissão de Seleção elabora a lista ordenada dos candidatos aprovados com a respetiva classificação.


A classificação final (CF) dos candidatos é expressa numa escala numérica de 0 a 20 valores, sendo a classificação obtida através da aplicação da seguinte fórmula: CF= 0,5AC + 0,5ENT, em que o valor numérico representa a ponderação a aplicar.


Finda a CF, o candidato seriado em 1º lugar será selecionado para atribuição da presente Bolsa, se a Comissão de Seleção considerar que possui o perfil adequado. Em caso de empate, a decisão de desempate caberá ao presidente da Comissão de Seleção.


Em caso de não aceitação da vaga pelo candidato seriado em 1º lugar, os membros da Comissão de Seleção reservam-se no direito de contactar os candidatos seriados nas posições seguintes, por ordem de seriação, para atribuição da presente Bolsa.


A Comissão de Seleção reserva-se o direito de não atribuir a Bolsa, mesmo cumprindo o requisito obrigatório de admissão, no caso de não se apresentarem a concurso candidatos com perfil adequado.



Composição da Comissão de Seleção


Presidente:


  • Doutora Margarida Correia-Neves, Prof. Catedrática, EM.

Vogais Efetivos:


  • Doutora Cláudia Rubina Freitas Pereira Nóbrega, Investigadora Júnior, ICVS;
  • Doutor Palmira Conceição Araújo Barreira Silva, Investigadora Júnior, ICVS.

Vogais Suplentes:


  • Doutora Joana Almeida Santos Pacheco Palha, Prof. Catedrática, EM;
  • Doutora Susana Cristina Roque Oliveira, Investigadora Júnior, ICVS.


Em caso de impedimento, o Presidente da Comissão de Seleção será substituído por um Vogal Efetivo e o Vogal Efetivo será substituído por um Vogal Suplente.



Forma de publicitação/notificação dos resultados


A lista de ordenação é notificada aos candidatos, por correio eletrónico, para se pronunciarem para efeitos de realização da audiência dos interessados, nos termos do artigo 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo.



Prazo de candidatura e modo de apresentação das candidaturas


O concurso encontra-se aberto no período compreendido entre os dias 19 de novembro e 02 de dezembro de 2019.


As candidaturas são formalizadas via correio eletrónico e acompanhadas dos seguintes documentos obrigatórios:


  • Carta de Motivação;

  • Curriculum Vitae (CV) detalhado;

  • Cópia de Certificado de Habilitações (Grau de Doutor);

  • Pelo menos 1 (uma) Carta de Referência.

O candidato poderá apresentar quaisquer outros documentos que o candidato considere relevantes para apreciação por parte da Comissão de Seleção (opcional).


A não apresentação/envio de algum dos documentos obrigatórios suprarreferidos, exigidos no ato de submissão da candidatura, é motivo de exclusão do presente concurso.


O candidato apresenta os documentos obrigatórios suprarreferidos em suporte digital, em formato PDF, obrigatoriamente por via eletrónica, para o endereço [email protected], até à data limite de apresentação de candidaturas fixada neste Aviso de Abertura, indicando no assunto a Ref.ª do presente Concurso, nomeadamente: ICVS_BPD_2019_007(1).


As falsas declarações prestadas pelos candidatos serão punidas nos termos da lei.



Política de não discriminação e de igualdade de acesso


A UMinho promove ativamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.


Em cumprimento da alínea h) do artigo 9º da Constituição da República Portuguesa, a UMinho, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.



Empregos recentes de ICVS | EM | UMinho


Visto: 244 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss