« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

1 bolsa de Pós-Doutoramento Full-time

de ICBAS em Lisboa (Publicado em 05-08-2019)

PortoTemporárioEncontra-se aberto um concurso para a atribuição de uma bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto ?e-FishMarket ? Mercado de primeira venda de pescado? (Operação n.º MAR-01.03.01-FEAMP-0031), em curso no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP), co-financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), através do Programa Operacional MAR2020, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Ciências biológicas

2. Requisitos de admissão


Podem candidatar-se a esta bolsa todos os indivíduos detentores dos seguintes requisitos comprovados documentalmente:

a) Habilitações académicas ? Doutoramento em Ciências do Meio Aquático, Biologia, Ecologia ou áreas afins;

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no art.º 25 do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras e a alínea e) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 3 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.

3. Condições de preferência (comprovadas documentalmente):

a) Experiência comprovada de investigação em espécies de pescado capturadas pela frota pesqueira do NW de Portugal;
b) Experiência comprovada na recolha e análise de amostras biológicas e de parâmetros ambientais;
c) Disponibilidade para iniciar a bolsa imediatamente após os prazos legais implícitos no processo de seleção, previsivelmente a partir de meados de setembro de 2019 (a mencionar na carta de motivação).

4. Plano de trabalhos:

O/a bolseiro/a terá como principais atividades:

1. Planeamento e execução das tarefas do projeto, quer no laboratório (e.g. identificação de amostras biológicas, análises diversas), quer em atividades na área de implementação do projeto (e.g. aplicação de inquéritos, sessões de divulgação científica, trabalho de campo para obtenção de amostras, testes de utilização de aplicações informáticas);

2. Coordenação de sessões de divulgação e ações de esclarecimento no âmbito do projeto, nomeadamente relativas à Política Comum de Pescas, à legislação nacional para o sector das pescas, e a realidade local da costa NW de Portugal;

3. Acompanhamento e supervisão do trabalho delegado nos demais bolseiros do projeto;

4. Recolha e organização de dados em bases de dados;

5. Recolha e processamento de dados de parâmetros abióticos e de amostras biológicas;

6. Avaliação da qualidade do pescado;

7. Criação de um banco de imagens do projeto e de materiais de divulgação;

8. Redação de relatórios, artigos científicos e textos de divulgação do projeto.


5. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, na redação atualmente em vigor e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade do Porto, aprovado pela Deliberação nº 3182/2008, publicada no Diário da República, 2.ª Série, n.º 233 de 2 de dezembro.

6. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Hidrobiologia e Ecologia, Departamento de Estudos de Populações do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto, sob a orientação científica da Doutora Sérgia Costa Dias.

7. Duração da bolsa: 6 meses (eventualmente renováveis até ao máximo de 36 meses), em regime de exclusividade.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1509,80 ?, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País. O pagamento será efetuado pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto por transferência bancária. Além deste subsídio, o/a bolseiro/a será abrangido por um seguro de acidentes pessoais.

9. Métodos de seleção:

Avaliação curricular (AC) e, caso o júri entenda necessário, entrevista de seleção (E) aos três candidatos mais bem classificados na AC. O número de candidatos convocados para entrevista poderá ser diferente, caso o júri entenda haver justificação para tal. A classificação final será obtida pela seguinte fórmula: 0,6 x AC + 0,4 x E, numa escala de 0 a 20 pontos. Caso a entrevista de seleção não seja realizada a classificação final será igual à da avaliação curricular.

A avaliação curricular (AC) terá em consideração os seguintes fatores de avaliação e critérios de ponderação:

a) Experiência como investigador doutorado em projetos de investigação relacionados com as tarefas a desempenhar (0 a 8 pontos);

b) Experiência de trabalho em espécies aquáticas capturadas pela frota pesqueira do NW de Portugal (0 a 2 pontos);

c) Experiência na avaliação da qualidade do pescado (0 a 2 pontos);

d) Experiência em estudos com comunidades piscatórias (0 a 2 pontos);

e) Experiência na redação e aplicação de questionários, e análise dos resultados (0 a 2 pontos);

f) Publicações científicas na temática do projeto e das tarefas a desempenhar (0 a 4 pontos);

Fatores de avaliação da entrevista de seleção (escala de 0 a 20 pontos), caso a mesma venha a ser realizada:

a) Conhecimentos específicos para a realização do plano de trabalhos (0 a 10 pontos);

b) Capacidade de expressão (0 a 4 pontos);

c) Motivação para as atividades previstas (0 a 6 pontos).

Com base na lista de seriação final será constituída uma lista de reserva, a qual será utilizada para a eventual contratação de novos bolseiros no âmbito do presente projeto ou no caso de desistência do/a candidato/a classificado em primeiro lugar. Na eventualidade de nenhum dos candidatos demonstrar possuir o perfil indicado para a realização do plano de trabalhos o júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa a concurso.


10. Composição do Júri de Seleção:


Presidente ? Doutora Sérgia Costa Dias, Investigadora Responsável do projeto do ICBAS-UP
1º vogal efetivo ? Prof. Doutor Adriano Bordalo e Sá, Professor Associado do ICBAS-UP

2º vogal efetivo ? Prof. Doutor António Afonso, Professor Associado do ICBAS-UP

1º vogal suplente ? Doutora Catarina Teixeira, Investigadora do ICBAS-UP

2º vogal suplente ? Doutora Raquel Mesquita, Investigadora do ICBAS-UP

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão divulgados através do envio de ata(s) via correio registado para a morada indicada pelos candidatos no Curriculum Vitae/carta de motivação. Quando o número de candidaturas for superior a 50, os candidatos serão notificados via email.

12. Forma de apresentação das candidaturas e prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 5 de agosto a 19 de agosto de 2019. As candidaturas deverão ser formalizadas, obrigatoriamente, através de email para o endereço [email protected], com conhecimento para [email protected] , com a ref.ª ?ICBAS | 1 Bolsa ? Pós-Doutoramento | e-FishMarket? no assunto, acompanhadas dos seguintes documentos:

a) Carta de motivação;

b) Curriculum Vitae, com indicação do nome e morada completos;

c) Cópia do(s) certificado(s) da(s) habilitação(ões);

d) Comprovativos da experiência exigida;

e) Quaisquer documentos que os candidatos entendam ser relevantes para apreciação do seu mérito.

Solicita-se que os comprovativos sejam anexados diretamente à mensagem de candidatura, sem recurso a links para plataformas/drives externas. De forma a garantir a leitura de todos os documentos o formato preferencial de gravação é o Portable Drive Format (.pdf). Os ficheiros deverão ser designados com o primeiro e último nome do/a candidato/a e não ultrapassar, no seu conjunto, 10 MB. Em alternativa, os documentos poderão ser agrupados e comprimidos em formato .zip.


Empregos recentes de ICBAS


Visto: 208 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss