« Página Inicial

0

candidaturas

Bolsa de Investigação Full-time

de Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias Lisboa/DREAMS em Lisboa (Publicado em 11-09-2019)

Requisitos de admissão


Os candidatos devem possuir, como requisito mínimo, o grau de licenciado em Engenharia Biomédica, Biologia, Bioquímica ou áreas científicas afins e que tenham experiência em trabalho laboratorial compatível com os domínios do projeto. A experiência nos domínios científicos afins ao projeto será considerada como um aspeto fundamental na avaliação das candidaturas. Será dado particular ênfase à experiência científica comprovada na participação em trabalho experimental de extração e purificação de extratos biológicos. É requerido bom nível de conhecimento de Inglês (falado e escrito).

Plano de trabalhos:

O principal objetivo do projeto BioCyN consiste no desenvolvimento um sistema de classificação e previsão dos compostos com actividade antimicrobiana obtidos a partir de extratos da planta Cynara cardunculus, utilizando algoritmos de aprendizagem automática (machine learning). Este estudo será efectuado em parceria com o ISEL, no que concerne ao registo e obtenção dos espectros por Infravermelho (NIR).


Neste sentido, o bolseiro será responsável pela realização dos seguintes trabalhos:
1-Revisão bibliográfica de estudos de extração e purificação de extratos de vegetais;
2-Extração e purificação dos extratos de Cynara cardunculus;
3-Avaliação da ação antimicrobiana sobre diferentes espécies de bactérias;
4-Registo dos espectros por NIR;
5-Análise espectral com o auxílio de algoritmos específicos;
6-Identificação e seleção de algoritmos de machine learning.


Legislação e regulamentação aplicável


Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (em vigor) http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt republicado em anexo ao Regulamento nº 326/2013, no Diário da República , 2ª série, nº 164, de 2 de Agosto de 2013, com a redação actual), aprovado por despacho da FCT, I.P. (Despacho nº 6984/2014, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 102, de 28 de Maio).


Local de exercício da atividade


As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Investigação em Ambiente, Gestão Aplicada e Espaço (DREAMS) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), sob a orientação científica do Professor Doutor Pedro Nuno de Sousa Sampaio (Coordenador Científico do Projeto Exploratório). Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em outubro de 2019.

Valor do subsídio de manutenção mensal


O montante da bolsa corresponde a 752.36 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária. O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5 do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

Métodos de seleção


O processo de avaliação baseia-se na avaliação curricular e, caso haja um empate nos dois primeiros lugares, uma entrevista. A avaliação final será feita tendo em conta as classificações obtidas nas duas fases, tendo a avaliação curricular uma ponderação de 75% e a entrevista 25%.

Composição do Júri de Seleção:


O Júri será composto pelos Professores Doutores Pedro Nuno de Sousa Sampaio (Presidente do júri), Joaquim Luís Pais Barbosa(1º vogal) e Maria Adília Januário(2º vogal)

Forma de publicitação/notificação dos resultados:


Os candidatos serão notificados dos resultados do concurso através de correio eletrónico e a lista ordenada dos candidatos será afixada no site do DREAMS (dreams.ulusofona.pt). Os candidatos podem reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da afixação/publicitação da lista de classificação final. O/a candidato/a aprovado/a será notificado/a através de correio eletrónico. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 11/09/2019 a 9/10/2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
1-Curriculum Vitae;
2-Cópia de certificados de habilitações académicas;
3-Certificados de formação relevante;
4-Carta de Motivação (porque o candidato se considera apto a exercer as funções previstas).
As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico, com a indicação no assunto do e-mail da referência do concurso (Ref.ª BI_02/DREAMS/2019[PS1] ), para o endereço: [email protected]

[PS1]A confirmar



Visto: 10 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss