« Página Inicial

Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...

0

candidaturas

CONTRATAÇÃO DE UM/A INVESTIGADOR/A DOUTORADO/A EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ARTES OU HUMANIDADES Full-time

de Centro de Estudos Sociais em Coimbra (Publicado em 23-02-2019)

CONTRATAÇÃO DE UM/A INVESTIGADOR/A DOUTORADO/A

EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ARTES OU HUMANIDADES



a. Descrição do Concurso:

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Laboratório Associado (LA) por contrato assinado com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia a 27 de fevereiro de 2002, abre concurso, através do financiamento do Programa Emprego Institucional da mesma entidade, para um lugar de investigador/a doutorado/a em regime de dedicação exclusiva.



b. Áreas Científicas: Ciências Sociais, Artes ou Humanidades



c. Descrição temática do lugar a concurso:


Pretende-se que o/a candidato/a demonstre, pelo seu trajeto anterior e pelos seus atuais interesses de investigação, afinidade clara com as temáticas próximas das linhas de investigação dos Núcleos de Estudos (http://www.ces.uc.pt/nucleos/) que são promovidos pelo Centro de Estudos Sociais.

O CES dá prioridade ao/à candidato/a que possua ligações estabelecidas com redes de investigação, demonstre um excelente registo de publicações em revistas e editoras internacionais de referência, em termos qualitativos, possua uma demonstrada capacidade na obtenção de financiamentos para a realização de projetos de investigação. A organização de atividades de formação avançada académica e não académica e a promoção de atividades de extensão/disseminação são igualmente valorizadas.



d. Critérios preferenciais, com a respetiva ponderação:

1. Experiência académica e científica (20%),


2. Registo de publicações (25%),


3. Captação de financiamentos para investigação (15%)


4. Atividades de formação avançada e extensão/disseminação (15%)


5. Adequação do perfil curricular e científico aos objetivos e orientações estratégicas do CES (25%).


Em caso de avaliações de candidatos/as com CVs similares, a trajetória registada nos últimos 5 anos terá uma valoração de 15%.


Os/As melhores candidatos/as selecionados/as à luz destes critérios serão avaliados/as através de uma entrevista a realizar nas instalações do CES, destinada a aferir as perspetivas de integração na dinâmica científica do Centro. A entrevista terá um peso de 10% na ponderação da nota final.

O deter o grau de doutor/a à data de encerramento do concurso é condição absoluta para se candidatar.



e. Trabalhos a desenvolver:

O/A investigador/a selecionado/a, para além das atividades de investigação científica (em que se inclui a liderança de candidaturas para solicitação de financiamento com vista à realização de projetos de investigação), deve estar disponível para participar em programas de doutoramento e colaborar em atividades de extensão, bem como assumir algumas tarefas de carácter organizativo ou administrativo no âmbito da vida corrente da instituição, de acordo com o Regulamento de Investigadores/as Contratados/as do CES.



f. Legislação aplicável na celebração do contrato:

A contratação de investigador/a com doutoramento far-se-á ao abrigo do Decreto n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela lei 57/2017, que aprova o regime de contratação de titulares do grau de doutoramento destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento (RJEC), e do Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, na sua redação atual.

g. Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Estudos Sociais, em Coimbra, ou noutros locais necessários à execução das atividades previstas, segundo planos de trabalho previamente aprovados pelo CES.

h. Duração dos contratos:

O contrato terá a duração máxima de 6 anos, com início previsto para 1 de setembro de 2019. O contrato apenas poderá ser renovado, de acordo com a legislação laboral aplicável, em caso de alteração da duração do programa de financiamento assinado com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia.



i. Natureza do contrato e montante do salário mensal:

a. Será celebrado um contrato de trabalho a termo incerto, em regime de dedicação exclusiva, que poderá durar no máximo até 6 anos, de acordo com o contrato-programa (Programa Emprego Institucional) de financiamento assinado com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

b. A remuneração mensal a atribuir é a prevista no n.º 1 do artigo 15.º da Lei nº 57/2017, correspondente ao nível 54 da tabela remuneratória única, aprovada pela Portaria n.º 1553-C/2008, 31 de dezembro, sendo de 3.209.67 Euros ilíquidos.



j. Outras informações complementares:

As despesas de deslocação dos/as candidatos/as pré-selecionados/as para entrevista serão suportadas pelo CES, podendo esta efetuar-se via skype ou similar em função de decisão proferida pelo júri.

O júri reúne e delibera através de votação nominal fundamentada de acordo com os critérios de seleção adotados e divulgados. A ata deve conter a explicitação dos critérios aplicados com a respetiva classificação.


O Centro de Estudos Sociais reserva-se o direito à não contratação, no caso de nenhum/a dos/das candidatos/as corresponder ao perfil desejado.


O CES promove a igualdade de oportunidades.



k. Composição do Júri de Seleção

  • Boaventura de Sousa Santos ? Centro de Estudos Sociais ? Presidente
  • Adriana Bebiano ? Centro de Estudos Sociais
  • Paula Duarte Lopes ? Centro de Estudos Sociais
  • Cristiana Bastos ? Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
  • João Teixeira Lopes ? Faculdade de Letras da Universidade do Porto


l. Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Todos/as os/as candidatos/as serão notificados/as dos resultados finais da avaliação através de correio eletrónico. A notificação incluirá a ata de seleção assinada pelo júri e lista ordenada das candidaturas.



m. Prazo limite de apresentação de candidatura:

5 de abril de 2019



n. Forma de apresentação da candidatura:


As candidaturas deverão incluir carta de apresentação do/a candidato/a (justificando o seu interesse e a adequação aos interesses científicos e atividades do CES), Curriculum Vitae completo e cópia dos certificados de habilitação, assim como de um exemplar das publicações que considerem mais relevantes nos últimos cinco anos.


As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, na morada do Centro de Estudos Sociais durante o período de abertura do concurso, ou enviadas por correio, com carimbo da data de expedição até ao último dia do concurso, para a seguinte morada:



Centro de Estudos Sociais


Referência: CES-EI-FCT/08/2019


Colégio de S. Jerónimo


Apartado 3087


3000-995 Coimbra


Portugal



Para mais informações consultar www.ces.uc.pt ou contactar:


e-mail: [email protected]


Tel. +351 239 855570


Fax. +351 239 855589




Sobre o Centro de Estudos Sociais (CES)


O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra é uma instituição científica dedicada à investigação e à formação avançada nas ciências sociais e nas humanidades, através de uma abordagem inter e transdisciplinar.


Desde a sua fundação, em 1978, o CES tem vindo a realizar investigação para e com uma sociedade inclusiva, inovadora e reflexiva, promovendo abordagens críticas face a alguns dos desafios mais prementes das sociedades contemporâneas. A sua missão é continuar a atrair gerações de investigadores e estudantes de talento excecional no domínio das ciências sociais.


A estratégia científica do CES visa democratizar o conhecimento, revitalizar os direitos humanos e contribuir para que a ciência constitua um bem público. Cumprimos esta missão, reformulando continuamente os nossos campos de investigação, em resposta às necessidades da sociedade. O nosso trabalho abrange um amplo espetro de atividades científicas e de extensão, de âmbito nacional e internacional, com especial atenção ao diálogo Norte-Sul e Sul-Norte, contribuindo para o desenvolvimento, divulgação e aplicação de ciência de ponta e para uma investigação e formação avançadas de excelência.



Objetivos Gerais


Promover epistemologias e metodologias inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a construção de instrumentos de análise crítica da sociedade;


Estimular uma ecologia de saberes, reconhecendo a diversidade cultural e articulando o conhecimento científico com o conhecimento produzido pelos cidadãos e pelos movimentos sociais em todas as partes do mundo, em todos os níveis de análise ? local, nacional, regional, internacional e global;


Reforçar a cooperação internacional com organizações sedeadas em diferentes regiões do mundo;


Reforçar as relações com o Sul Global, pondo a partilha do conhecimento, o reconhecimento mútuo e a compreensão intercultural em primeiro plano. No âmbito desta estratégia, os países de língua oficial portuguesa constituem um instrumento de importância fulcral para a promoção de diálogos Norte-Sul e Sul-Sul;


Estimular a ciência na sociedade e para a sociedade, alargando o envolvimento dos cidadãos e da sociedade civil na cultura científica e revitalizando os direitos humanos tendo em vista os grupos sociais vítimas de opressão, discriminação e exclusão;


Promover programas de doutoramento temáticos e atividades de formação avançada em linha com os desafios mais prementes para a ciência;


Promover a investigação sobre a cultura e a arte e uma avaliação crítica do passado como forma de impulsionar novos modos de reflexão e autorreflexão sobre a ciência, o conhecimento e a sociedade;


Apoiar na formulação de políticas públicas através da realização de investigação aplicada num amplo número de áreas com reflexos no bem-estar das sociedades.



Empregos recentes de Centro de Estudos Sociais


Visto: 258 vezes
« Volte para a categoria
Considera esta oferta falsa? Denuncie!   
Recomendar a um amigo
« Página Inicial
Receba Ofertas de Emprego
no seu Email:
Facebook Twitter Rss