« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

Bolsa de Investigação pós-doutoramento Full-time

de Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em Porto (Publicado em 15-05-2019)

Área Científica: Inteligência Artificial / Ciência dos Dados / Matemática

Requisitos de admissão: Doutoramento em Engenharia Informática, Ciência de Computadores, Matemática ou área afim.


Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.


Fatores preferenciais: conhecimentos em técnicas de extração e fusão de informação, matemática e estatística, otimização, aprendizagem computacional e mineração de dados, com ênfase para a aplicação destas técnicas na área da saúde e na área alimentar.



Plano de trabalhos: O trabalho insere-se nos objetivos do projeto IA.SAE, relacionados com a utilização de toda a informação disponível nas bases de dados da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) para melhorar a prevenção nas áreas da segurança alimentar e fiscalização económica. O plano de trabalhos prevê a aplicação de técnicas inteligentes e semiautomáticas para analisar dados históricos da ASAE relativos às entidades e ao seu histórico de fiscalização, reclamações e denúncias eletrónicas sobre cada entidade e matrizes globais de risco (baseadas em volumes de consumo, taxas de incumprimento, tipos de produto/serviço e outros fatores) através da aplicação de técnicas de aprendizagem computacional. Tendo como base esta análise será realizada a separação e priorização das denúncias e reclamações e definido um mecanismo global de geração de utilidades de inspeção das diferentes entidades de modo a alimentar um sistema de geração semiautomática de percursos de inspeção para a ASAE.



Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos.phtml.pt) e Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto.



Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Doutor Luís Paulo Gonçalves dos Reis e Professor Doutor Henrique Daniel de Avelar Lopes Cardoso.



Duração da bolsa e Regime de Atividade: A bolsa terá a duração de 8 meses, com início previsto em julho de 2019, em regime de exclusividade, eventualmente renovável até à data de fim do projeto.



Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa corresponde a 1.509,80? conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efetuado através de transferência bancária.



Métodos de seleção:

Avaliação curricular em que serão ponderados os seguintes fatores (com os pesos indicados) e que serão avaliados pela comissão de seleção numa escala de 0-10:


F1: Área de Formação do Candidato: 30%

F1a) Área de Doutoramento/Tese de Doutoramento do Candidato: 50%

F1b) Área de Mestrado, Licenciatura, Bacharelato e outros: 50%


F2: Publicações Científicas do Candidato: 30%:

F2a) Publicações em Revistas Indexadas (ISI Web of Knowledge/SCOPUS): 50%

F2b) Publicações em Conferências Indexadas (ISI Web of Knowledge/SCOPUS): 30%

F2c) Citações ISI/SCOPUS/Google Scholar aos Trabalhos Científicos: 20%


F3: Experiência prévia em projetos e desenvolvimento de protótipos: 30%

F3a) Experiência relevante de acordo com os requisitos preferenciais de admissão com ênfase em projetos relacionados com a área da Saúde e Análise de Dados em Saúde: 70%

F3b) Outra experiência em projetos e desenvolvimento de protótipos: 30%


F4: Carta de Motivação: 10%


A classificação final do candidato será obtida pela seguinte fórmula:


CF = 0.3*F1 + 0.3*F2 + 0.3*F3 + 0.1*F4


Em que: F1 = 0.5*F1a + 0.5*F1b ; F2 = 0.5*F2a + 0.3*F2b + 0.2*F2c ; F3= 0.7*F3a + 0.3*F3b


Após seriação será realizada entrevista aos 4 candidatos melhor classificados na avaliação curricular. Na seriação final, a avaliação curricular terá ponderação de 80% e a entrevista terá ponderação de 20%.



Composição da Comissão de Seleção:


Presidente ? Professor Doutor Luís Paulo Gonçalves dos Reis


1º vogal efetivo ? Professor Doutor Henrique Daniel de Avelar Lopes Cardoso


2º vogal efetivo ? Professora Doutora Brígida Mónica Teixeira de Faria


1º vogal suplente ? Professora Doutora Ana Paula Cunha da Rocha


2º vogal suplente ? Professor Doutor Daniel Castro Silva


Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados da avaliação serão divulgados através de correio registado. Para o efeito, solicita-se indicação da morada completa no processo de candidatura.



Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 30-05-2019 a 13-06-2019


As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para [email protected], cc: [email protected] e para [email protected], indicando a referência do projeto no assunto (FEUP-IA.SAE2019), acompanhadas dos seguintes documentos: Carta de motivação, Certificados comprovativos das habilitações académicas, Curriculum Vitae detalhado e outros documentos considerados relevantes pelo candidato.



Empregos recentes de Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto


Visto: 102 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss