« Página Inicial

0

candidaturas

1 position for Assistant Professor Full-time

de Faculdade de Ciências Sociais e Humanas- Universidade NOVA de Lisboa em Lisboa (Publicado em 15-03-2019)

O presente concurso é documental, tem caráter internacional e rege-se pelas disposições constantes dos artigos 37.º e seguintes do referido Estatuto e pelo Regulamento dos Concursos da Carreira Docente Universitária, publicado em anexo ao Despacho n.º 3012/2015, de 20 de fevereiro, publicado em Diário da República, 2.ª série, n.º 58, de 24 de março.


I - Requisitos de admissão:


1 - Nos termos do artigo 41.º-A do Estatuto é requisito para a candidatura ao concurso em apreço ser titular do grau de doutor.


2 - Os candidatos deverão ser detentores de doutoramento em Ciências da Comunicação ou Comunicação Social, subárea de Estudos dos Media e Jornalismo e dominar a língua portuguesa falada e escrita.


II - Apresentação da candidatura:


1 - As candidaturas serão apresentadas presencialmente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sita na Avenida de Berna n.º 26-C, 1069-061 Lisboa, Núcleo de Expediente e Arquivo (09h00-16h30), ou enviadas por correio postal para a mesma morada com carimbo da data de expedição até ao último dia do prazo.


2 - O processo de candidatura deverá ser instruído, de preferência em suporte digital (PEN), com a documentação a seguir indicada:


a) Documentos comprovativos do preenchimento dos requisitos exigidos no número I;

b) 8 Exemplares impressos ou em suporte digital (PEN) do curriculum do candidato, organizado de acordo com a sistemática do ponto III deste Edital, bem como 8 exemplares impressos ou em suporte digital (PEN) dos trabalhos mencionados no curriculum;


c) 8 exemplares de portefólio em suporte digital (PEN) de produtos audiovisuais nos quais o candidato tenha tido participação efetiva em atividades de cariz jornalístico de conceção ou realização;


d) 8 Exemplares impressos ou em suporte digital (PEN) de um projeto de desenvolvimento científico e pedagógico que ateste o potencial do candidato para a docência de várias disciplinas da sua área científica, grau de especialização e internacionalização da sua investigação e capacidade de recrutamento de financiamento competitivo, com explicitação de metas quinquenais para a avaliação do plano;


e) Requerimento disponível em http://fcsh.unl.pt/faculdade/recursos-humanos/concursos/docentes.


3 - Os documentos comprovativos da posse dos requisitos gerais de recrutamento em funções públicas podem ser substituídos por declaração prestada no requerimento supra mencionado.

4 - As candidaturas devidamente instruídas com os documentos supra mencionados deverão ser entregues no prazo de 30 dias úteis, a contar do dia imediato ao da publicação deste Edital no Diário da República.


III - Os critérios, indicadores e ponderações, com vista à avaliação e seriação dos candidatos são os seguintes:


1 - Componente Científica do curriculum vitae de cada candidato (40 %):


1.1 - Publicação de livros e artigos científicos publicados em revistas da especialidade, no âmbito das Ciências da Comunicação, em especial na área e subárea do concurso, valorizando-se as publicações internacionais indexadas (0-10);


1.2 - Participação em projetos de investigação avaliados por entidades competentes, nacionais ou internacionais e com impacto relevante na área e subárea do concurso (0-10);


1.3 - Comunicações apresentadas em congressos e colóquios científicos (0-10);


1.4 - (Co-)Orientações de teses (2.os ciclos e 3. os ciclos) e de outras componentes não curriculares dos 2. os ciclos (relatórios de estágio e trabalhos de projeto) (0-10).


2 - Componente Pedagógica (25 %):


2.1 - Diversidade de unidades curriculares ensinadas na área do concurso (matérias e ciclos de estudos) (0-10);


2.2 - Qualidade do material pedagógico apresentado (que deve incluir o programa, os conteúdos, métodos de ensino e bibliografia) e outra atividade pedagógica relevante (0-10);


2.3 - Participação em júris de provas académicas (0-5).


3 - Componente de portefólio (25 %):


3.1 - Demonstração de capacidade prática de produção de trabalhos audiovisuais de nível profissional na área do jornalismo (0-10);


3.2 - Reconhecimento público do trabalho realizado, como presença de obras em certames nacionais e internacionais na área do jornalismo ou aceitação de prémios jornalísticos relevantes, quer nacionais quer internacionais (0-10);


3.3 - Outras atividades na área do jornalismo audiovisual que tenham contribuído para a valorização e transferência de conhecimento - prestação de serviços à comunidade científica e educacional, bem como ao tecido económico-produtivo e à sociedade em geral; ações e publicações de divulgação científica e audiovisual (0-5).


4 - Projeto de desenvolvimento científico e pedagógico com explicitação de metas quinquenais para avaliação do projeto (10 %):


4.1 - Demonstração de potencial para docência, em várias disciplinas da área científica, incluindo dimensão internacional (0-5);

4.2 - Plano de desenvolvimento da investigação, incluindo dimensão internacional (0-3);

4.3 - Plano de recrutamento de financiamento competitivo nacional e internacional para a investigação. (0-2).


IV - O Júri tem a seguinte composição:


Presidente: Prof. Doutor Francisco Caramelo, Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, por subdelegação de competências, de 30 de agosto de 2018, do Pró-Reitor José João Abrantes.


Vogais:


Doutor Francisco Rui Cádima, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;


Doutor Manuel Joaquim Silva Pinto, Professor Catedrático do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho;


Doutora Maria Cristina Mendes da Ponte, Professora Associada com Agregação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;


Doutora Isabel Ferin Cunha, Professora Associada com Agregação, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra;


Doutora Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da Silva, Professora Associada com Agregação, Departamento de Comunicação e Arte.


V - Avaliação das candidaturas:


1 - Terminado o prazo de candidaturas, reúne-se o Júri para avaliação e ordenação dos candidatos.

2 - Com base na apreciação dos curricula, da sua adequação à área científica e subárea em que é aberto o concurso, das demais peças concursais e nas classificações atribuídas, conforme critérios indicadores e ponderações previstos supra, o Júri procede à admissão dos candidatos com classificação final, em mérito absoluto igual ou superior a 50, ou à sua exclusão, quando tenham classificação final inferior a 50.


3 - Se algum candidato não for admitido, será notificado, para se pronunciar, nos termos do Código do Procedimento Administrativo.

4 - Determinados os candidatos admitidos, com base nas classificações supra, o Júri apresenta parecer escrito com a ordenação dos candidatos admitidos.


5 - A ordenação dos candidatos admitidos é feita por votação dos vogais, respeitando a ordenação apresentada no documento referido no número anterior, nos termos das alíneas a) a f) do n.º 11 do artigo 16.º do Regulamento dos Concursos da Carreira Docente Universitária da Universidade Nova de Lisboa.


VI - A notificação dos candidatos admitidos e excluídos é realizada através de correio eletrónico, nos termos da alínea c) do n.º 1 e da alínea b) do n.º 2, artigo 112.º do Código do Procedimento Administrativo.

VII - O processo de concurso poderá ser consultado pelos candidatos no Núcleo de Apoio Científico e Pedagógico da Divisão de Apoio ao Ensino e Qualidade, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


VIII - Em cumprimento da alínea h) do art.º 9.º da Constituição, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.


Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 13 de fevereiro de 2019

O Diretor - Prof. Doutor Francisco Caramelo



Visto: 45 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss